Buscar

apol analise do discurso

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Leia o excerto de texto a seguir:
“O funcionalismo é uma corrente linguística que, em oposição ao estruturalismo e ao gerativismo, se preocupa em estudar a relação entre a estrutura gramatical das línguas e os diferentes contextos comunicativos em que elas são usadas. [...] Os funcionalistas concebem a linguagem como um instrumento de interação social, alinhando-se, assim, à tendência que analisa a relação entre linguagem e sociedade”.
Após a avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LEITÃO, Márcio. Introdução ao funcionalismo. <http://ecaths1.s3.amazonaws.com/letras/INTRODUCAO.AO.FUNCIONALISMO.1739642384.pdf>. Acesso em 23 nov. 2016.
De acordo com os conteúdos do livro-base Análise de discurso crítica: Para leitura de textos da contemporaneidade, assinale as alternativas corretas quanto à relação entre o funcionalismo e o Círculo de Praga.
I. Os fundamentos do paradigma funcionalista surgiram como parte dos estudos dos membros do Círculo Linguístico de Praga no final da década de 1920.
II. O Círculo foi fundado em 1926 e dele participaram vários linguistas importantes, como Émile Benveniste e Roman Jakobson.
III. Os membros do Círculo de Praga desenvolveram teses que continham pressupostos importantes do funcionalismo linguístico, como a concepção de língua como um sistema funcional direcionado a uma finalidade.
IV. Os estudiosos do Círculo de Praga acreditavam que a natureza das funções linguísticas determina a estrutura das línguas.
V. Firmou-se a crença de que o foco no estudo da língua não deve considerar as várias funções linguísticas e seus modos de realização.
Está correto apenas o que se afirma em:
	
	A
	I, II e IV
	
	B
	II, IV e V
	
	C
	I e II
	
	D
	I, II, III e IV
	
	E
	I, III e V
Considere o extrato de texto a seguir:
“O termo estruturalismo em linguística serve para designar uma corrente de pensamento do início do século XX, fundamentada na afirmação de Ferdinand de Saussure de que ‘a língua não é um conglomerado de elementos heterogêneos; é um sistema articulado, onde tudo está ligado, onde tudo é solidário e onde cada elemento tira seu valor de sua posição estrutural’”.
Após a avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: COSTA, Giselda dos Santos. Estruturalismo linguístico. <http://www.giseldacosta.com/wordpress/wp-content/uploads/2015/04/2063971-ESTRUTURALISMO-LINGUISTICO.pdf>. Acesso em 21 dez. 2016.
Conforme os conteúdos do livro-base Análise de discurso crítica: Para leitura de textos da contemporaneidade sobre os fatores responsáveis pelo esgotamento do modelo estruturalista, assinale V para as afirmativas verdadeiras, e F para as falsas.
I. ( ) Os linguistas procuravam um novo modelo que pudesse explicar a relação entre linguagem e sociedade.
II. ( ) O paradigma formalista ou estruturalista já não satisfazia os anseios por respostas, pois defendia uma concepção de linguagem como objeto autônomo, cuja estrutura era estudada dissociada de seu uso.
III. ( ) O modelo formalista estava relacionado ao paradigma social da língua, abordando conceitos relacionados ao uso e ao social.
IV. ( ) Os linguistas desejavam encontrar um modelo de análise que fosse mais fácil de ser aplicado e usado por qualquer pessoa.
V. ( ) O paradigma formalista ou estruturalista satisfazia os anseios por respostas, pois defendia uma concepção de linguagem como objeto autônomo, cuja estrutura era estudada associada ao seu uso.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	V – F – V – F – V
	
	B
	V – V – F – F – F
	
	C
	F – F – F – V – V
	
	D
	F – V – F – V – F
	
	E
	F – F – V – V – F
Leia o seguinte fragmento de texto:
“Em 1959, [...] Noam Chomsky publicou uma crítica ao livro Verbal Behavior, de Skinner (1957), apresentado diversos argumentos muito convincentes contra o behaviorismo. Seu argumento coloca a língua não como uma habilidade que se desenvolve através de estímulo e resposta [...], mas como um módulo da mente humana, geneticamente constituído”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GOMES, Maria Lucia de Castro. Metodologia do ensino de língua portuguesa. Curitiba: Intersaberes, 2011. p. 25.
De acordo com os conteúdos do livro-base Análise de discurso crítica: Para leitura de textos da contemporaneidade em relação à visão de Chomsky (gerativista) a respeito do desenvolvimento da linguagem humana, é correto afirmar que:
	
	A
	Os gerativistas acreditam que os seres humanos têm uma capacidade inata de desenvolver a linguagem.
	
