Buscar

prova de sociologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Pergunta 1
1,5 em 1,5 pontos
	
	
	
	“Historicamente, os dois polos opostos no campo das finalidades da educação são: despertar o carisma, isto é, qualidades heroicas e dons mágicos, e transmitir o conhecimento especializado. O primeiro tipo corresponde à estrutura carismática do domínio, o segundo corresponde à estrutura (moderna) de domínio, racional e burocrático. Os dois tipos não se opõem, sem ter conexões entre si”. (WEBER, M. Ensaios de Sociologia. Rio de Janeiro: Zahar, 1982, p.482).
Aqui, Weber está referenciando seu importante conceito de “dominação”. Podemos identificar tal conceito como Dominação:
	
	
	
	
		
	
	
	
Pergunta 2
0 em 1,5 pontos
	
	
	
	Ainda que a escola não tenha caráter absoluto para Durkheim – ele não crê que ela seja a única capaz de transformar a sociedade – ainda assim mantém sua importância fundamental na constituição do indivíduo. Ao afirmar que “a autoridade moral é a qualidade essencial do educador” (DURKHEIM, É. Educação e sociologia. São Paulo: Melhoramentos, 1978, p.53-54), devemos inferir desta afirmação que:
I   -   A escola deve ser um lugar para ensinar as normas sociais às crianças.
II  -   As crianças deveriam ser educadas através dos aparatos metodológicos envolvendo técnicas, linguagens, e demais recursos possíveis.
III -   A Educação deveria desenvolver os hábitos para confrontar as regras sociais.
 
É/São Verdadeira(s):
	
	
	
	
		
	
	
	
Pergunta 3
0 em 1,5 pontos
	
	
	
	“Ciência que tem com objeto de estudo a organização e o funcionamento das sociedades humanas e as leis essenciais que regem as relações numa determinada sociedade, atendo-se à descrição sistemática e à análise de certos comportamentos sociais, no seu conjunto e na sua generalidade”. (MICHAELIS, Dicionário Online, 2017)
Estamos nos referindo...
	
	
	
	
		
	
	
	
Pergunta 4
0 em 1,5 pontos
	
	
	
	“Homem livre e escravo, patrício e plebeu, barão e servo, mestre de corporação e companheiro, numa palavra, opressores e oprimidos, em constante oposição, têm vivido numa guerra ininterrupta, ora aberta, ora disfarçada...” (MARX; ENGELS. Manifesto do partido Comunista. São Paulo: Global, 1988, p. 75-6).
Este é um famoso trecho do mais conhecido documento de Marx. Neles, trecho e todo o Manifesto, ele defende um conceito fundamental de sua teoria socialista. Estamos nos referindo à:
	
	
	
	
		
	
	
	
Pergunta 5
0 em 1,5 pontos
	
	
	
	Auguste Comte foi um filósofo fundamental, não apenas para o nascimento da Sociologia, bem como para toda História da Filosofia. Sua Teoria Positiva influenciou muitos outros filósofos, e continua, de certa forma, ainda influenciando o pensamento contemporâneo. O Positivismo, para ele, é a possibilidade de pensar os problemas sociais pelos critérios das ciências naturais. Dessa forma, seria plenamente possível organizar a sociedade nas suas variadas dimensões.
Sobre o POSITIVISMO, podemos afirmar:
I   -   O Positivismo responde às questões sociais com um caráter de exatidão, se contrapondo à visão de mundo pela lógica da Teologia e da Metafísica.
II  -   O Positivismo considera a importância da Metafísica, que explica os fatos pela lógica do conhecimento único e verdadeiro que vem da experiência e não do idealismo.
III -   Comte considera a Sociologia uma modalidade imperfeita do conhecimento, ao contrário do conhecimento positivo, baseado em fenômenos naturais e em suas propriedades e relações, conforme o demonstram as ciências empíricas.
É/São Verdadeira(s):
	
	
	
	
		
	
	
	
Pergunta 6
1,5 em 1,5 pontos
	
	
	
	Embora não negue a importância e relevância das Ciências Naturais para a compreensão dos fenômenos naturais, pois são essenciais à compreensão da vida humana e ocupam grandes patamares na busca de explicação sobre as origens humanas; Weber afirma que é necessário haver um “outro tipo” de conhecimento reflexivo da história.  Isso é “Sociologia Compreensiva”. E neste seu conceito, ele foi influenciado pelo(a):
	
	
	
	
		
	
	
	
Pergunta 7
1,5 em 1,5 pontos
	
	
	
	Durkheim denomina a ligação que temos uns com os outros, em sociedade, de Solidariedade. E ele divide a solidariedade em duas: Solidariedade Mecânica e Solidariedade Orgânica. Sobre estes conceitos, podemos afirmar:
I  - A Educação, por ser um fato exterior ao indivíduo e acontecer independente da sua vontade, está ligada à Solidariedade Mecânica.
II  - A Educação pode ser entendida como Solidariedade Orgânica, pois traz em si a possibilidade de formar indivíduos autônomos.
III – A Solidariedade Orgânica pode ser chamada de Consciência Coletiva, quando nossa identidade é a coletividade acima da nossa individualidade e personalidade.
É/São Verdadeira(s):
	
	
	
	
		
	
	
	
Pergunta 8
0 em 1,5 pontos
	
	
	
	A Revolução Industrial, que aconteceu na Inglaterra, ao final do século XVIII, também chamada de Primeira Revolução Industrial, é juntamente com o Iluminismo, Revolução Francesa e Revolução Americana (que deu origem aos Estados Unidos), considerada o marco que dá origem ao período histórico denominado Idade Contemporânea. No final do século XIX, acontece a Segunda Revolução Industrial, alcançando vários países na Europa, entre eles a Alemanha.
Podemos afirmar que tema da industrialização é tão marcante para o nascimento da Sociologia porque:
I  -  Os principais autores da análise sociológica conheciam bem de perto esta realidade, pois eram também trabalhadores nas fábricas.
II - Seja na Primeira como na Segunda Revolução Industrial, a exploração sobre os operários – que envolviam mulheres e crianças – era imensa, e despertava possível análise sociológica.
III - A Sociologia nasce para auxiliar as Fábricas e treinar seus operários, evitando assim conflitos e prejuízos econômicos.
É/São Verdadeira(s):
	
	
	
	
		
	
	
	
Pergunta 9
1,5 em 1,5 pontos
	
	
	
	Um dos temas centrais da Filosofia de Comte é a Lei dos Três Estados, situando assim, os estados do conhecimento humano. Todas as ciências e o espírito humano se desenvolvem através de três ramos do conhecimento: Teológico, Metafísico e Científico.
Sobre eles podemos afirmar:
I   -   No estado teológico, o espírito humano, dirigindo essencialmente suas investigações para a natureza íntima dos seres, as causas primeiras e finais de todos os efeitos que o tocam; apresenta os fenômenos como produzidos pela ação direta e contínua de agentes sobrenaturais.
II  -   No estado metafísico, os agentes sobrenaturais são substituídos por forças abstratas, verdadeiras entidades (abstrações personificadas) inerentes aos diversos seres do mundo, e concebidas como capazes de engendrar por elas próprias todos os fenômenos observados.
III -   No estado positivo o espírito humano renuncia a procurar a origem e o destino do universo, a conhecer as causas íntimas dos fenômenos, para preocupar-se unicamente em descobrir, graças ao uso bem combinado do raciocínio e da observação, suas leis efetivas, a saber, suas relações invariáveis de sucessão e de similitude.
É/São Verdadeira(s):
	
	
	
	
		
	
	
	
Pergunta 10
1,5 em 1,5 pontos
	
	
	
	Durkheim afirma que, com sua análise social, identifica “uma ordem de fatos que apresentam características muito especiais. Esses fatos constituem, portanto, uma espécie nova, e é a eles que deve ser dada a qualificação de sociais” (DURKHEIM, É. Educação e sociologia. São Paulo: Melhoramentos, 1978, p. 2)
Estamos falando do conceito de “fatos sociais”, e sobre eles podemos afirmar:
I - Consistem em maneiras de agir, de pensar e de sentir, exteriores ao indivíduo, e que são dotadas de um poder de coerção em virtude do qual esses fatos se impõem a ele.
II - Não podem se confundir com os fenômenos orgânicos, já que consistem em representações e em ações.
III – Não podem se confundir com fenômenos psíquicos, os quais só têm existência na consciência individuale através dela.
 
É/São Verdadeira(s):
	
	
	
	
		
	
	
	
Domingo, 18 de Março de 2018 14h16min12s BRT

Continue navegando