Buscar

Identificação de Proteínas e Carboidratos em Alimentos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Polimig – Curso Técnico de Química – Química Orgânica Prática – 3º Módulo
Escola Politécnica de Minas Gerais
Curso Técnico de Química
Química Orgânica Pratica
Identificação de Proteínas e carboidratos nos alimentos através dos testes de Biureto e Lugol
Thais dos Santos Mauricio
231Q – Manha
Prof: NailaMarilac
Belo Horizonte – 2012
Introdução
Os carboidratos, ou hidratos de carbono, são compostos orgânicos feitos de átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio. É o principal fornecedor de energia para o funcionamento orgânico.As principais fontes de carboidratos são o açúcar (doces, hortaliças e leite), os cereais e os grãos, portanto, são encontrados nas frutas, mel, sucrilhos, aveia, granola, arroz, feijão, milho, pipoca, farinhas, pães, bolos e demais massas.Estes alimentos são divididos em dois grupos: simples e complexos. Carboidratos simples são os açúcares e carboidratos complexos são os amidos e os glicogênios (encontrados nos músculos e fígado).
A absorção dos carboidratos é bastante rápida, sendo que a energia é colocada à disposição do corpo imediatamente após a ingestão. Mas, da mesma forma, suas reservas esgotam-se em aproximadamente meio dia após a última refeição.
Teoricamente, poderíamos viver perfeitamente sem eles, extraindo a energia necessária das gorduras e proteínas. Porém, tanto pelo paladar, como pela facilidade de absorção, mais da metade da dieta de todos nós é composta de carboidratos.
Proteínas, outra categoria de alimentos indispensável ao ser humano, principal componente da massa celular. A elas cabe a parte mais ativa na constituição do corpo, tendo papel fundamental na formação no crescimento, regeneração e substituição de diferentes tecidos, principalmente dos músculos.
Elas podem ser encontradas em vegetais, cereais, legumes e carnes, mas as proteínas dos vegetais são chamadas incompletas, porque não contêm todos os aminoácidos necessários ao organismo. Por isso, as proteínas de origem animal são as mais recomendadas e estão nas carnes, ovos, leite e seus derivados.
O ser humano precisa ingerir, em média, trinta a cinqüenta gramas de proteínas por dia, o que corresponde a um bife de aproximadamente 150g.
O reagente de biureto é um reagente analítico feito de hidróxido de potássio (KOH) e sulfato de cobre (II) (CuSO4), junto com tartarato de sódio e potássio (KNaC4H4O6·4H2O). Este reagente de coloração azul torna-se violeta na presença de proteínas, e muda para rosa quando combinado com polipeptídeos de cadeia curta. O hidróxido de potássio não participa na reação, mas meramente gera um meio alcalino no qual a reação ocorre.
O lugol ou solução de lugol é uma solução de I2 (1%) em equilíbrio com KI (2%) em água destilada. Foi nomeada em honra ao médico francês J. G. A. Lugol. O iodeto de potássio é adicionado para aumentar a solubilidade do iodo por formação do ânion triatômico I3-.
Este reativo reage com alguns polisacarídeos como os amidos, glicogênio e certas dextrinas, formando um complexo de inclusão termolábilque se caracteriza por ser colorido, dando cor diferente segundo as ramificações que apresente a molécula. Com os amidos a coloração típica é o azul escuro e com as dextrinas, o vermelho.
Objetivo
Identificar a presença de carboidratos e proteínas nos alimentos através dos testes de Biureto (usado para identificar proteínas) e o Lugol (usado para identificar carboidrato).
Materiais e Reagentes
	Tubos de ensaio
Suporte para tubos de ensaio
Pipeta de Pauster
Bequer50ml
Placa de petri
Espátula
Almofariz
	Clara de ovo
Gema de ovo
Feijao
Macarrao
Arroz
Carne
Batata
Teste de Biureto (CuSO4+NaOH)
Teste de Lugol (I2)
Procedimentos
Coloca-se uma quantidade razoável de cada alimento utilizando a espátula em tubos de ensaios diferentes, o feijão é necessário moer utilizando o almofariz, retira-se a casca e coloque-o no tubo, dois tubos com cada alimento.
Adiciona-se 1 ml de teste de Biureto em cada tubo de ensaio contendo os reagentes sem repetir, identificando-os cada um com o nome do reagente correspondente.
Adiciona-se 1 ml de teste de Lugol em cada tubo de ensaio contendo os reagentes sem repetir, identificando-os cada um com o nome do reagente correspondente.
Observa-se e anotam-se os resultados.
Resultados e Discussões
A tabela abaixo mostra o resultado dos testes ao adicionar os respectivos reagentes nos tubos de ensaio com cada alimento. Mostrando que quando ocorre à alteração de cor identifica-se a presença de carboidrato ou proteína (resultado positivo).
Tabela 1 Alteração de cor ao adicionar o reagente
	
	Clara de ovo
	Gema de ovo
	Feijão
	Macarrão
	Arroz
	Carne
	Batata
	Biureto 
	Violeta intenso
	Violeta
	Pontos violetas
	Não sofre alteração
	Poucos pontos violetas
	Pontos violetas lentamente
	Não sofre alteração
	Lugol 
	Azul
	Azul
	Não sofre alteração
	Não sofre alteração
	Não sofre alteração
	Pontos azuis lentamente
	Não sofre alteração
A ausência de alteração na cor indica ausência de proteína no caso do reagente Biureto, e ausência de carboidrato no reagente Lugol.
Conclusões
Conclui-se a eficiência dos testes para identificação de proteínas e carboidratos em alimentos e o que contem em cada alimento que é importante para nossa sobrevivência, energia e composição do corpo.
Referencias Bibliográficas
http://www.faac.unesp.br/pesquisa/nos/bom_apetite/nutricao/tip_ali.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Reagente_de_biureto
http://pt.wikipedia.org/wiki/Lugol

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais