Buscar

1. Fundamentos de Imunologia (Mickey)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Fundamentos de Imunologia
As principais células do sistema imune são as células do sangue. Principalmente os leucócitos
O hemograma é composto por:
Leucócitos
Eritrócitos
Plaquetas
Os linfócitos, as células apresentadoras de antígenos e as células efetoras são as principais células do sistema imunológico. 
A série branca é o que mais interessa para a imunologia. Os leucócitos, ou glóbulos brancos são células nucleadas produzidas na medula óssea e encontradas no sangue, com formato esférico, tamanho e volume superiores às hemácias.
Sua função é proteger o organismo, de maneira imunitária, contra agentes patológicos causadores de doenças, utilizando para isso a produção de anticorpos.
Os leucócitos são classificados de acordo com a granulosidade do citoplasma e a quantidade de lóbulos nucleares. Sendo assim, são divididos em dois grupos:polimorfos ou  granulócitos (núcleo da célula é dimorfo, não é redondo) e mononucleares ou agranulócitos (não possui grânulos no citoplama e além disso o núcleo é mais constante não sofrendo estrangulamento como as outras células).
Os granulócitos apresentam grânulos específicos em seu citoplasma e são classificados em três tipos, conforme a afinidade dos grânulos: neutrófilos, eosinófilos e basófilos. Já os agranulóides podem ser monócitos e linfócitos.
Ose ou citose = aumento
Filia = aumento
Penia = diminuição
Ex: leucocitose, leucopenia, linfocitose, monocitose....
NEUTRÓFILO
Neutrófilos estão envolvidos na defesa contra infecções bacterianas e outros pequenos processos inflamatórios. Também são chamados micrófagos e são o tipo mais abundante no sangue humano. Geralmente morrem após a fagocitose, dando origem ao pus.
Estágios evolutivos da mesma linhagem do neutrófilo. O segmentado é mais encontrado no sangue (maduro), bastonete na medula e no sangue e o metamérico na medula. Como um todo os neutrófilos devem constituir em maior numero na forma segmentada. 
No estágio evolutivo, que são três, o núcleo vai se encolhendo, sofrendo invaginação, estrangulamento e termina em três lóbulos. 
Os neutrófilos são móveis e fagocitários. São a primeira linha de defesa do organismo, já que são atraídos pela quimiotaxia até os microorganismos patogênicos, destruindo-os.
Citocina -> medula libera neutrófilos
- núcleo segmentado com estrangulamento separados em 2 lóbiulos nucleares
- função = fagocitode
- linhagem: mieloide
- os grânulos finos contém enzimas que possuem H2O2 para facilitar na fagocitose. 
EOSINÓFILO
Com núcleo bilobado e com o citoplasma preenchido por muitos grânulos róseos. Móveis e fagocitários, atuam nos organismos envolvidos por reações alérgicas. Os eosinófilos liberam a hidrocortizona, um hormônio que diminui essas reações alérgicas e a quantidade de eosinófilos no sangue.
Comuns na mucosa intestinal, atacam organismos grandes demais para serem fagocitados. Eosinófilos estão aumentados nas infecções parasitárias por helmintos e processos alérgicos. Têm um núcleo celular bilobulado. 
- segmentação do núcleo com estrangulamento e dois lóbulos nucleares
- granulações são mais evidentes se comparadas ao neutrófilo. Possuem muita histamina
- não são fagócitos profissionais
- seu estrangulamento em quadros de alergia produzem intensa coceira e vermelhidão devida a intensa vasodilatação causada pela histamina. 
BASÓFILO
Normalmente em pequeno número, cerca de 0,5% do total de leucócitos, possuem um núcleo irregular em forma de “S”. Os basófilos são móveis e fagocitários, possuem uma função desconhecida, que acredita-se ser a liberação da heparina no sangue, uma espécie de anticoagulante. Isso supostamente estaria ligado a processos alérgicos e inflamatórios.
- Também realiza desgranulação (liberação de histamina/heparina)
- Em um aumento maior que 10 a 15% suspeitar de leucemia ou alguns casos mielodisplásicos. 
- Granulação maior e mais densa
MASTÓCITO
O mastócito é “o basófilo” do tecido conjuntivo, originado de células hematopoiéticas situadas na medula óssea. Contém no seu interior uma grande quantidade de grânulos cheios de histamina  e heparina. O seu papel mais conhecido é na reação alérgica. Desempenha também um papel de proteção, estando envolvido no sarar das feridas e na defesa contra organismos patogênicos.
O mastócito não pode ser confundido com o basófilo, pois têm origens diferentes. Tanto o basófilo quanto o mastócito se originam da medula óssea e suas semelhanças levaram a acreditar que um se diferenciava no outro, no entanto evidências experimentais mostraram que seus precursores na medula são diferentes. O basófilo sai da medula óssea no seu estado maduro e os mastócitos circulam na sua forma imatura, apenas amadurecendo no tecido de atuação.
**
MONÓCITO
Os monócitos desenvolvem-se a partir da medula óssea, circula depois na corrente sanguínea por poucos dias e finalmente deslocam-se para os tecidos onde, por razões históricas, são denominados macrófagos. 
Os monócitos que migram do sangue para os tecidos são denominados macrófagos.
- célula apresentadora de antígeno
-identifica o antígeno
Ex: uma bactéria possui uma molécula de manose (açúcar). Esta é identificada pelo macrófago que irá fagocitá-la e apresentar para o linfócito T um pedaço dessa bactéria para que o linfócito reconheça e sinalize a produção de Ac. 
LINFÓCITOS
Os linfócitos são encontrados no sangue contribuindo para 20-30% dos leucócitos. São agranulados e de citoplasma homogêneo. Esta porcetagem aumenta nos casos de infecções virais. Numa rejeição de transplante, observamos grande aumento de linfócitos.
Reconhece antígenos pelo resto da vida (naive = ainda não reconheceu determinado antígeno). É uma célula específica e produz resposta imune específica.
São três os tipos de linfócitos: Natural Killers (ou células NK), linfócitos T e linfócitos B.
- reconhecimento de antígeno = Linfócito T
- produção de anticorpos = Linfócito B
Linfócitos são mais comuns no sistema linfático. Os quatros tipos principais são:
Linfócitos B: Células B produzem anticorpos que se ligam ao patógeno para sua posterior destruição. Células B também são responsáveis pelo sistema de memória ("guardam resposta contra um novo ataque do mesmo agente patógeno").
Linfócitos T Auxiliares ou (CD4+): coordena a resposta imune, estimulando a ação dos linfócitos B. São as células atacadas pelo vírus causador da AIDS.
Linfócitos T citotóxicos (ou CD8+): possuem receptores específicos para um único antígeno. São capazes de destruir células infectadas quando apresentadas por outras células específicas (APC's).
Linfócitos Natural Killers ou NK: não possuem receptores específicos para um antígenos, e sim para classes de antígenos diversos. Também são capazes de destruir células infectadas ou células tumorais.
Linfócitos T inibidores: inibem o sistema imune, evitando a produção de anticorpos pelos linfócitos B. Acredita-se que estejam envolvidos na inibição de doenças auto-imunes.
PLASMÓCITO
Um plasmócito é uma célula agranulócita com aspecto ovóide. O núcleo é mais excêntrico e deslocado do centro. São pouco numerosas no tecido conjuntivo normal, mas abundantes em locais sujeitos à penetração de bactérias (como o intestino e a pele) e nos locais onde existe inflamação crônica.
Estas células têm a capacidade de produzir anticorpos contra substâncias e organismos estranhos que casualmente invadam o tecido conjuntivo. Ricas em ergastoplasma, são celulas antiflamatorias que se originam na diferenciação dos linfócitos B que chegam até os tecidos conjuntivos através do sangue.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando