Buscar

Funcoes Economicas do Governo

Prévia do material em texto

NOÇÕES SOBRE ECONOMIA
O ESTADO PROMOVENDO O BEM-ESTAR DA SOCIEDADE
	A ação do Estado, quer do ponto de vista econômico, quer jurídico, supõe-se que esteja voltada para o bem-estar da população.
 As funções econômicas do Setor Público
Função alocativa - relaciona-se à alocação de recursos por parte do governo a fim de oferecer bens públicos (rodovias, segurança), bens semi-públicos ou meritórios (educação e saúde), desenvolvimento (construção de usinas).
 A presença do Estado é necessária no sentido de coordenar o ajuste na alocação de recursos de Bens e Serviços a serem ofertados aos agentes econômicos, e que, supostamente, serem mais difíceis de ser adquiridos pelas famílias de baixa renda.
NOÇÕES SOBRE ECONOMIA
Função distributiva - é a redistribuição de rendas realizada através das transferências, dos impostos e subsídios governamentais. 
A intervenção do Estado torna a sociedade menos desigual em termos de renda e riqueza, buscando uma melhor qualidade de vida para a população como um todo. 
Um bom exemplo é a destinação de parte dos recursos provenientes de tributação ao serviço público de saúde, serviço o qual é mais utilizado por indivíduos de menor renda. 
Benefício da Prestação Continuada) da Lei Orgânica da Assistência Social (BPC-LOAS) garante que as pessoas portadoras de necessidades especiais e com idade superior a 65 anos recebem o auxílio de um salário mínimo. Entretanto, para ter acesso ao valor, a renda per capita deve ser inferior a ¼ do salário- mínimo. 
2
NOÇÕES SOBRE ECONOMIA
Função estabilizadora - é a intervenção do Estado na economia pela aplicação e utilização de políticas econômicas: Fiscal (Receitas e Gastos), Monetária (Taxa de juros) e Cambial (câmbio), a fim de promover empregos, desenvolvimento e, principalmente como diz a nomenclatura, a estabilidade, diante da incapacidade do mercado não conseguir o atingimento por conta própria.

Continue navegando