Buscar

PIC �NICO PRINCIPAL E RESERVA

Prévia do material em texto

Plano de Indicação de Casos
Disciplina: Gerenciamento de stakeholders e comunicações
Cursos relacionados: MBA em Gestão de projetos
Quadro de Identificação de Casos
	Título do Caso
	Aulas de Referência
	Estudo de caso - principal
	
	Ensina
	3
Detalhamento
Estudo de caso: “Ensina”
Resumo: O caso aborda o projeto de contratação de professores, alunos recém-formados nas melhores universidades, para melhorarem a qualidade do ensino nas escolas públicas do Rio de Janeiro.
Assuntos tratados: 
Ensino;
Planejamento; e
Relacionamento com o governo
Objetivos de aprendizagem: Identificar aspectos positivos e negativos no gerenciamento dos stakeholders que afetem no sucesso do projeto.
Competências trabalhadas: planejamento do gerenciamento de partes interessadas e características próprias do relacionamento com órgãos públicos
Notas de Ensino:
Neste espaço serão discutidos os tema listados abaixo:
Tema 1: Faz parte da iniciação do projeto a identificação dos stakeholders. No caso do projeto “Ensina” esta etapa foi bem cumprida? Por quê? Faça uma análise do que houve.
Tema 2: Que dificuldades estruturais podem ser visualizadas que dificultam uma melhora substancial na educação básica do Brasil?
Tema 3: Que aspectos socioculturais deveriam ter sido levados em conta no projeto “Ensina”? Relacione-os com os problemas de evasão escolar.
Tema 4: Por que é um desafio cultivar alta qualificação consistente dos professores da educação básica? Relacione esta característica com as resistências enfrentadas pelos “ensina”, quando da implementação do projeto na rede pública.
Tema 5: Qual a filosofia do TFA (Teach For America) para recrutamento de talentos? Este método funcionou bem no Brasil? Por quê?
Tema 6: A rapidez com que o projeto “Ensina” foi planejado atrapalhou o processo de comunicação com as partes interessadas? Faça uma análise da situação e apresente os pontos fortes, fracos, ameaças e oportunidades visualizados.
Tema 7: A maneira como o projeto “Ensina” selecionava e capacitava seus colaboradores pode ter gerado resistências de alguns stakeholders? Por quê? Analise a situação.
Tema 8: Por que para os “ensina” a experiência em sala de aula foi tão diferente daquela no curso de verão? Analise a situação. Apresente alternativas.
Tema 9: Que fatores contribuíram para que os resultados do projeto “Ensina” ficassem aquém do esperado? Relacione este caso com seus conhecimentos em gerenciamento de stakeholders e identifique os erros e acertos.
Palavras-chave: Governos, ensino público e qualidade.
Quadro de Identificação de Casos
	Título do Caso
	Aulas de Referência
	Estudo de caso - principal
	
	COCA COLA NO FACEBOOK
	7
Detalhamento
Estudo de caso: “COCA COLA NO FACEBOOK”
Resumo: O case foca a utilização da rede social Facebook como estratégia de comunicação da marca, surgida espontaneamente pelos adoradores da Coca-Cola.
Assuntos tratados:
Redes sociais;
Estratégias de marketing; e,
O florescimento das mídias sociais
Objetivos de aprendizagem: Associar estratégias de comunicação empresarial com estratégias de comunicações em projetos
Competências trabalhadas: Desenvolvimento de estratégias de comunicação eficazes para o sucesso do projeto.
Notas de Ensino:
Tema 1: No estudo de caso “Coca-Cola no Facebook”, havia um ambiente de comunicação em transformação. Quais mudanças estavam em cursos? 
Tema 2: Hoje em dia muitas empresas usam as redes sociais como estratégia de marketing. Em projetos qual a importância de se ter uma boa estratégia de comunicação dos objetivos do projeto?
Tema 3: Diet Coke e Mentos, quais estratégias de comunicação foram seguidas pelas duas empresas? Por quê?
Tema 4: O que é mídia social e qual sua importância para a imagem e gestão da empresa?
Tema 5: Quais as diferenças entre a mídia tradicional e a mídia social? Comente pontos fortes e fracos de cada uma.
Tema 6: Como a mídia social poderia ajudar no gerenciamento das comunicações em projetos?
Tema 7: Por que uma intervenção direta da Coca-Cola na página não oficial da marca poderia ser mal interpretada pelos fãs da marca?
Tema 8: Qual era a preocupação da Coca-Cola na estratégia de comunicação com o público a nível mundial?
Tema 9: Para os seguidores da Coca-Cola e da Starbucks deveriam ser definidas estratégias de comunicação diferentes ou iguais? Por quê?
Tema 10: Quem define a informação a ser transmitida, emissor ou receptor? Por quê?
Tema 11: Que lições este caso pode dar para o gerenciamento de comunicações em projetos?
Palavras-chave: Coca-Cola; redes sociais, Facebook.
Quadro de Identificação de Casos
	Título do Caso
	Aulas de Referência
	Estudo de caso - Reserva
	
	Os Processos de Definição e Implementação de Estratégias
	3
Detalhamento
Estudo de caso: “Os Processos de Definição e Implementação de Estratégias”
Resumo: O case aborda como na prática as estratégias empresariais surgem: resultado de ações cotidianas e decisões operacionais.
Assuntos tratados:
Estratégias intencionais e estratégias emergentes; e
Os processos de alocação de recursos;
Objetivos de aprendizagem: relacionar a formação das estratégias empresariais com a idealização das estratégias de relacionamento com os stakeholders.
Competências trabalhadas: Planejamento de estratégias de gerenciamento com os stakeholders
Notas de Ensino:
Neste espaço serão discutidos os temas listados abaixo:
Tema 1: No processo de gerenciamento do projeto sabemos que as estratégias intencionais são fruto de decisões planejadas. Ao longo do projeto, como surgem as estratégias emergentes para lidar com o gerenciamento dos stakeholders? 
Tema 2: Quais são as principais dificuldades encontradas pelo gerente do projeto na definição de estratégias intencionais com as partes interessadas?
Tema 3: Que ameaças e oportunidades podem ser visualizadas pelo gerente do projeto na definição de estratégias emergentes com os stakeholders?
Tema 4: Como evitar a desconexão entre estratégias idealizadas e as realizadas? Comente com foco na área de conhecimento “gerenciamento de stakeholders”.
Tema 5: Quando a Honda iniciou suas atividades nos EUA ela idealizou uma estratégia, mas as situações ambientais resultaram em mudanças significativas na sua estratégia para conquistar o mercado americano. Pesquise situações, relativas ao gerenciamento de stakeholders, nas quais as condições ambientais, em termos de ameaças e/ou oportunidades resultaram em mudanças no planejamento e execução do gerenciamento das partes interessadas.
Tema 6: Como e por que a participação dos stakeholders na definição de estratégias torna-as mais efetivas?
Tema 7: Por que podemos afirmar que as estratégias em execução e o planejamento não são estáticos?
Palavras-chave: estratégias; planos; emergentes e intencionais. 
Quadro de Identificação de Casos
	Título do Caso
	Aulas de Referência
	Estudo de caso - reserva
	
	EDITORA ABRIL
	7
Detalhamento
Estudo de caso: “EDITORA ABRIL”
Resumo: O case aborda como a Editora Abril ampliou seus negócios e os desafios enfrentados com as novas mídias digitais.
Assuntos tratados:
Superação de obstáculos e desafios;
Crescimento empresarial;
Estratégias de negócios; e
Diversificação
Objetivos de aprendizagem: Associar estratégias empresariais em um ambiente em mutação com estratégias de comunicações em projetos
Competências trabalhadas: desenvolvimento de estratégias de comunicação eficazes para o sucesso do projeto
Notas de Ensino:
Neste espaço serão discutidos os tema listados abaixo:
Tema 1: A estratégia da Editora Abril para a nova revista “VIVA”, de modo que minimizasse as probabilidades de prejuízos, estava calcada em que princípios de comunicações eficientes?
Tema 2: Por que a internet era um desafio como novo meio de comunicação? Quais as ameaças e oportunidades visualizadas e negligenciadas?
Tema 3: Que mudanças no ambiente externo estavam em curso? Como estas mudanças poderiam afetaro mercado de comunicações no Brasil?
Tema 4: Em termos de enfoque da informação, quais são as diferenças entre a linha editorial das revistas “Época” e “Veja”?
Tema 5: por que a falta de infraestrutura foi um entrave para o crescimento da Editora Abril? Como foi solucionado o problema? Qual o paralelo entre comunicações eficientes e infraestrutura, no gerenciamento de comunicações em projetos?
Tema 6: Assim como foi difícil para a Abril, com o lançamento da revista “Veja”, mudar os hábitos dos leitores, não acostumados com textos e reportagens em revistas; que estratégias podem ser usadas pelo gerente do projeto para implementar novos formatos de comunicação para os stakeholders?
Tema 7: Por que a filosofia da Abril, sob a liderança de Roberto Civita, estava focada principalmente no conteúdo das publicações?
Tema 8: Por que a diversificação dos meios de comunicação foi uma boa estratégia para lidar com a crise dos anos de 1990?
Tema 9: Quais são as principais dificuldades quando se inova nos meios de comunicação? Analise sob o enfoque do gerente de projetos.
Tema 10: Uma das estratégias da Abril na internet foi abrir canais de comunicação com os leitores por intermédio de fóruns, debates e pesquisas. Qual a importância deste feedback? Relacione com o controle do gerenciamento das comunicações em projetos.
Tema 11: A Abril estava sempre inovando. Como a inovação pode auxiliar nas comunicações do projeto?
Tema 12: Qual a importância da credibilidade da informação?
Tema 13: Como a cultura pode afetar a maneira como a informação é transmitida e percebida?
Tema 14: Por que as revistas são iminentemente locais? Quais as dificuldades advindas disto?
Palavras-chave: diversificação e estratégias.

Continue navegando