Buscar

Pequenas ações, grandes resultados no contexto escolar

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINTER
GRAZIELI MOURA PEREIRA
MEIO AMBIENTE, INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE
Pequenas ações, grandes resultados no contexto escolar.
OURINHOS
2016
GRAZIELI MOURA PEREIRA
MEIO AMBIENTE, INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE
Pequenas ações, grandes resultados no contexto escolar.
Trabalho acadêmico apresentado como requisito para conclusão das disciplinas de Fundamentos Históricos da Educação Brasileira e Estudos das relações étino-raciais para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana / B 2016 - FASE II, do Curso de Licenciatura em Artes Visuais do Centro Universitário Uninter.
OURINHOS
2016
SUMÁRIO
RELATO DE EXPERIÊNCIA	04
FOLDER	06
REFERÊNCIAS	07
RELATO DE EXPERIÂNCIA
Pequenas ações, grandes resultados no contexto escolar.
	Como é bom voltar no tempo e poder recordar o passado, momentos bons que vivi nos tempos de escola, ensino básico, onde estamos abertos a aprender e descobrir coisas novas. Em 1999, eu estudava na escola Justina de Oliveira Gonçalves em Ourinhos – SP, minha cidade de origem, onde lá começamos a trabalhar em um projeto de reciclagem e descarte responsável. O projeto era fazer um grupo de coletas, onde cada sala passava pela comunidade em que reside recolhendo os lixos recicláveis e pedindo para os vizinhos e familiares.
 	O intuito do projeto era fazer com que nós alunos, pudéssemos entender o quanto é importante cuidar do nosso ambiente, pois se uma garrafa plástica ou sacola é jogada em local inapropriado como rios e matas, ela vai demorar muitos anos para decompor, e assim de pouco em pouco a poluição vai acontecendo.
	Fomos motivados a participar do projeto, pois no final a sala que mais arrecadasse recicláveis ganharia um passeio. Isso fez com que os alunos se empenhassem muito para conseguir o máximo de coletas. Eu me lembro de como me esforcei para conseguir ganhar o passeio, mas infelizmente a sala ganhadora não foi a minha, mesmo assim, todos os dias dedicados ao projeto valeram a pena quando vi a quantidade de lixo que conseguimos recolher, um lixo que talvez na maioria das vezes estaria jogado em qualquer lugar, e que através desse projeto e da colaboração dos alunos pode ser destinado a um lugar apropriado para reciclagem.
	Outros projetos foram iniciados a partir desse, como trabalhos com a reutilização de alguns materiais recicláveis, transformando-os em outros objetos a ser utilizados, como por exemplo, latas em porta canetas ou maquiagens, caixotes de madeira em porta revistas ou decoração em jardins, entre outros.
	Participei também de um desfile onde os próprios alunos confeccionavam suas roupas usando materiais recicláveis, como sacos plásticos, tampinhas, garrafas pet, lacres de latinhas. Tudo virou a maior festa, mas não poderíamos deixar o objetivo principal de lado, que era nos conscientizar sobre a importância de cuidar do meio ambiente.
	Eu participava do Grêmio estudantil e junto com meus colegas, fazíamos cartazes para colar na escola e também pela comunidade, sobre a conscientização de não jogar lixo no chão. Tentamos fazer com que cada aluno fizesse a sua parte para que juntos cuidássemos da escola, já que era onde passávamos a maior parte do dia.
	São boas lembranças, mas hoje vejo que daquele tempo pra cá, não teve nenhuma melhora, acho que dia após dia nossa cidade, o país e o mundo todo vem sofrendo cada vez mais, muitos lixos que causam alagamentos, muita poluição não só de lixos mas também do ar, através dos veículos e industrias e o desmatamento.
	Quando era criança me fizeram acreditar em um mundo melhor, e tenho feito isso até hoje, continuo acreditando que ainda vamos vencer a falta d’água, a poluição, o desmatamento, o aquecimento global e os demais problemas que afetam e prejudicam o mundo em que vivemos.
	
FOLDER
REFERÊNCIAS
http://www.suapesquisa.com/ecologiasaude/sustentabilidade.htm. Acesso em: 17/08/16
	
http://www.envolverde.com.br/opiniao/por-que-tanto-medo-da-sustentabilidade/. Acesso em: 17/08/16
http://www.brasilsustentavel.org.br/sustentabilidade. Acesso em: 17/08/16
http://www.significados.com.br/sustentabilidade/. Acesso em: 17/08/16
http://www.atitudessustentaveis.com.br/sustentabilidade/sustentabilidade/. Acesso em: 17/08/16
https://sustentabilidade.sescsp.org.br/conceito-de-sustentabilidade. Acesso em: 17/08/16
http://unesdoc.unesco.org/images/0013/001399/139937por.pdf. Acesso em: 17/08/16
http://brasilescola.uol.com.br/educacao/sustentabilidade.htm. Acesso em: 17/08/16

Continue navegando