Buscar

AULA 7 EROSÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Odontopediatria - aula 7
Erosão - Marcelo Bonecker
Possui etiologia intrínseca e extrínseca. O que eles tem em comum é que a erosão é um problema ácido. De fora para dentro ácido temos: refrigerantes, frutas cítricas, agua acidificadas, cervejas, café.
Quando produzimos o ácido, temos três problemas mais significativos: o refluxo gastresofágico, outro problema sistêmico é a bulimia e a anorexia. Nos empodera como dentistas de diagnosticarmos problemas sistêmicos através de exame clinico na estrutura dentária. Se você vê uma criança ou adolescente com erosão você pode desconfiar que ou consome muito acido ou produz de uma maneira não sistêmica: ou é refluxo, ou bulimia, ou anorexia.
Qual seria os alimentos extrínsecos de alto consumo pela população, e que pode causar erosão? Dentre esses que vocês citaram, quais seriam os mais consumidos pela população, que é mais barato que o refrigerante? Suco em pó. Ele é muito barato. Se você observar que uma criança tem erosão, você pode perguntar o que a criança toma. 
Atenção para um fator importante: algumas águas são acidificadas, por exemplo, a bonafonte.Ela não causa erosão, porque 5,7 ainda não causa. Um refrigerante tem pH 3. Toda vez que vc toma, derruba o ph do organismo de 7 para 3. Demora horas para tentar neutralizar, e é necessário muitos copos de água. Temos que tomar um cuidado muito grande.
Conceitos importantes sobre erosão:
Diagnóstico clínico de erosão: perde anatomia.
A cárie ocorre na camada subsuperficial. A cárie não ocorre na superfície por conta da película adquirida e da placa bacteriana. A película adquirida não deixa desmineralizar a superfície, e sim abaixo da superfície. Porque fica uma mancha branca? Porque se está tirando do dente cálcio, “roubando” para o meio bucal, para aumentar o pH. A erosão é igual, ela tira do dente cálcio, mas não abaixo da superfície, e sim na superfície.
Mas há dois problemas: na cárie há uma possível remineralização, através do flúor. Quando a erosão “rouba” cálcio da superfície de esmalte, não há como remineralizar, o que você perdeu, está perdido.
 Processo de cárie: O pH abaixa no processo de cárie porque S. mutans produz ácido lático, metabolizando a sacarose, produzindo acido lático, e o pH vai caindo, e quando o pH chega no crítico (5,5) abaixo dele a saliva começa a “roubar” cálcio do esmalte para poder levantar o pH. Não é bom quando o pH cai muito, pois ela precisa se defender.
Qual a diferença da cárie para a erosão? Na cárie precisa de bactéria, sacarose, acido lático. Na erosão não, ao abrir a coca-cola, você coloca acido na boca, que banha a cavidade bucal, e derruba o pH imediatamente. Na erosão, não há placa bacteriana, então vai tirando cálcio da superfície, e roubando pra cavidade bucal.
Erosão é muito mais rápida. Mas temos um problema ainda mais grave. Consumimos produtos que tem em sua composição ácidos cítricos. O ácido do suco de laranja tem ácido cítrico, e o problema é que ele derruba o pH igualzinha (ph 3). Só que, quando ph baixa, saliva rouba pH. Mas se tem acido cítrico, ele não deixa cálcio livre na saliva, fazendo com que roube o cálcio livre do dente por muito mais tempo, e o pH não aumenta. Portanto, o que causa mais erosão é a fanta laranja do que a coca-cola.
O dentifrício com flúor não evita por si só de proteger o dente contra cárie. Existem outros fatores associados. Quando se tem flúor na boca o pH critico baixa para 4,5. Abaixo de 4,5 ele não protegerá o dente contra cárie. Portanto, o flúor só protege o dente contra a cárie quando está acima de 4,5. Abaixo de 4,5 mesmo tendo flúor, a saliva precisa de mais cálcio, e ai se tem cárie. E ai é o ponto. Mesmo tendo flúor, se tem erosão. Pois está roubando cálcio do esmalte do dente. 
Então não adianta usar flúor na erosão, é necessário mudar o hábito alimentar. 
O que fazer para evitar de ter erosão? Selecionar melhor os alimentos.
Uma forma de prevenir a erosãoé após tomar a coca-cola, ou o suco cítrico, é tomar água. E não escovar os dentes. Pois se você derruba o pH e escova os dentes, está acentuando o processo de desgaste, pois está causando abrasão na erosão.
O queijo é rico em cálcio, ele trás cálcio para o meio bucal.
Se restaura a erosão em alguns casos.
O paciente sente dor? Não! Pois a medida que vai perdendo mineral, a polpa oblitera os túbulos dentinários, e não causa dor. 
Diferença clássica entre cárie e erosão:
-Cárie você vê ponto escuro, erosão você vê perda de estrutura dentária principalmente nos sulcos, na ponta das cúspides. 
Classificação:
e - erosão em esmalte
d - erosão já chegou em dentina (consegue-se ver a dentina)
p - erosão em polpa (conseguimos ver a polpa por transparência)

Continue navegando