Buscar

APOL FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO NOTA 100

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1
“O positivismo pedagógico - como o filosófico - desenvolveu-se primeiro na [sic.] França com Comte, depois rearticulou-se na Inglaterra entre Spencer e Stuart Mill, e por fim difundiu-se em toda a Europa, até na Itália”. 
 
Com base na citação e nos conteúdos do livro -base Fundamentos filosóficos da educação a respeito do positivismo pedagógico, classifique as sentenças a seguir em V (verdadeiras) e F (falsas): 
I. ( ) Segundo Comte, no que diz respeito aos currículos, o conteúdo a ser ensinado deve ser pensado de acordo com a idade dos estudantes.(p. 80) 
II. ( ) A disciplina é essencial no meio educacional, uma vez que somente com ordem é possível que o progresso seja alcançado. 
III. ( ) A educação positivista objetiva conscientizar os alunos do meio social em que estão inseridos, bem como questionar as ideologias postas. 
Agora assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
D- V V F
Questão 2
Enquanto seus contemporâneos mais ativos, também rocados pela ‘graças educacionais....
De acordo com as aulas e com o livro-base da disciplina, analise as sentenças a seguir: 
 
I – Defendendo que Deus criou o homem e a natureza, para Rousseau as relações do homem com a natureza estavam no próprio homem. 
II – Um dos preceitos de Rousseau é de que todos os homens nascem bons, porém, a sociedade os corrompe. (p. 58)
III – Para muitos de seus contemporâneos, Rousseau era tido como um teórico que 
estava sempre na contracorrente. 
 
Agora assinale a alternativa correta: 
A - Estão corretas as sentenças II e III, apenas (p.48)
Questão 3
Quando a autoridade da Igreja sobre o pensamento finalmente afrouxou, muita gente passou a acreditar que o conhecimento do mundo podia ser obtido apenas pelo uso da razão. Na filosofia, esse desenvolvimento é conhecido como racionalismo. Foi lançado por Descartes, depois do qual as figuras de destaque na filosofia racionalista foram Spinoza e Leibniz. [...] 
De acordo com o texto e com o conteúdo da disciplina, analise as assertivas a seguir, marcando (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas: 
 
I. ( ) René Descartes, mesmo tendo vivido no século XVII, é considerado até hoje um dos mais influentes pensadores racionalistas. 
II. ( ) Descartes afirmava que as ideias humanas são adquiridas, ou seja, vão se construindo na interação com o meio e com os outros homens. 
III. ( ) Os pensadores racionalistas, entre eles Descartes, defendem que o conhecimento verdadeiro deriva da razão genuína. 
IV. ( ) Os preconceitos são, para os racionalistas, obstáculos que impedem a razão de alcançar o verdadeiro conhecimento. 
 
Assinale a sequência correta:
B – VFVF (P.34-35)
Questão 4
O dicionário Houaiss define o Iluminismo como movimento intelectual do século XVIII, caracterizado pela centralidade da razão e da ciência, crítico do dogmatismo e das doutrinas políticas e religiosas tradicionais. É um pensamento que trabalha com paradoxos e dicotomias: razão e fé, luzes e sombras, ilustração e ignorância, direitos e privilégios, contrato social e absolutismo etc.
Conforme o conteúdo das aulas e livro-base da disciplina, Voltaire e Rousseau destacam-se entre os pensadores iluministas. Pensando nessa direção, relacione corretamente os pensadores às suas proposições: 
 
1. Voltaire 
2. Rousseau
( ) Sua obra faz alusão ao índios da América, caracterizados como seres autênticos, porém, que se corromperam no contato com o homem civilizado. 
( ) A crítica à educação da nobreza da época, é tema de sua obra, na qual propõe uma aprendizagem que enfatiza questões de ordem prática. 
( ) Contra o fato de que as crianças aprendam a ler muito cedo, afirma que isso leva ao enfraquecimento das experiências sensórias. 
( ) Temas como “bom selvagem” e “homem natural” são pressupostas que perpassam sua obra . 
 
Agora marque a sequência correta:
B 2 – 1 – 2 – 2. (p.51-56)
Questão 5
O existencialismo é a única tentativa ocidental de filosofia irracional.Ninguém questiona o seu sucesso enquanto tal - mas apenas, antes de mais nada, se tal coisa é possível. Ao contrário das filosofias racionais, passadas ou presentes, o existencialismo é puramente subjetivo”. 
A partir do texto e de acordo com os conteúdos do livro -base Fundamentos filosóficos da educação a respeito das proposições sobre o existencialismo de Kierkegaard, classifique as sentenças a seguir em Verdadeiras (V) e Falsas (F): 
 
I. ( ) Kierkegaard foi um dos filósofos que se contrapôs às proposições dominantes da época, propondo a possibilidade de uma existência singular. (p. 140)
II. ( ) Segundo Kierkegaard, a possibilidade de o ser humano assumir uma existência autêntica é quando ele estabelece relação com Deus.
III. ( ) Nas proposições de Kierkegaard, o homem é levado à angústia simplesmente porque a sua própria existência é absurda e sem sentido. 
Agora, assinale a sequência correta:
B - V FV

Outros materiais