	B
	Os gerativistas defendem a capacidade humana de memorização de fatos e datas, fator estimulante no momento do progresso da fala.
	
	C
	Chomsky considera que o estabelecimento de padrões que estimulem a fala é a única maneira de seu completo desenvolvimento.
	
	D
	Chomsky assume que os elementos sintáticos da linguagem estão desvinculados da condição humana, e portanto existe um funcionalismo no desenvolvimento da língua falada.
	
	E
	Os gerativistas argumentam que os seres humanos apenas desenvolvem a linguagem com base no alfabeto fonético da língua.
Questão 4/10 - Análise do Discurso
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Praticar a Linguística Instrumental é também aprender sobre a natureza da linguagem como um fenômeno completo, assim não existe conflito ou contradições com a Linguística Autônoma”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FOWLER, Roger. Sobre a Linguística Crítica. <http://linguagem.unisul.br/paginas/ensino/pos/linguagem/linguagem-em-discurso/0403/040309.pdf>. Acesso em 30 nov. 2016.
De acordo com os conteúdos do livro-base Análise de discurso crítica: Para leitura de textos da contemporaneidade em relação ao conceito de Linguística Instrumental, assinale a alternativa correta:
	
	A
	A Linguística Instrumental vai além da descrição da estrutura interna das línguas, considera também sua relação com o social.
	
	B
	A Linguística Instrumental desconsidera a linguagem como um fenômeno completo.
	
	C
	Para o conceito de Linguística Instrumental, a linguagem está desvinculada do social.
	
	D
	A Linguística Instrumental entende que todas as respostas estão na estrutura da língua.
	
	E
	A Linguística Instrumental baseia-se no sistema político acima de tudo, desconsiderando a estrutura da língua.
 
Questão 5/10 - Análise do Discurso
Leia o seguinte fragmento de texto:
“Meu objetivo neste capítulo é descrever a Análise Crítica do Discurso (ACD) como um método que possa ser usado na pesquisa social científica. Pretendo referir-me, especificamente, a aspectos selecionados de um objeto de pesquisa particular: o papel diferenciado da linguagem no novo capitalismo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FAIRCLOUGH, Norman (versão para o português: Iran Ferreira de Melo). Análise Crítica do Discurso como método em pesquisa social científica / Critical Discourse Analysis as a method. In: Social scientific research. <http://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/download/47728/51460>. Acesso em 28 nov. 2106.
De acordo com os conteúdos do livro-base Análise de discurso crítica: Para leitura de textos da contemporaneidade, assinale a alternativa correta em relação à maneira como a Linguística Crítica se propunha a investigar a linguagem.
	
	A
	A Linguística Crítica se propunha a investigar as relações sociais de trabalho e comunicação, focando principalmente no vínculo entre burguesia e proletariado.
	
	B
	A Linguística Crítica se propunha a pesquisar o vínculo biológico e inato do desenvolvimento da fala, de maneira a excluir os processos ideológicos envolvidos nesse processo.
	
	C
	A Linguística Crítica se propunha a isolar as questões políticas envolvidas nos processos ideológicos, de maneira a excluir a correlação entre análise linguística e questões sociais.
	
	D
	A Linguística Crítica
se propunha a investigar as metodologias etimológicas, justificando a ideia de que a análise linguística só é possível em ambiente supervisionado, desprezando as questões sociais.
	
	E
	A Linguística Crítica se propunha a investigar a inter-relação entre as questões sociais, linguísticas e ideológicas, defendendo a ideia de que a análise linguística deverá ser um instrumento valioso para o estudo dos processos ideológicos que medeiam as relações de poder e controle na sociedade.
Questão 6/10 - Análise do Discurso
Leia o trecho de texto a seguir:
“Os procedimentos de leitura contam com a consciência linguística do leitor, o que exige o confronto dos seus conhecimentos prévios com as marcas fônicas, morfossintáticas e semântico-pragmáticas do texto, e com os diversos tipos de memória, sendo os resultados de compreensão fortemente influenciados pela atenção e pela emoção”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PEREIRA, Vera Wannmacher. Estudos sobre leitura: Psicolinguística e interfaces. In: PEREIRA, Vera Wannmacher; GUARESI, Ronei (Org.). Estudos sobre leitura: Psicolinguística e interfaces. <http://ebooks.pucrs.br/edipucrs/estudossobreleitura.pdf>. Acesso em 24 nov. 2016.
De acordo com os conteúdos do livro-base Análise de discurso crítica: Para leitura de textos da contemporaneidade em relação ao processo da leitura, assinale a alternativa correta:
	
	A
	Não há distinção no processo de leitura, seja um arquivo científico ou um e-mail de colega, o processo requer o mesmo esforço interpretativo.
	
	B
	O consumo de diferentes textos requer as mesmas ações, o processo de leitura é idêntico e independe das características no texto.
	
	C
	O processo de leitura é superficial e literal, quando a decodificação exige maiores conhecimentos, é denominada ciência.
	
	D
	Diferentes textos são consumidos de maneiras diferentes, ler um arquivo científico, por exemplo, requer maior esforço interpretativo do que ler um e-mail enviado por um colega.
	
	E
	O processo de leitura é biológico e heterogêneo, a decodificação difere de acordo com as funções da linguagem no texto.
Questão 7/10 - Análise do Discurso
Leia o trecho de texto a seguir:
“A abordagem da Análise Crítica do Discurso [ACD] tem base na teoria social, levando em consideração pensadores como Marx e Althusser, ou seja, a ideologia presente no discurso analisado pela ACD é objeto principal de exame. Fairclough coloca o discurso, a língua, como principal ferramenta ideológica nas lutas de poder”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PORTO, Gabriel. Análise do discurso. <http://www.infoescola.com/linguistica/analise-do-discurso/>. Acesso em 24 nov. 2016.
Conforme os conteúdos do livro-base Análise de discurso crítica: Para leitura de textos da contemporaneidade em relação à atuação dos pesquisadores dos estudos críticos do discurso, é correto afirmar que esses pesquisadores:
	
	A
	Comprometem-se com o estudo privado das culturas religiosas de cunho circunstancial.
	
	B
	São omprometidos com o desenvolvimento de filosofias que prezem pela manutenção de teorias clássicas desassociadas de discursos sociais.
	
	C
	São comprometidos social e politicamente com a igualdade e a justiça social, são interessados na maneira como o discurso produz/reproduz a dominação social.
	
	D
	Atentam para as questões relacionadas a teorias estruturais da gramática e aquisição de linguagem.
	
	E
	São comprometidos diretamente com os estudos sobre a alfabetização de jovens e adultos e questões relacionadas à igualdade étnico-racial.
Questão 8/10 - Análise do Discurso
Considere a citação a seguir: 
“No final dos anos 1960, Michel Pêcheux (1938–1983), então pesquisador da École Normale Supérieure (ENS Paris), propõe a teoria da análise de discursona França. Para a proposição de sua teoria, Pêcheux baseou-se em importantes estudos realizados por Canguilhem e Althusser”. 
Após a avaliação, caso queira ler integralmente o texto base, o mesmo está disponível em: BRASIL, Luciana Leão. Michel Pêcheux e a teoria da Análise de Discurso: Desdobramentos importantes para a compreensão de uma tipologia discursiva. <https://www.revistas.ufg.br/lep/article/viewFile/32465/17293 acesso em 23/11/2016>. Acesso em 21 dez. 2016.
Tendo em vista os conteúdos do livro-base Análise de discurso crítica: Para leitura de textos da contemporaneidade, assinale a alternativa correta quanto à importância, para a Análise do Discurso, da publicação do livro de Michel Pêcheux.
	
	A
	A Linguística passou a ser uma ciência livre de conceitos sociais e antropológicos, focando apenas na estrutura empírica.
	
	B
	Os estudos relacionados à Análise do Discurso passaram por um processo de dessocialização, focando nas questões relacionados ao signo e ao significado.
	
	C
	Os estudos linguísticos passaram a focar na estrutura prática da aquisição da linguagem, com atenção especial para o método de estímulo intelectual e resposta empírica.
	
	D
	A Linguística passou a se preocupar muito mais em analisar as questões relacionadas à língua, ao discurso e às práticas sociais.
	
	E
	A linguística passou a focar na questão dissocial do discurso falado, enfatizando a questão estrutural e concreta das teorias linguísticas.
Questão 9/10 - Análise do Discurso
Leia o fragmento de texto a seguir:
“No campo dos estudos da linguagem, a Análise do Discurso (doravante AD) é um campo interdisciplinar que encara a linguagem no que diz respeito ao seu uso por sujeitos sociais em contextos sócio-históricos específicos. Nesse sentido, o discurso, como aponta Maingueneau [...], ‘designa menos um campo de investigação delimitado do que um certo modo de apreensão da linguagem’”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CORRÊA-ROSADO, Leonardo Coelho. Teoria semiolinguística: Alguns pressupostos. <http://periodicos.unincor.br/index.php/memento/article/view/1826>. Acesso em 24 nov. 2016.
De acordo com os conteúdos do livro-base Análise de discurso crítica: Para leitura de textos da contemporaneidade, a Análise do Discurso Crítica é considerada uma área de investigação linguística interdisciplinar, pois:
	
	A
	Faz análises estritamente com base nos conhecimentos sintáticos e estruturais da língua em questão.
	
	B
	Necessita de outras áreas das ciências para fazer análises discursivas, baseadas nos conceitos biológicos do inatismo.
	
	C
	Precisa, para fazer análises discursivas com base na linguagem oral, analisar os diferentes grupos ortográficos para fazer análises discursivas com base na linguagem oral.
	
	D
	Necessita de outras áreas das ciências para fazer análises discursivas com base na linguagem e na sociedade.
	
	E
	Analisa apenas os textos poéticos, visto que são as principais fontes para a análise da linguagem.
Questão 10/10 - Análise do Discurso
Leia o fragmento de texto a seguir:
“A conexão entre o texto e a prática social é vista como mediada pela prática discursiva: de um lado, os processos de produção e interpretação são formados pela natureza da prática social, ajudando também a formá-la e, por outro lado, o processo de produção forma (e deixa vestígios) no texto, e o processo interpretativo opera sobre ‘pistas’ no texto”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RESENDE, Viviane de Melo; RAMALHO, Viviane C. Vieira Sebba. Análise de Discurso Crítica: Do modelo tridimensional à articulação entre práticas - implicações teórico-metodológicas. <http://linguagem.unisul.br/paginas/ensino/pos/linguagem/linguagem-em-discurso/0501/050109.pdf>. Acesso em 24 nov. 2016.
De acordo com os conteúdos do livro-base Análise de discurso crítica: Para leitura de textos da contemporaneidade, é correto afirmar que os fatores que ajudaram a consolidar a Análise do Discurso Crítica como área de investigação linguística foram:
A
	O lançamento do periódico Discourse and Society, editado pelo linguista holandês Teun van Dijk, e um simpósio na Universidade de Amsterdã em 1991, que reuniu vários linguistas interessados na área.
	
	B
	A publicação do manifesto modernista na Semana de Arte Moderna em São Paulo e o lançamento do periódico sobre teoria marxista e variação gramatical publicado em 1975.
	
	C
	A publicação do livro Curso de Linguística Geral, de Ferdinand de Saussure, e a publicação do livro Syntactic Structures, de Chomsky.
	
	D
	A publicação do livro Syntactic Structures, de Chomsky, e a publicação do manifesto modernista na Semana de Arte Moderna em São Paulo.
	
	E
	O lançamento do periódico sobre teoria marxista e variação gramatical publicado em 1975 e a venda do periódico Discourse and Society, editado pelo linguista holandês Teun van Dijk.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando