Buscar

Eletrização Estática e Geradores

Prévia do material em texto

Processo de eletrização:
Descreva o observado ao aproximar as faces das tiras plásticas.
Houve uma repulsão, porque as duas tiras ao serem atritadas com o papel toalha, adquirem cargas de mesmo sinal.
Admitindo que o plástico recebe elétrons ao ser atritado, justifique os sinais das cargas nas tiras plásticas e o sinal da carga que ficou no material utilizado para atritá-las.
Ao serem as tiras de plástico obtêm carga de sinal negativo por receberem elétrons do material utilizado para atritá-las que por sua vez ganham carga de sinal positivo ao ficarem com seu número de prótons maior que o de elétrons.
Refaça a atividade anterior, atritando duas tiras de materiais diferentes, uma de plástico e outra de papel. Erga as tiras de plástico, carregadas por atrito, e aproxime suas faces uma da outra. Descreva o observado e justifique.
Eles se atraem. Ao serem atritados dois corpos neutros de materiais diferentes, eles adquirem cargas de sinal oposto e mesmo modulo, portanto, de acordo com os princípios da eletrostática, ocorre a atração entre corpos de carga opostas.
Com canudos, construa um pêndulo elétrico. Aproxime o pendulo o plástico da caneta ou régua previamente atritado na roupa. Você vai verificar que a bolinha do pêndulo é atraída, encosta no plástico e, em seguida, é repelida. Explique o que aconteceu em termos de fenômenos elétricos para justificar tal ocorrência. Haveria possibilidade de calcular força e campo elétrico?
Através do processo de indução ocorre o deslocamento de cargas no pêndulo criando dois polos onde há uma força de atração sobre ele e o plástico que foi carregado por atrito. Por sua vez ao encostar no plástico suas cargas são distribuídas entre os dois corpos, deixando os dois com cargas de mesmo sinal, onde ocorre a repulsão. Sim, pois forma um vetor
Quais são os riscos e vantagens proporcionadas pela eletrização estática?
Um dos principais riscos proporcionadas por ela são a geração de raios que são fenômenos muito perigosos, além disso a eletricidade estática não é tangível e por isso mesmo seu risco é maior, sua manifestação em locais onde há risco de explosão, como postos de gasolina, é extremamente perigosa. Porem pode ser muito vantajoso podendo ter várias utilidades nas industrias, tais como pintura de automóveis ou até mesmo para remover partículas sólidas em chaminés industriais.
Gerador eletrostático:
Fixe com uma fita crepe tiras de papel no gerador eletrostático na parte interna e externa. Comente o observado, justificando sua resposta.
Ao ser ligada a carga que fica na superfície da esfera metálica se dirigem para as pontas das tiras de papel e graças ao princípio da repulsão, podemos observar o distanciamento do papel. Ao tocarmos nas tiras de papel com a ponta dos dedos, aterramos a carga ali presente, fazendo assim as tiras retrocederem a sua posição inicial, reiniciando o processo.
Ligue o gerador eletrostático e aproxime a esfera menor da cabeça do gerador. Observe o fenômeno e justifique a causa da faísca e o ruído. Se o ar é um isolante, como nesse caso, há condução de eletricidade?
O ar até um determinado limite, não conduz energia sendo assim um isolante, quando ultrapassamos esse limite, o ar acaba se tornando condutor, ocorrendo ruptura dielétrica e escoamento de sua carga formando assim arcos elétricos, o que causa faíscas e ruídos.
Como funciona o gerador de Van De Graff?
Um motor rotaciona uma correia isolante que passa por duas polias. A segunda polia encontra-se dentro da cúpula de descarga. Através de pontas metálicas a correia é atritada na parte superior e inferior, onde esse metal faz a separação de cargas eletrizando a esfera metálica ao se acumulam na sua superfície.
Gaiola de Celular (blindagem eletrostática):
Observe e explique o que acontece.
O celular perdeu o sinal quando estava enrolado no papel alumínio. Porque no interior do papel alumínio o equilíbrio eletrostático é nulo e também, assim o papel serviu como uma blindagem eletrostática, protegendo o celular de qualquer ação de forças externas. Sendo assim, toda onda eletromagnética que chegaram até o celular ficaram distribuídas na superfície do papel alumínio.

Continue navegando