Buscar

Resumo Hegel Introdução

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resumo Sobre Hegel.
Introdução
Este breve intróito ao pensamento político hegeliano traz uma singela colaboração na leitura da filosofia social de Hegel. Como instrumento propedêutico, torna-se um subsídio para o leitor adentrar no sistema filosófico criado por ele. Nossa pretensão é trazer a lume uma visão inicial desse sistema, possibilitando maior e melhor aproveitamento da leitura e compreensão da doutrina existente. Hegel construiu um sistema filosófico auto-suficiente, que tem como característica essencial o desenvolvimento de um método dialético que propõe estudar a realidade, para compreender e expressar a situação real do mundo.
Hegel afirma que este conjunto ética e Estado - professa alguma verdade que outrora, reconhecida como o desenvolvimento das leis, a moral pública e os sistemas religiosos, desde o desenvolvimento do direito se encaminharam ao progresso que tem alcançado. Mas também, a limitação que o direito impõe ao indivíduo é reconhecido como contrária à liberdade, uma vez que este último exorta o sujeito a agir de acordo com o que estiver pré-estabelecido. Mas ainda assim homem é livre, somente na medida em que prossegue dentro do que estiver reconhecido de aceitado - na realidade singular que a autodeterminação o conduz. Esta idéia de liberdade, forma um papel fundamental no desenvolvimento do direito individual, e o homem, considerado como substância ética da sociedade civil, somente desenvolve todo seu dever em face da liberdade.
Liberdade é um conceito absoluto em Hegel, com o mesmo fim da autoconsciência que se determina a moldar e trabalhar o conteúdo da sua vontade. Temos que o mundo ético (sendo o Estado, a razão) é resultante do elemento da autoconsciência, não tem a mesma sorte de ter a base da razão que lhe garanta como força, potência. O universo espiritual corresponde ao mundo do acaso e do capricho da vontade divina, abandonado por deus.
Traremos um brevíssimo apontamento histórico, fatos que podem ter influenciado Hegel em seus escritos políticos. Cumpre-nos, inicialmente, situar Hegel dentro do panorama histórico-filosófico de sua época para que possamos ter uma visão contextualiza da importância de sua obra. Como data inicial tomaremos 1770, ano de seu nascimento Stuttgart/Alemanha. Aos 18 anos iniciou teologia. Em 1801 tornou-se professor de filosofia na universidade de Jena, publicando lá a Fenomenologia do Espírito (1807) e a Ciência da Lógica (1812-1816). Ainda como professor agora em Heidelberg publicou a enciclopédia das ciências filosóficas (1817). Como professor na universidade de Berlim, publicou sua Filosofia do Direito (1829). Faleceu e 1831, com obras póstumas resultado de sua docência em Berlim: Estética, Filosofia da Religião, História da Filosofia e Filosofia da História. "Viveu intensamente os momentos políticos de seu tempo, daí ter quando sua reflexão para direito e constituição. Deixou assim um escrito sobre a constituição alemã."

Outros materiais