Buscar

Búfalos / resumo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

SISTEMA DE CRIAÇÃO DE BÚFALOS PARA CORTE
Jessica Gimaque Buriti
Luciévelyn Ferreira do Nascimento
Talita Ferraz Cabral Steel do Nascimento
Thaíza Tâmara Morais
Vanessa Paiva dos Santos
Os búfalos são mamíferos pertencentes a grande família dos bovídeos, (taxonomia) 
 No Brasil, quatro raças são reconhecidas oficialmente pela associação brasileira de criação de búfalos (ABCB): Murrah , Jafarabadi, Mediterrâneo e Carabao.
 Na produção de carne os búfalos são reconhecidos por sua docilidade que permite grande facilidade no manejo e contribui para o incremento de seu desempenho produtivo. As características do odor, sabor e suculência da carne são semelhantes a de bovinos. A cor é mais clara nos animais jovens e a gordura de cobertura tem coloração branca. A carne bubalina caracteriza-se como sendo um alimento mais saudável para o homem porem o seu maior obstáculo para o consumo é o preconceito na 
que esse sistema parece estar em equilíbrio ecológico o que dispensa a limpeza das pastagens que implica em custos , o manejo comumente utilizado é o extensivo.
 Em terra inundável- Nos campos inundáveis é encontrada uma grande variedade de forrageiras. Essas áreas possuem agua e lama em abundancia ajudando os animais a se protegerem dos insetos e outros parasitas além de permitir o controle do calor corporal, a pastagem nativa de terra inundável embora seja utilizada durante a estação de população. 
 Sistema de criação- Produção de carne em pastagem nativa 	
 Em terra firme- Esse sistema de criação tem em vista a redução de despesas com formação de pastagens, além de pequena infestação de invasores considerando estiagem, deve ser preservada pois caracteriza-se como sistema estável e muito econômico proporcionando produtividade ao búfalo nesse período.
Produção de carne em pastagem cultivada
 Em terra firme- A criação de búfalos em pastagem cultivada pode ser feita essencialmente com as graminhas colonião, braquiarão, andropogon, quicuiu-da-amazonia, entre outras, conforme a região. O sistema de pastejo mais adotado é o continuo, e o outro sistema de pastejo é o rotacionado .
Em terra inundável – O plantio de graminhas para a formação de pastagem cultivada de terra inundada é realizado somente por mudas, pois as principais forrageiras não produzem sementes viáveis . O êxido da pastagem depende da umidade do solo.
Produção de carne em sistema integrado- Esse sistema é uma boa alternativa tendo em vista que no período de inundações a pastagem seja preservada para o período seco. O sistema de manejo pode ser contínuo ou de preferencia rotacionado. Esse sistema permite o melhor aproveitamento do animal em relação a sua carcaça e desempenho produtivo do rebanho .
Produção de carne em sistema intensivo rotacionado- Nesse sistema devem ser usadas graminhas de elevada produtividade e bom valor nutritivo. Essas graminhas asseguram elevadas taxas de lotação, desde que manejadas corretamente. 
Produção de carne em confinamento- Nesse sistema os animais permanecem em currais, divididos em grupos com acesso a mistura mineral e água para consumo em bando. A alimentação é fornecida diariamente nos cochos(60% volumoso e 40% concentrado ).
Produção de carne em sistema integrado com outros animais domésticos- É indispensável a disponibilidade de água para banho dos búfalos. Os reservatórios de agua, como açudes e barragens, podem ser utilizados, também, para criação de peixes, aves e suínos.

Continue navegando