Buscar

Ativ04 Fundamentos de Anatomia e Fisiologia Humana 1502283581372

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina: Fundamentos de Anatomia e Fisiologia Humana
Prof.(a): Marcelo Yugi Doi
Aula 4: Anatomia e Fisiologia do Sistema Linfático
Semestre: 1º/2º
Aula Atividade
Explique o fluxo da linfa.
O fluxo da linfa é relativamente lento; aproximadamente três litros de linfa penetram no sistema cardiovascular em 24 horas. Esse fluxo é lento porque, ao contrário do sistema
cardiovascular, o sistema linfático para fluir depende de forças externas e internas ao organismo, tais como: a gravidade, os movimentos passivos, a massagem e/ou a contração muscular, a pulsação das artérias próximas aos vasos, o peristaltismo visceral e os movimentos respiratórios. 
Qual a sequência de transporte do fluxo linfático?
A linfa absorvida nos capilares linfáticos é transportada para os vasos pré-coletores e coletores, passando através de vários linfonodos, sendo aí filtrada e recolocada na circulação até atingir os vasos sanguíneos. Toda linfa do organismo acaba retornando ao sistema vascular sanguíneo através de dois grandes troncos: o ducto torácico e ducto linfático direito.
Explique a fisiologia dos capilares linfáticos.
Eles constituem a rede de absorção que coletam o líquido da filtragem carregada de dejetos do metabolismo celular. Os capilares ou linfáticos iniciais são valvulados. Eles encontram-se dispostos em dedos de luvas, isto é, num sistema tubular fechado. A progressão da linfa no nível dos capilares é facilitada por pressões exercidas pelas concentrações dos músculos vizinhos e pela pulsação arterial. As mobilizações de diversos planos tissulares entre si, durante movimentos do corpo, favorecem a progressão da corrente linfática.
4. Diferencie a estrutura do capilar linfático, do vaso pré-coletor e do vaso coletor.
Os capilares linfáticos possuem um endotélio mais delgado em relação ao sanguíneo. Suas células endoteliais sobrepõem-se em escamas, formando microválvulas que se tornam pérvias, permitindo sua abertura ou fechamento conforme o relaxamento ou a contração dos filamentos de proteção. Quando tracionados os filamentos permitem a penetração de água, partículas, pequenas células e moléculas de proteínas no interior do capilar, iniciando então a formação da linfa.
Os vasos pré-coletores possuem uma estrutura bastante semelhante ao capilar linfático, sendo o endotélio coberto internamente por tecido conjuntivo, onde, em alguns pontos se prolongam juntamente com as células epiteliais, formando as válvulas que direcionam o fluxo da linfa. Suas estruturas são fortalecidas por fibras colágenas, e através de elementos elásticos e musculares, possuem também as propriedades de alongamento e contratilidade.
Os vasos coletores recebem a linfa para leva-la até os gânglios linfáticos (linfonodos), os coletores são munidos de musculatura própria que submete os vasos a contrações espetaculares, enviando a linfa pouco a pouco em direção a uma desembocadura terminal. A respiração favorece o retorno da linfa no canal torácico. Os movimentos de inspiração e de expiração produzem aumentos de pressões seguidos de diminuições que atuam sobre a caixa torácica, facilitam o trânsito linfático até a sua desembocadura venosa.
Observações:
Caro Aluno,
Peça para o tutor de sala enviar suas dúvidas pelo Chat Atividade para que o Professor possa esclarecê-las.
Tenham um ótimo trabalho!
Prof. Marcelo Yugi Doi

Outros materiais