Buscar

REVISÃO DIREITO CIVIL II-PARTE 1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

DIREITO CIVIL II – PARTE 1
DIREITO DAS OBRIGAÇÕES
Assim, o CC de 1916 preocupava-se muito mais com o ter ( o contrato e a propriedade) do que com o ser (os direitos da personalidade e da dignidade da pessoa humana);
DIREITO CIVIL CONSTITUCIONAL – Veio a dar suporte, coexistência harmônica, desse polissistema, formado pelo Código, estatutos jurídicos e leis especiais.
PRINCIPIOS NORTEADORES DO CÓDIGO CIVIL DE 2002
 ETICIDADE *						SOCIALIDADE **		 OPERABILIDADE ***		
 Valores éticos no ordenamento			Contrapõem o sistema individualista Maiores poderes hermenêuticos ao magistrado
Jurídico. Art.113. Os negócios jurídicos 		e patrimonialista do sistema de 1916.		 verificando no caso concreto as necessidades
devem ser interpretados conforme a boa-fé 		Art.421. A liberdade de contratar será exercida	 de exigir a tutela jurisdicional. Art.927. Aquele que
e os usos do lugar de sua celebração.		em razão e nos limites da função social do contrato. por ato ilícito (arts. 186 e 187), causar dano a outrem, fica 
												 obrigado a repará-lo. 
CONCEITO DE DIREITO DAS OBRIGAÇÕES=>Complexo de normas que rege relações jurídicas de ordem patrimonial, as quais têm por objeto prestações de um sujeito (credor-ativo) em proveito de outro (devedor-passivo) a quem incumbi o dever de cumprir, espontânea ou coativamente, uma prestação de dar, fazer ou não fazer. EXEMPLOS: Entrar no ônibus (obrigação recíproca- o ônibus te leva a algum lugar e você paga o serviço),acender a luz de casa(outra obrigação- concessionária de fornecer energia elétrica e você de pagar o fornecimento).
FINALIDADE=>A principal finalidade do direito das obrigações consiste exatamente em fornecer meios ao credor para exigir do devedor o cumprimento da prestação.
OBRIGAÇÃO em sentido estrito – dever jurídico (debitum) de dar, fazer, ou não fazer;
OBRIGAÇÃO Em sentido amplo significa relação jurídica que vincula o credor e o devedor. É o vínculo obrigacional.
 Obrigação (debitum) é diferente de responsabilidade (obligatio), por somente se configurar esta última quando a prestação pactuada não é adimplida.
DIFERENÇA ENTRE RESPONSABILIDADE E DÉBITO
O débito é o dever, a dívida seria o schult (para os alemães). Já a responsabilidade seria haftung(para os alemães). A regra geral: Quem deve responde. Se você pediu um empréstimo a execução será contra o seu patrimônio; se você esta devendo sua casa será penhorada.
Exemplo 1: schuld sem haftung (debito sem responsabilidade)=>divida prescrita (sujeito deve mas prescreveu o prazo),outra dívida de jogo.
Haftung sem schuld (responsabilidade sem débito)=>Fiador responde pelo débito alheio, outro exemplo 2: obrigação decorrente de contrato de locação móvel urbano e o inquilino não pagou divida(R$ 50.000,00) e a fiadora tem só uma casa , esta será penhorada.Na fiança não se alega bem de família.Lei 8.009/90(Art.3°.inciso VII). exemplo 3: Patrão (haftung) e empregado (schuld); O hotel responde pelo ilícito do hospede, o estado (haftung)responde pelo ilícito do agente público(schuld).
OBSERVAÇÃO: 
*AS PESSOAS TEM QUE AGIR DE BOA-FÉ, OS CONTRATANTES DEVEM AGIR DE MODO ZELOSO, ASSEGURAR A OUTRA PARTE UMA COLABORAÇÃO PLENA.
**SIGNIFICA QUE O CÓDIGO ESTA PREOCUPADO COM A FUNÇÃO SOCIAL
*** O CÓDIGO É OPERAVEL, DE FÁCIL MANUSEIO, É A CONSTITUIÇÃO DO SER HUMANO É O CÓDIGO VOLTADO PARA O CIVIL. EX: DIFERENCIAÇÃO DO PRAZO DE PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA (PRESCRIÇÃO Arts. 205 E 206 E OS DEMAIS DECADÊNCIA-AULAS DE CIVIL I DO PROF° SAMUEL).
Diferenças entre os Direitos Reais e os Direitos Obrigacionais:
	
	Objeto
	Violação
	Duração
	Usucapião
	Sujeito passivo
	Tipicidade
	DIREITO REAL
	 É determinado; é corpóreo*
	Por ação ex: invadir propriedade alheia
	permanentes*
	Usucapivéis
	Absoluto (toda a sociedade) ERGA OMNES* pois toda a sociedade precisa respeitar minha propriedade sobre meus bens
	Típicos (criados pela lei tão somente)*
	DIREITO OBRIGACIONAL
	Indeterminado até a satisfação do crédito; incorpóreo
	Por omissão (em geral) * ex: deixar de pagar a dívida
	Temporários
	Não se adquirem pela usucapião*
	Relativo (o devedor); só posso cobrar a dívida do devedor e não de todos
	 Atípicos (art. 425 – criação de contratos)
* Art. 1225; art. 33 da lei 8245/91; DL 911/69 e Arts. 1361 a 1368 do CC.
Obrigações “Propter rem”=>Obrigação que surge pela simples aquisição de um direito real proprietário, automaticamente torna a pessoa devedor das obrigações referentes ao condomínio, IPTU, ou seja, essas obrigações são “propter rem”.São obrigações que surge pelo direito real de propriedade, a obrigatoriedade ou não do promitente comprador pagar as obrigações “propter rem”, ele ainda não é proprietário do bem, não titulariza o direito real de propriedade e sim aquisição a coisa, mas responde pelas obrigações desde que esteja na posse do bem.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando