Buscar

estudo dirigido fisiologia 1.odt

Prévia do material em texto

1-O que é Homeostase? Escolha três sistemas e explique como eles auxiliam na manutenção da homeostase.
Homeostase é uma forma de equilíbrio das funções corporais, se utilizando de diversos mecanismos para manter um organismo dentro de certos valores de referência (mecanismos:alostase).
+Sistema nervoso: opera na homeostasia de forma subconsciente transmitindo sinais apropriados para a regulação das funções corporais (exemplo: regulação do nível de dióxido de carbono).
+Sistema endócrino: regula a velocidade das funções metabólicas, por meio das quantidades de hormônio no sangue (exemplo: hormônios T3 e T4).
+Sistema imune: fornece ao corpo mecanismos para diferenciar suas próprias células de corpos estranhos e destruir invasores.
2-Defina mecanismo de feedback e em quais circunstâncias ele é acionado. Qual a diferença entre feedback negativo e feedback positivo. Dê exemplos.
Feedback: é um processo alostático, ou seja, é um mecanismo que busca estabilizar o sistema por meio de avaliação e envio de uma resposta adequada. Como no exemplo de uma caixa de água, a bóia é seria este mecanismo, que ao verificar um nível diferente de água, desce, abrindo a entrada de mais água. Sendo assim, o feedback entra em ação toda a vez que ocorre uma mudança nos níveis normais de qualquer coisa dentro do corpo.
+Feedback negativo: igual ao exemplo da caixa de água, quanto mais alto o nível da bóia, menos água entra, ou seja, a resposta é inibitória
+Feedback positivo: sua resposta é “estimulante”, pois a resposta deste é a amplificação do que foi detectado. Seria o mesmo que ao invés de fechar a entrada de água, o levantamento da bóia fizesse com que entrasse ainda mais água, este efeito ocorre por exemplo durante o parto, na contração do útero, pois quanto maior a contração maior o estímulo para mais contrações.	
3-Descreva de forma detalhada a composição bioquímica da membrana celular?
A membrana celular é uma estrutura lipoprotéica fluida, constituída por duas camadas lipídicas fluidas e contínuas onde estão inseridas moléculas proteicas.
+Dupla camada lipídica: estão organizadas com suas cadeias apolares (hidrofóbicas) voltadas para o interior da membrana ( associadas por interação hidrofóbica), enquanto as cabeças polares (hidrofílicas) estão voltadas para o meio extracelular ou para o citoplasma.
	
4-Cite os compartimentos líquidos do organismo humano.
Intracelular e Extracelular.
5-Quais são os dois compartimentos formados pelo líquido extracelular?
Intravascular e Intersticial.
6-Escolha três organelas celulares e descreva suas funções?
+Mitocôndria: tem como principal função liberar energia gradualmente das moléculas de ácidos graxos e glicose, produzindo calor e moléculas de ATP.
+Endossomos: compartimento responsável pela separação e endereçamento do material que penetra no citoplasma pelas vesículas de pinocitose.
+Lisossomos: são depósitos de enzimas, utilizadas pelas células para digerir moléculas, tanto introduzidas na célula como da própria célula (para renovação de seus componentes).
7-Descreva características de permeabilidade da membrana celular a diferentes tipos de substâncias: lipossolúveis, hidrossolúveis e íons.
A permeabilidade da membrana celular é definida como uma permeabilidade seletiva, onde ela facilita a entrada e saída de moléculas não polares, ou seja, sem carga, as substâncias lipossolúveis, como gases, água e outros lipídios e dificulta a entrada e saída de substâncias hidrossolúveis, como glicose e proteínas.Íons conseguem atravessar a membrana através de canais iônicos enquanto que moléculas maiores como a glicose e pequenas proteínas passam de um lado ao outro da membrana através de proteínas chamadas de proteínas carreadoras.
A passagem seletiva de substâncias através da membrana ocorre de duas maneiras diferentes: o transporte ativo, quando envolve o uso de energia, e o transporte passivo quando não envolve a utilização de ATP
8-Como as substâncias hidrossolúveis de pequeno tamanho molecular podem atravessar a membrana celular?
Substâncias hidrossolúveis de pequeno porte podem entrar na membrana celular por meio de difusão facilitada.
9-Defina a Osmose?
Osmose é um processo físico em que a água se movimenta entre dois meios com diferentes concentrações de soluto, separados por uma membrana semipermeável.
10-Cite os diferentes tipos de proteínas existentes na membrana assim como as suas funções.
Existem dois tipos de proteínas da membrana celular: as proteínas integrais, que atravessam toda a membrana, constituindo um meio de transmitir informações sobre o ambiente para o interior da célula, e as proteínas periféricas, ancoradas à superfície da membrana e não a penetram. 
Algumas das proteínas integrais formam canais (ou poros) pelos quais as moléculas de água e substâncias hidrossolúveis, principalmente os íons, podem se difundir entre os líquidos extra e intracelular. Esses canais, formados por proteínas, também apresentam propriedades seletivas, permitindo a difusão preferencial de algumas substâncias em relação a outras. Outras proteínas integrais agem como proteínas carreadoras para o transporte de substâncias que, do contrário, não poderiam penetrar na dupla camada lipídica. Às vezes, elas podem até transportar substâncias na direção oposta a dos seus gradientes eletroquímicos para a difusão, o que é chamado de “transporte ativo”. Outras ainda agem como enzimas.
Proteínas integrais da membrana também podem servir como receptores para substâncias químicas hidrossolúveis, tais como hormônios peptídios, que não penetram facilmente na membrana celular.
Moléculas das proteínas periféricas são, frequentemente, ligadas às proteínas integrais. Essas proteínas periféricas funcionam quase sempre como enzimas ou como controladores do transporte de substâncias através dos “poros” da membrana celular.
11-O que é Difusão Facilitada? Qual a diferença entre difusão simples e difusão facilitada?Explique.
Difusão facilitada é a entrada de substâncias na célula a favor do gradiente de concentração. 
Na difusão simples ocorre a passagem de moléculas pequenas apolares ou lipossolúveis / hidrofóbicas de até 24 átomos, e de gases como o oxigênio, nitrogênio e gás carbônico através da bicamada lipídica sem nenhum auxílio até que ocorra um equilíbrio no gradiente de concentração entre o meio extra e intracelular.
Já no processo de difusão facilitada, também conhecido como difusão mediada por carreadores, as moléculas atravessam a membrana com a ajuda de proteínas carreadoras específicas chamadas permeases. Diferente da difusão simples, a velocidade de difusão atinge uma velocidade máxima constante de difusão à medida que se aumenta a concentração da substância a ser difundida.
12-O que é Transporte Ativo? Explique.
O transporte ativo é um transporte contra o gradiente de concentração, resultando assim em gasto energético.
13-Substâncias grandes como a glicose atravessam a membrana? Por qual mecanismo?
As substâncias grandes como a glicose atravessam a membrana através de difusão facilitada, com o auxílio de proteínas carregadoras específicas chamadas permeases, a velocidade de difusão atinge uma velocidade máxima constante de difusão à medida que se aumenta a concentração da substância a ser difundida. Este limite de velocidade se deve ao fato das substâncias a serem transportadas se ligarem a partes específicas da proteína transportadora, assim, a velocidade máxima de transporte está intimamente associada à quantidade de sítios disponíveis para carrear as moléculas. A velocidade de difusão, neste caso, é aumentada somente quando há um aumento no número de permeases disponíveis, portanto, quanto mais permeases (proteínas transportadoras) existirem, maior será a sua velocidade; mas se a concentração aumentar, a velocidade aumenta até atingir um equilíbrio. 
14-Qual a diferença entre proteínas-canais, canais voltagem-dependentes ecanais ligante-dependentes?
+Proteína de Canal: apresenta um canal aquosos ao longo de toda a sua molécula transmembrana, que permite o livre movimento de determinados íons ou moléculas (difusão);
+ canais voltagem-dependentes: a conformação molecular do canal ou das suas ligações químicas reage ao potencial elétrico através da membrana celular.Ex: se existir forte carga negativa no lado interno da membrana celular, presumivelmente as aberturas externas do canal do sódio permanecerão fechadas; de modo inverso, se o lado interno da membrana perdesse sua carga negativa, essas aberturas poderiam de modo abrupto se abrir, permitindo que grande quantidade de sódio entrasse na célula, passando pelos poros de sódio. Esse é o mecanismo básico para a geração de potenciais de ação nas fibras nervosas responsáveis pelos sinais nervosos.
+canais ligante-dependentes: Algumas comportas das proteínas canais dependem da ligação de substâncias químicas (ou ligante) com a proteína; isso causa alteração conformacional da proteína ou de suas ligações químicas na molécula da proteína que abre ou fecha sua comporta. Um dos mais importantes exemplos de controle químico é o efeito da acetilcolina no chamado canal de acetilcolina. A acetilcolina abre a comporta desse canal, formando poro negativamente carregado, com diâmetro de cerca de 0,65 nanômetro, que permite a passagem de moléculas sem carga ou de íons positivos menores que seu diâmetro. Esse tipo de comporta é extremamente importante para a transmissão dos sinais nervosos de célula nervosa para outra e das células nervosas para as células musculares, para causar a contração muscular

Continue navegando

Outros materiais