Buscar

Teoria Humanista da Motivação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

TEORIA HUMANISTA DA MOTIVAÇÃO
PSI 1010 Processos Psicológicos Básicos I
Resumo da aula: Profa. Albenise de Oliveira Lima
Introdução:
No final da década de 50, surgiram as teorias humanistas da motivação. Estas teorias levavam em conta o papel dos fatores motivacionais biológicos e externos. A motivação seria, então, determinada pela maneira como percebemos o mundo, a nós mesmos, às outras pessoas e também pelas nossas crenças, nossas capacidades, etc.
Entre as teorias para a motivação, uma das mais conhecidas é a de Maslow. Abraham Maslow (1908-1970) foi um psicólogo americano considerado o pai do humanismo na Psicologia. De acordo com a teoria de Maslow, o ser humano possui diversas necessidades que podem ser separadas em categorias hierarquizadas. Ele partia do princípio de que para motivar uma pessoa, deve-se identificar qual é a categoria mais baixa na qual ela tem uma necessidade, e suprir esta necessidade antes de pensar em outras categorias mais altas. Estas categorias são normalmente apresentadas na forma de uma pirâmide.
Necessidades Básicas:
Necessidades Fisiológicas: São relacionadas às necessidades do organismo, e são prioritárias para o ser humano. Entre elas estão respirar e se alimentar. Sem estas necessidades supridas, as pessoas sentirão dor e desconforto e ficarão doentes.
Necessidades de Segurança: Envolve a estabilidade básica que o ser humano deseja ter. Por exemplo, segurança física (contra a violência), segurança de recursos financeiros, segurança da família e de saúde.
Necessidades Sociais: Com as duas primeiras categorias supridas, passa-se a ter necessidades relacionadas à atividade social, como amizades, aceitação social, suporte familiar e amor.
Necessidades de Status e Estima: Todos gostam de ser respeitados e bem vistos. Este é o passo seguinte na hierarquia de necessidades: ser reconhecido como uma pessoa competente e respeitada.
Necessidade de Autorrealização: É uma necessidade instintiva do ser humano. Todos gostam de sentir que estão fazendo o melhor com suas habilidades e superando desafios. As pessoas neste nível de necessidades gostam de resolver problemas, possuem um senso de moralidade e gostam de ajudar aos outros. Suprir esta necessidade equivale a atingir o mais alto potencial da pessoa.
Autorrealização:
De acordo com Maslow, as pessoas autorrealizadas possuem e se utilizam do realismo e da aceitação, pois têm percepções precisas de si mesmas e dos outros, assim como da realidade externa. Aceitam a si mesmas e aos outros como são; são espontâneas, naturais e abertas em seus comportamentos e modo de pensar. Geralmente se dedicam a um propósito maior na vida, que se baseia na ética ou em um sentido de responsabilidade pessoal.
Síntese:
Atualmente, pesquisadores assumem que a motivação é determinada por fatores múltiplos, que incluem componentes biológicos, comportamentais, cognitivos e sociais. Podemos, então, dizer que a motivação envolve necessidades e desejos dos seres humanos. Para se motivar, o homem deve conhecer os seus desejos, e isto poderá ser feito com o processo de autoconhecimento e também com uma boa formulação de seus objetivos.

Continue navegando