Buscar

EXERCÍCIOS DE GESTÃO E EMPREENDEDORISMO

Prévia do material em texto

QUESTIONÁRIO DE GESTÃO E EMPREENDEDORISMO
NOME: JULIA RODRIGUES DO NASCIMENTO DE LIMA 
1.O QUE O GESTOR ADMINISTRA? CITE EXEMPLO.
R= O detalhamento de mecanismos e estruturas consolidadas dentro das empresas. Ele tem como missão buscar soluções que garantam o bom andamento das tarefas dentro das empresas. Por exemplo: Lidar com questões estruturais como conexões de internet, ciclo de vida do produto, comunicação entre filiais, dentre outras demandas.
2.QUAIS AS FUNÇÕES DE UM ADMINISTRADOR?
R=O Administrador é um profissional que pode atuar nos mais variados departamentos da empresa. Este profissional é responsável pela organização, planejamento e orientação para que haja um uso assertivo e eficaz de todos os recursos da empresa (físicos, tecnológicos, humanos, financeiros, entre outros).
3. EXPLIQUE O QUE É PLANEJAMENTO. CITE EXEMPLO.
R= Planejamento é definir os objetivos para alcançar a finalidade da empresa, decidir como alcançar, desenvolvendo planos de ações e programando as atividades para alcançar as metas definidas. Como por exemplo: Aumentar a satisfação dos clientes em 20%; reduzir custos produtivos em 15%; elevar o índice de capacitação dos funcionários em 30%.
4.EXPLIQUE O QUE É ORGANIZAÇÃO. CITE EXEMPLO.
R= Entende-se por organização uma entidade social formada por duas ou mais pessoas que trabalham de forma coordenada em determinado ambiente externo visando um objetivo coletivo. Envolve a divisão de tarefas e atribuição de responsabilidades. Um gestor especialista em comunicação, por exemplo, não poderá tomar decisões sobre o financeiro, mesmo que este gestor de comunicação esteja há mais tempo na empresa.
5.EXPLIQUE O QUE É DIREÇÃO.CITE EXEMPLO.
R= É a função que conduz, coordena e lidera as pessoas da organização na execução das atividades planejadas e organizadas para o atingimento do objetivo proposto.
6.EXPLIQUE O QUE É CONTROLE. CITE EXEMPLO
R= É a função responsável por verificar as condições de determinada coisa, analisá-la, compará-la e organizá-la com outros itens do mesmo grupo. Como por exemplo, A empresa deve ter controle sobre o estoque de produtos para que consiga atender seus clientes de imediato. Os produtos nunca devem faltar mas também não podem sobrar em exagero, pois isso pode causar prejuízos, dificuldade de logística entre outros problemas.
7.EXPLIQUE O NÍVEL OPERACIONAL. CITE EXEMPLO
R= No nível operacional os administradores estão focados no curto prazo e em tarefas específicas, como a produção de bens e serviços. Dentre seus ocupantes podemos encontrar supervisores e chefes de equipe. Como por exemplo, produzir um produto o mais rápido possível.
8.EXPLIQUE O NÍVEL TÁTICO. CITE EXEMPLO
R= Tem como objetivo principal "traduzir" as estratégias desenvolvidas no nível estratégico gerenciando e coordenando o nível operacional na busca por metas e objetivos traçados. Como por exemplo buscar metas específicas com eficiência e eficácia.
9.EXPLIQUE O NÍVEL ESTRATÉGICO. CITE EXEMPLO.
R=Nele se concentra uma menor quantidade de pessoas que discutem e decidem sobre temas como objetivos estratégicos. Como por exemplo criar condições necessárias para o desenvolvimento de competências.
10. O QUE SÃO HABILIDADES TÉCNICAS?
R= É a capacidade de usar procedimentos, técnicas e conhecimentos de um campo de especialização.	
11. O QUE SÃO HABILIDADES HUMANAS?
R= Habilidade Humana: é a capacidade de trabalhar com outras pessoas, de entendê-las e motivá-las.
12.O QUE SÃO HABILIDADES CONCEITUAIS?
R= É a capacidade de coordenar e integrar todos os interesses e atividade de um organização. Implica ver a organização como um todo, compreendendo como suas partes dependem umas das outras e prevendo como uma mudança em qualquer das partes afetara o todo.
13.QUAL A INFLUÊNCIA DA IGREJA NA ADMINISTRAÇÃO?
R= O modelo de organização da Igreja Católica pode ser considerado a principal influência dessa instituição religiosa na administração. A estrutura hierárquica de títulos está em ordem descendente assim como uma empresa, onde o papa está em primeiro, em seguida vem arcebispo, bispo, padre, ministro da eucaristia, leigos consagrados e leigos.
14. QUAL A INFLUÊNCIA DO EXERCITO NA ADMINISTRAÇÃO?
R= Esta influenciou o aparecimento das Teorias da Administração. Resultam da organização militar daquela época: a organização linear, o princípio da unidade de comando e a escala hierárquica. Decorrente destes princípios surgem ainda a centralização do comando e a descentralização da execução, o que forma um modelo bastante utilizado em outras organizações. Outra grande contribuição foi o princípio de direção, relacionado ao soldado (na empresa, ao funcionário) e a sua consciência sobre os seus afazeres. Aqui surgiu o pensamento estratégico e a necessidade de disciplina e planejamento, acreditando-se que o incerto deveria ser esperado, mas o planejamento deveria reduzir o seu impacto.
15.QUAL A INFLUENCIA DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL NA ADMINISTRAÇÃO?
R= A maquinização das oficinas, surgimento das fábricas, aumento dos mercados, mecanização do trabalho, simplificação das operações, urbanização e o surgimento do proletariado passaram a gerar novos problemas de gerencia aos proprietários, que improvisavam suas decisões e sofriam com erros de administração. 
16.O QUE É ADMINSTRAÇÃO CIENTIFÍCA?
R= A administração científica é um modelo de administração criado pelo americano Frederick Winslow Taylor no fim do século XIX e início do século XX e que se baseia na aplicação do método científico na administração com o intuito de garantir o melhor custo/benefício aos sistemas produtivos.
17. SEGUNDO TAYLOR, QUAIS FORAM OS GRANDES MALES DA ÉPOCA?
R= O erro que vem de época imemorial  e quase universalmente disseminado entre os trabalhadores, de que o maior rendimento do homem e da máquina terá como resultante o desemprego de grande número de operários; Osistema defeituoso da Administração, comumente em uso, que força os operários à ociosidade no trabalho, a fim de melhor proteger os seus interesses;Os métodos empíricos ineficientes, geralmente utilizados em todas as empresas, com os quais o operário desperdiça grande parte do seu esforço e do seu tempo; Desconhecimento, pela gerência, das rotinas de trabalho e do tempo necessário para sua realização; Falta de uniformidade das técnicas ou métodos de trabalho.
18. EXPLIQUE O PRINCÍPIO DA ÊNFASE DA EFICIÊNCIA.
R=O Princípio da Eficiência que pode também ser entendido não como princípio, mas sim como finalidade e resultado, meta atingida em virtude de uma causa. Pode ainda, ser desmembrado, e feito isto, encontrará outras variantes, elementos importantes e imprescindíveis à gestão e qualidade do serviço, tais como: qualidade, celeridade, simplificação.
19. EXPLIQUE PORQUE O CONTROLE DE TEMPO E MOVIMENTO.
R=  Por que é definido como o estudo sistemático dos sistemas de trabalho com o objetivo de projetar o melhor método de trabalho (geralmente o de menor custo), padronizar este método de trabalho e determinar o tempo gasto por uma pessoa qualificada e devidamente treinada, trabalhando em um ritmo normal, para executar uma operação específica.
20. EXPLIQUE O QUE SIGNIFICA PARA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA O “HOMO ECONOMICUS”.
R= Segundo esse conceito, toda pessoa é concebida como influenciada exclusivamente por recompensas salariais, econômicas e materiais. Por isso, o homem procura o trabalho, não porque gosta dele, mas como um meio de ganhar a vida por meio do salário que o trabalho proporciona.
21. EXPLIQUE O QUE SIGNIFICA ORGANIZAÇÃO RACIONAL DO TRABALHO.
R= É um conceito que surgiu a partir da observação do especialista, que identificou como os operários compreendiam como realizar suas tarefas: a partir da observação de seus colegas. Isso resulta na criação de diversos métodos para a realização de uma mesma tarefa. Diante disso, Taylor acreditava que determinada maneira de trabalhar, junto com a utilização da ferramenta adequada, resultava em uma produção mais eficaz.
22. EXPLIQUE A DIVISÃO DE TAREFAS NA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA.R= Os operários deveriam ser escolhidos com base em suas aptidões para a realização de determinadas tarefas (divisão do trabalho) e então treinados para que executem da melhor forma possível em menos tempo.
23. EXPLIQUE O QUE SIGNIFICA ESPECIALIZAÇÃO DO TRABALHO
R= Consiste na subdivisão de uma tarefa geral ou global em várias tarefas menores. Assim, ao invés de termos uma única pessoa responsável pela execução de uma tarefa do início ao fim, temos a subdivisão dessa atividade em um número específico de etapas realizadas por várias pessoas, cada uma com sua tarefa.
24. QUAIS FORAM AS CONTRIBUIÇÕES DE FORD PARA ADMINISTRAÇÃO.
R= Princípio de intensificação: diminuição do tempo de produção e rápida colocação do produto no mercado; Princípio de economicidade: reduzir ao mínimo o volume do estoque da matéria prima em transformação para assim recuperar rapidamente custos com matérias primas e salários, por exemplo; Princípio da produtividade: aumentar a capacidade de produção do homem no mesmo período (produtividade) por meio da especialização.
25. QUAIS ERAM AS FUNÇÕES DAS EMPRESAS SEGUNDO A TEORIA CLÁSSICA DA ADMINSTRAÇÃO?
R= 1 técnicas, relacionadas com a produção de bens ou de serviços da empresa comerciais, relacionadas com a compra, venda e permutação
financeiras, relacionadas com a procura e gerência; 2 segurança, relacionadas com a proteção e preservação dos bens e das pessoas; 3 contábeis, relacionadas com inventários, registros, balanços, custos e estatísticas;4 administrativas, relacionadas com a integração das outras cinco funções
26. PARA FAYOL, QUAL ERA A FUNÇÃO MAIS IMPORTANTE? E POR QUE ?
R= Fayol considera que, de entre as várias funções da empresa, a mais importante é a função administrativa pois consiste em: PREVER – Visualizar o futuro e traçar o programa de ação: ORGANIZAR – Articular o aspecto material e social da empresa; COMANDAR – Dirigir e orientar o pessoal: COORDENAR – fazer a devida articulação entre todos os esforços e atos das pessoas envolvidas na empresa; CONTROLAR – Verificar se os procedimentos do pessoal se acorda com as regras e os princípios estabelecidos na empresa.
27. SABEMOS QUE FAYOL FUNDAMENTOU A TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO EM 14 PRINCÍPIOS BÁSICOS, EXPLIQUE O PRINCÍPIO DA AUTORIDADE E RESPONSABILIDADE.
R= Autoridade é o direito dos superiores darem ordens que teoricamente serão obedecidas. Responsabilidade é a contrapartida da autoridade.
28. SABEMOS QUE FAYOL FUNDAMENTOU A TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO EM 14 PRINCÍPIOS BÁSICOS, EXPLIQUE O PRINCÍPIO 
DA UNIDADE DE COMANDO.
R= Um funcionário deve receber ordens de apenas um chefe, evitando contra-ordens.
29. SABEMOS QUE FAYOL FUNDAMENTOU A TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO EM 14 PRINCÍPIOS BÁSICOS, EXPLIQUE O PRINCÍPIO 
DA UNIDADE DE DIREÇÃO.
R= O controle único é possibilitado com a aplicação de um plano para grupo de atividades com os mesmos objetivos.
30. SABEMOS QUE FAYOL FUNDAMENTOU A TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO EM 14 PRINCÍPIOS BÁSICOS, EXPLIQUE O PRINCÍPIO 
DA SUBORDINAÇÃO DOS INTERESSES INDIVIDUAIS AOS GERAIS.
R= Os interesses gerais da organização devem prevalecer sobre os interesses individuais.

Continue navegando