Buscar

O fluxo da água através de um canal

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

O fluxo da água através de um canal
Fenômenos de transporte
Fenômenos de transporte
Acadêmicos:
Leonardo Sousa
Igson Moraes
Keila Oliveira
Geiciane Fonseca
Thais Maciel
Marcio Gomes
José Maria
TÓPICOS A SEREM ABORDADOS
Propriedades da água
Tipos de fluxos e escoamentos
Caixas de descarga
Vazão volumétrica 
Funcionamento e distribuição de água
Esquema em uma usina hidrelétrica
Medidores de pressão e vazão
A Importância da Água
A fórmula da água, H20, indica que é composta por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio. Esses átomos compartilham de forma desigual os elétrons, criando uma polaridade (cargas positivas e negativas). A terra é o único planeta do sistema solar onde existe água na forma líquida (segundo os conhecimentos atuais). Praticamente todas as formas de vida conhecidas dependem da água, o que explica o fato de se encontrarem organismos vivos apenas na terra. A maior parte da água no planeta está nos oceanos e mares. Só 3% estão nos rios, lagos, nas geleiras e nos glaciares. A água doce encontra-se também debaixo da superfície do solo - é o que se chama lençol freático. Conforme o lugar formam-se verdadeiros rios subterrâneos. O ser humano faz perfurações profundas em alguns locais para captar água - são os poços artesianos.
Propriedades da água
Capacidade térmica: Quando se aquece um copo de papel com água dentro, pode-se notar que o papel não queima e a temperatura da água aumenta. Isso acontece porque a água é capaz de absorver o calor do papel. Essa propriedade é conhecida como capacidade térmica.
Calor específico: É a quantidade de calor necessária para alterar em 1°C a temperatura. A água possui um elevado calor específico, ou seja, é necessário fornecer ou retirar uma grande quantidade de calor para alterar a sua temperatura.
Solvente universal: A água é capaz de quebrar substâncias como açúcar ou sal, por exemplo, em partes tão pequenas que não conseguimos mais enxergá-las. Essa capacidade de dissolver as substâncias faz a água ser considerada um solvente universal
Propriedades da água
Transporte: A água tem a propriedade de transportar líquidos e partículas de substâncias. Essa capacidade de transportar substâncias é vital nos seres vivos, pois o sangue, feito aproximadamente de 60% de água, transporta para diferentes partes do corpo gases (como oxigênio, gás carbônico), hormônios, nutrientes e produtos da excreção.
Tensão superficial: Por causa das características físicas e químicas da água forma-se uma tensão superficial. É uma força capaz de manter a água unida, ou coesa, como se uma capa a cobrisse. Objetos leves, como folhas e alguns insetos, não conseguem romper essa camada. Por essa razão, não afundam, e às vezes nem se molham. Existe até uma espécie de lagarto que corre por cima da água. É que, pelo formato de suas patas, formam-se bolhas na parte inferior, e a tensão superficial não deixa que ele afunde.
Tipos de Fluxos e Escoamentos
Fluxo laminar: Ocorre quando as partículas de um fluido movem-se ao longo de trajetórias bem definidas, apresentando lâminas ou camadas (daí o nome laminar) cada uma delas preservando sua característica no meio. No escoamento laminar a viscosidade age no fluido no sentido de amortecer a tendência de surgimento da turbulência. Este escoamento ocorre geralmente a baixas velocidades e em fluídos que apresentem grande viscosidade
Os escoamentos ou fluxos dos fluidos estão sujeitos a determinadas condições gerais, princípios e leis da dinâmica e à teoria da turbulência.
*Segunda lei (lei fundamental da dinâmica): a taxa de variação temporal da quantidade de movimento de um corpo é igual à força resultante nele exercida, e tem a direção dessa força.
Escoamento turbulento: Ocorre quando as partículas de um fluido não movem-se ao longo de trajetórias bem definidas, ou seja as partículas descrevem trajetórias irregulares, com movimento aleatório, produzindo uma transferência de quantidade de movimento entre regiões de massa líquida. Este escoamento é comum na água, cuja a viscosidade e relativamente baixa.
CAIXAS DE DESCARGA
Caixa de descarga é uma espécie de mini caixa d’água. O uso desta torna as instalações mais econômicas do que com válvula de descarga, pois pode-se utilizar tubos de menor diâmetro e além de mais silenciosa.
Existem três modelos de caixas de descarga:
Caixa de descarga externa: É instalada na parede e fica aparente, em altura mais alta que o vaso. Opção bastante econômica, utilizado em casas de custo mais baixo ou em cômodos de serviço.
Caixa acoplada: Atualmente, muito utilizado. A caixa é de louça, fica atrás do vaso, como se fosse o encosto de um assento, mas que na verdade não deve ser encostado.
Caixa embutida na parede: Está localizada acima do vaso e ficando em seu exterior também acima do vaso apenas uma canopla e um botão visíveis. Estas canoplas tem diferentes tipos de acabamentos em termos de cores para que possam combinar com qualquer tipo de azulejos ou decoração do banheiro.
Vazão Volumétrica 
As unidades volumétricas mais comuns são: m3/s, m3/h, l/h, l/min, GPM (galões por minuto), nm3/h (normal metro cúbico por hora), SCFH (normal pé cúbico por hora), entre outras.
FUNCIONAMENTO E DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA
FUNCIONAMENTO E DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA
Esquema em uma usina hidrelétrica
MEDIDORES DE PRESSÃO
Tipos mais usuais de Medição de Pressão
Em função da referência pode-se classificar a medição de pressão como: manométrica, absoluta e diferencial ou relativa.
Os manômetros são dispositivos utilizados para indicação no local de pressão de fluidos contidos em recipientes fechados, são mais usados nas medições de pressão de um fluido, líquido ou gás.  Engenheiros hidráulicos fazem uso desse tipo de aparelho. Eles utilizam o manômetro com a finalidade de realizar medidas de diferença de pressão entre pontos de um líquido contido em uma tubulação. Em geral divididos em duas partes principais: 
O manômetro de líquidos, que utiliza um liquido como meio para se medir a pressão
Tipos de manômetro
Manômetros Padrão
É o instrumento de calibração mais frequentemente usado. Ele é montado em uma bomba comparadora hidráulica ou pneumática e serve como padrão para o manômetro submetido à calibração.
Manômetros tipo coluna líquida em "U"
Utilizado para calibrar medidores de pressão pequena. O uso da coluna líquida para a medição de pressão se baseia no princípio que uma pressão aplicada suporta uma coluna líquida contra a atração gravitacional. Quanto maior a pressão, maior a coluna líquida suportada.
Manômetro tipo peso morto
O manômetro tipo peso morto opera sob o princípio de se suportar um peso (força) conhecido por meio de uma pressão agindo sobre uma área conhecida. Isso satisfaz a definição de um padrão primário baseado em massa, comprimento e tempo.
Os pesos para um dado instrumento de teste são normalmente identificados em termos de pressão, em vez de peso.
Medidores de vazão
Um medidor de vazão é um instrumento usado para medir a taxa de vazão, linear ou não linear, da massa ou do volume de um líquido ou um gás. Ao escolher um medidor de vazão, devem ser considerados fatores intangíveis como a familiarização dos trabalhadores e sua experiência com calibração e manutenção, a disponibilidade de peças de reposição e o intervalo médio do histórico das falhas, entre outros, na unidade específica.
Tipos de Medidores de Vazão
Medidor tipo magnético
O medidor de vazão magnético ou eletromagnético oferece um excelente custo benefício com uma precisão padrão de +/- 0.5% e em casos especiais de até +/-0.2%.
Tipos de Medidores de Vazão
Medidor tipo rotâmetro
Possui uma leitura feita em unidade de volume ou massa por tempo. Este medidor é adequado para medir a vazão de líquidos transparentes e gases. Além disso, ele é extremamente resistente a líquidos corrosivos.
Tipos de Medidores de Vazão
Medidor Tipo Turbina
O medidor de vazão tipo turbina possui hoje uma tecnologia consagrada nas diversas aplicações
para medição de vazão para líquidos e gases, principalmente onde são requeridos precisão, confiabilidade e robustez, como também a melhor relação custo benefício que independe de condutividade e suporta alta pressão até 5.000 PSI tipo rosca.
 Importância do uso de Medidores de Vazão
A medição de vazão de fluidos sempre esteve presente em nosso dia a dia, como exemplo o hidrômetro das residências, o marcador de uma bomba de combustível nos veículos. 
Os medidores de vazão são fundamentais estratégica e economicamente, pois são utilizados para o controle do processo, análise e garantia de qualidade, produtividade; segurança; análise de eficiência, perdas e rendimento.
OBRIGADO!

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais