Buscar

Filme Aos treze

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Filme: Aos Treze
 O filme “Aos Treze”, mostra uma realidade da juventude atual, a transformação que uma adolescente de treze anos tem. Tracy no início é uma menina que brinca de boneca, não tem amigas descoladas e é uma boa aluna. Mas ao entrar no colegial se depara com um mundo totalmente diferente. 
 Ao ver a jovem Evie, a garota popular da escola, ela deseja ser como ela, fazer parte do grupo que essa garota anda. Tracy busca sua identidade, o que é normal nessa fase. 
 A falta de atenção por parte do pai, a instabilidade econômica da família e o momento vivido por Tracy, a adolescência, contribuíram significativamente para que ela buscasse alterar seu comportamento para chamar a atenção e sentir-se aceita pelo menos por aquele grupo diferenciado que ela via na escola, e isto resultou num forte impacto vivenciado por sua família.
 Tracy acaba aprendendo alguns truques para se aproximar de Evie, tentando se tornar popular. Muda o modo de se vestir, e de se comportar frente a sociedade e sua família. Ela começa a se distanciar de sua mãe, a matar aulas e a cometer delitos.
 Em uma das cenas Tracy e sua amiga Evie se encontra com vários adolescentes na rampa de skate. E ao saírem com eles Tracy usa drogas pela primeira vez. Ali ela começa a ter amizades perigosa que afetam a maneira como ela age, fazendo com que ela rompesse com sua amizade antigas.
 Evie se infiltra na família de Tracy, lhe apresenta uma nova vida. Os conflitos pelo seu espaço aumentam, na medida em que as drogas começam a afetar diretamente sua saúde física e mental, e ela não aceita mais os conselhos de sua mãe ou do seu irmão, agindo com muita revolta e rebeldia. Expressa isto alterando o seu corpo, através de uma sexualidade confusa, e colocando piercings na língua e no umbigo.
 A mãe de Tracy, Melanie, tenta reaproximar o pai da garota, mas sem sucesso, o trabalho afasta as possiblidades que o pai tem de ficar com a menina. O irmão também tenta advertir o pai sobre o comportamento da sua irmã, mas percebe certa indiferença e fica frustrado com isso. Durante as mudanças de comportamento de Tracy, em vários momentos do filme percebe-se que ela não aceita o namorado de sua mãe, tem dificuldades de relacionamento com ele, e que o seu verdadeiro desejo é que seu pai estivesse mais presente para acompanhar sua vida. Sente-se rejeitada e isto afeta diretamente seu relacionamento com toda a família. Em um momento do filme ela parte para briga corporal com sua mãe e seu irmão.
 Com o passar da história Tracy e sua mãe não deixam mais Evie morar em sua casa, com isso há toda uma consequência para a vida de Tracy, pois Evie manipula as pessoas a sua volta, vingando-se de Tracy indiretamente. Ela já não a chama mais para sair, não lhe dá mais atenção, e Tracy já não participa mais dos grupinhos populares.
 O filme acaba com a cena de Tracy tendo uma explosão de sentimentos revoltantes, com sua mãe lhe consolando, mostrando quem está ao seu lado. O reencontro entre mãe e filha, apesar de não concretizado no filme, nos induz a pensar que se houvesse uma continuação no filme, haveria um novo momento para Tracy desenvolver sua adolescência de forma mais madura e saudável.
 Esse filme foi indicado na matéria psicologia dos desenvolvimentos e com esse filme ficou mais claro que histórias assim são mais comuns do que imaginamos. Por uma série de fatores, os pais deixam de enxergar que seus filhos estão crescendo e precisam de ajuda para lidar com essa nova fase de suas vidas, que naturalmente é complexa.
 Outro problema que surge, é a própria incapacidade dos pais de resolver certas questões e entender tais comportamentos de seus filhos. Adolescente não é criança nem adulto. Uma época de assumir responsabilidades, crises existenciais, crises religiosas, de elaboração de lutos, não é fácil e deve ser compreendida. Os jovens são metamorfoses ambulantes e isso contribuiu para minha formação.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais