Buscar

Sistema Digestório


Continue navegando


Prévia do material em texto

Sistema Digestório
1. Quais as funções do TGI ?
O TGI tem funções de secretar substancias que permitam a deglutição, e degradação dos alimentos em moléculas menores, permitindo a absorção de nutrientes.
2. Esquematize a estrutura da parede do TGI.
Camada serosa, musculatura longitudinal, muculatura circular, submucosa, epitélio, lamina. 
3. Esquematize uma célula muscular lisa e seu aparelho contrátil.
Corpúsculos densos, e filamentos intermediários. 
4. O que são ondas lentas e potenciais de ponta?
Ondas lentas são potencias de membrana do musculo liso. O estimulo por estiramento, acetilcolina ou pelo parassimpático geram potenciais em ponta, saída do repouso a contração.
5. Quais as principais funções da motilidade gástrica e intestinal?
A motilidade tem por função misturar o bolo alimentar e impulsiona-lo ao longo do TGI.
6. Qual a função do peristaltismo e da segmentação no intestino delgado?
O peristaltismo impulsiona o alimento, enquanto uma segmentação mistura o conteúdo alimentar.
7. Descreva a motilidade nas diferentes partes do TGI.
A motilidade no esôfago tem inicio voluntario, mas depois é regido por controle reflexo. A musculatura circular anterior contrai, enquanto a posterior relaxa, e a musculatura longitudinal se contrai para receber o bolo alimentar.
A motilidade gástrica é caracterizada por contrações fracas no fundo do corpo do estomago, para receber e armazenar o alimento. Mas fortes no antro, no intuito de mistura-lo com enzimas digestivas e encaminha-lo ao duodeno.
A motilidade do intestino delgado, ocorre peristalse durante o período de ondas lentas, e segmentação após a geração do potencial de ação.
Intestino grosso é definido por contrações de mistura, que favorecem a absorção de agua e eletrólitos pelo colon, e por movimentos peristálticos, os quais impulsionam a matéria fecal para o reto.
8. Quais são os principais componentes do suco gástrico e pancreático? Quais os estímulos para secreção destes?
Suco gástrico: HCl, pepsina, fator intriseco, bicarbonato e muco. Secreção estimulada pela mastigação e pelo paladar.
Pancreático: possui componente aquoso, rico em HCO-3 e produzido por células epiteliais. Síntese estimulada pela CCk. É secretado sob influencia de impulsos parassimpáticos após a distensão gástrica.
9. Quais as funções do fígado?
regula o metabolismo, sintetiza proteínas, armazena vitaminas e ferro, produz bile e degrada hormônios e toxinas.
10. Como se dá a liberação de HCl pelas células do estômago?
Nas células parietais, histamina, acetilcolina e gastrina promovem a conversão de agua e CO2 em H2CO3, e então em H+ e HCO3. Este é bombeado para o sangue venoso em troca de Cl-. O H+ é trocado por K+ por uma bomba ATPase e forma HCl no lumen gástrico.
11. Explique a formação da saliva e suas funções.
A saliva lubrificao bolo alimentar e o TGI, protege a mucosa gástrica, age como solvente, favorece a adesão da partícula alimentar e digere carboidratos. É produzida nos terminais como secreção primaria, que é drenada de Na+ e Cl_ e adicionada de HCO3- e K+. 
12. Descreva os eventos relacionados com a digestão e absorção de carboidratos, proteínas e gorduras no trato digestório de vertebrados.
A digestão de proteínas se inicia no estomago, onde sua presença promove a secreção de gastrina, estimuando a liberação de HCl, que ativa a pepsina. Ela continua no duodeno, os peptídeos são clivados para serem absorvidos por transportadores de aminoácidos.
As gorduras são inicialmente submetidas as lipases no estomago, depois formam micelas como consequência da exposição a bile no intestino delgado, para serem então clivados em glicerol e ácidos graxos por lipases entéricas e pancreáticas. Tais moleculas são pequenas o bastante para serem absorvidos no intestino. 
Carboidratos começam a ser digeridos na boca, como consequecia da exposição a amilase salivar. A degradação continua no intertino delgado, onde o pâncreas secreta amilase própria e quebra as moléculas em monômeros que serão absorvidos por proteínas dos enterócitos. 
13. Explique como se dá a absorção de monossacarídeos (glicose, frutose e galactose) e de aminoácidos pela mucosa intestinal.
A glicose é cotransportada com sódio para o interior dos enterócitos pela proteína 5GLU1, a favor de um gradiente de concentração. A frutose é transportada pela GLUT5. A galactose é convertida em glicose. 
14. Qual é o papel da bile no processo digestório?
A bile emulsifica lipídeos para constituírem micelas, que são suscetíveis a ação das lipases pancreáticas.
15. Quais os tipos de regulação do TGI?
Os três tipos de regulação do TGI são endócrino, parocrino e neurocrino.
16. Quais os plexos encontrados no TGI, descreva as principais funções dos plexos e sua localização.
O plexo mioenterico regula a motilidade e se localiza no musculo circular.
O plexo submucoso controla a secreção gastrointertinal e a circulação sanguínea local e encontra-se na camada submucosa.
17. O que são mediadores parácrinos e endócrinos?
Mediadores são substancias que desempenham a função de comunicação celular. Os paracrinos são transmitidos por difusão no interstício, enquanto os encocrinos são enviados pela circulação local ou sistêmica. 
18. Como se dá o controle de apetite
O estiramento do estomago promove a liberação de colecistoquinina, que estimula a secreção de leptina. Esta age sobre a área lateral do hipotálamo, e gera sensação de saciedade. Na regulação a longo prazo, leptina é sintetizada em quantidade proporcional a de gordura no tecido adiposo. Ela cai na corrente sanguínea, junto com a insulina do pâncreas, inibe a ânsia de ingestão calórica.