Buscar

Resumo Teoria Geral do Direito Contratual

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

É negócio Jurídico pois as partes podem escolher o resultado que elas querem quando fazem o contratoResumo Teoria Geral do Direito Contratual
O contrato é um negócio jurídico bilateral de natureza patrimonial. 
Art. 117. Salvo se o permitir a lei ou o representado, é anulável o negócio jurídico que o representante, no seu interesse ou por conta de outrem, celebrar consigo mesmo.
AUTOCONTRATO OU CONTRATO CONSIGO MESMO 
2 Participantes – Age por si mesmo e age representando a outra parte. 
Poderá ser anulável se a lei proibir ou o representado proibir. 
REQUSITOS DA EXISTÊNCIA E VALIDADE DO CONTRATO
1. Manifestação válida e não viciada da vontade; 
2. Agentes capazes e legítimos; 
3. Objeto lícito, possível e determinável; 
4. Forma (Formalidade só existe se houver uma exigência) – princípio da liberdade da forma. arts. 107 – 109. 
Art. 107. A validade da declaração de vontade não dependerá de forma especial, senão quando a lei expressamente a exigir.
Art. 108. Não dispondo a lei em contrário, a escritura pública é essencial à validade dos negócios jurídicos que visem à constituição, transferência, modificação ou renúncia de direitos reais sobre imóveis de valor superior a trinta vezes o maior salário mínimo vigente no País.
Art. 109. No negócio jurídico celebrado com a cláusula de não valer sem instrumento público, este é da substância do ato.
Quanto a Forma
Ad Solemnitatem: Precisa de solenidade. Ex: Compra e venda de um bem imóvel. Podendo ser ou por determinação legal ou Por vontade das Partes
Art. 402. Qualquer que seja o valor do contrato, é admissível a prova testemunhal, quando:I - houver começo de prova por escrito, reputando-se tal o documento emanado da parte contra quem se pretende utilizar o documento como prova;II - o credor não pode ou não podia, moral ou materialmente, obter a prova escrita da obrigação, em casos como o de parentesco, depósito necessário ou hospedagem em hotel.
Art. 227. Salvo os casos expressos, a prova exclusivamente testemunhal só se admite nos negócios jurídicos cujo valor não ultrapasse o décuplo do maior salário mínimo vigente no País ao tempo em que foram celebrados.Ad Probationem – Exige alguma prova documental, qualquer documento (nota fiscal, recibo) Sendo pelo valor (+10 salarios mínimos) ou pela natureza do contrato (não importa o valor, ex: Seguro que pedem no ônibus)
 
PRINCIPIOS CONTRATUAIS
Principios Liberais
Principio da autonomia da vontade: Temos liberdade para contratar
Principio da força obrigatória dos contratos: Pacta Sun Servanda – Contrato tem que ser cumprido
Principio da Relatividade subjetiva dos efeitos do contrato: Contrato será relativo e só fará efeitos aos contratantes.
Principios Sociais
Principio da função Social do Contrato: Art. 421. A liberdade de contratar será exercida em razão e nos limites da função social do contrato.
Principio da boa-fé objetiva: Art. 422. Os contratantes são obrigados a guardar, assim na conclusão do contrato, como em sua execução, os princípios de probidade e boa-fé.
Contexto histórico dos princípios liberais 
•Estado Liberal – Princípios Liberais – Características deste período: 
–Liberdade de contratar e liberdade contratual - voluntarismo; 
–Igualdade formal entre as partes; 
–Mínima ingerência estatal nas relações econômicas. 
O Estado Liberal não se sustentou após a crise de 1929 e da expansão da ameaça comunista. Surge o Estado Social.
Características do Estado Social : atuação do Estado em setores considerados essenciais aos cidadãos; surgem as Constituições econômicas. 
O Estado Liberal não se sustentou após a crise de 1929 e da expansão da ameaça comunista. Surge o Estado Social.
O Estado Social não permaneceu por muito tempo. Já na década de 1980 os países se organizavam em um modelo que foi chamado de Estado Neo-liberal.
O Estado Neo-liberal: os serviços não serão mais prestados e sim contratados. Dirigismo legal e judicial dos contratos.
A revisão dos princípios liberais 
•Autonomia mitigada(menor) – necessidade de contratar e impossibilidade de opinar no conteúdo do contrato; 
•Pacta sunt servanda – desde que observados os princípios sociais( O juiz pode analisar a justiça deste contrato, se é justo, equilibrado)
Exceções ao princípio da relatividade subjetiva (quando terceiro pode ser envolvido no processo)
Art. 439
. Aquele que tiver prometido fato de terceiro responderá por perdas e danos, quando este o não executar.
Parágrafo único.
 Tal responsabilidade não existirá se o terceiro for o cônjuge do promitente, dependendo da sua anuência o ato a ser praticado, e desde que, pelo regime do casamento, a indenização, de algum modo, venha a recair sobre os seus bens.
Art. 440
. Nenhuma obrigação haverá para quem se comprometer por outrem, se este, depois de se ter obrigado, faltar à prestação.•Promessa de fato de terceiro – arts. 439 e 440. 
Um contratante promete que terceiro a obrigação, depende da anuência do terceiro;
Art. 436.
 O que estipula em favor de terceiro pode exigir o cumprimento da obrigação.
Parágrafo único
. Ao terceiro, em favor de quem se estipulou a obrigação, também é permitido exigi-la, ficando, todavia, sujeito às condições e normas do contrato, se a ele anuir, e o estipulante não o inovar nos termos do 
art. 438
.
Art. 437.
 Se ao terceiro, em favor de quem se fez o contrato, se deixar o direito de reclamar-lhe a execução, não poderá o estipulante exonerar o devedor.
Art. 438
. O estipulante pode reservar-se o direito de substituir o terceiro designado no contrato, independentemente da sua anuência e da do outro contratante
.Parágrafo único
. A substituição pode ser feita por ato entre vivos ou por disposição de última vontade.•Estipulação em favor de terceiro – arts. 436 a 438. 
Estipular algo em favor de terceiro que não está no contrato.
•Contrato com pessoa a declarar – arts. 467 a 471. 
Um dos contratantes se reserva o direito de declarar uma outra pessoa para assumir seu lugar no contrato, 3° responde por perdas e danos só se anuir.
Art. 467. No momento da conclusão do contrato, pode uma das partes reservar-se a faculdade de indicar a pessoa que deve adquirir os direitos e assumir as obrigações dele decorrentes.
Art. 468. Essa indicação deve ser comunicada à outra parte no prazo de cinco dias da conclusão do contrato, se outro não tiver sido estipulado.
Parágrafo único. A aceitação da pessoa nomeada não será eficaz se não se revestir da mesma forma que as partes usaram para o contrato.
Art. 469. A pessoa, nomeada de conformidade com os artigos antecedentes, adquire os direitos e assume as obrigações decorrentes do contrato, a partir do momento em que este foi celebrado.
Art. 470. O contrato será eficaz somente entre os contratantes originários:
I - se não houver indicação de pessoa, ou se o nomeado se recusar a aceitá-la;
II - se a pessoa nomeada era insolvente, e a outra pessoa o desconhecia no momento da indicação.
Art. 471. Se a pessoa a nomear era incapaz ou insolvente no momento da nomeação, o contrato produzirá seus efeitos entre os contratantes originários.
A FUNÇÃO SOCIAL DOS CONTRATOS
Aspecto Intrinseco – promover o equilíbrio, igualdade material entre as partes;
Aspecto Extrinseco: Efeitos do Contrato no seu entorno, na sociedade, todo contrato deve atender aos interesses sociais não somente ao das partes.
O contrato que não cumpre sua função social é nulo.
A BOA FÉ OBJETIVA
Funções
Interpretativa: ajudar o juiz a interpretar o contrato, quando surge alguma questão, culminação: preencher as lacunas, usando da boa fé objetiva, ela é uma ferramenta de preenchimento.
Limitativa do direito subjetivo: direito subjetivo (exigir que faça ou não alguma coisa) Faculdade de agir, posso acionar o estado para cumprir a obrigação. Nos é dado pela lei ou pelo contrato, a boa Fe limita os direitos subjetivos que se mostram abusivos, concertos os excessos cometidos.
Criar deveres
anexos: criar novos deveres, um contrato qualquer e seus deveres que j estão inseridos neles, a boa fe cria outros, que estarão em todos os contratos, deveres laterais ou anexos, são deveres de informação, cooperação.
Proibição de venire contra factum proprio: não posso agir de forma contraria aquela que eu vinha realizando
Tu quoque: surpresa; se eu agir de forma contraria vou causar uma surpresa
Supressio – Surressio: uma sempre acontece junto com a outra;
Supressio é suprimir, retirar, terminar, se um dos contratantes tem o direito reprimido o outro adquire o direito então a 
Suressio é aquisição de um direito, acontecem em contratos de longa duração, o que se pretende é proteger confiança que se pretende com essas funções da e objetiva. 
FASE PRÉ CONTRATUAL
Chamada de puntuação, nesta fase ainda não há o contrato.
Proponente ou policitante- faz uma proposta, essa proposta é a intenção de contratar
Oblato: aquele que a proposta é dirigida, aquele a quem se faz uma proposta,se ele aceitar pode ser chamado se aceitar, ele pode contrapopor, to vendendo por 20, pago 15, ele pode fazer a contra proposta e então se inverte os papeis, quando alguem faz uma propost ele fica vinculado a ela, ele nõ pode se desfazer dela, é obrigado a sustenta-la.
Se ele fixou prazo, por exemplo folder de mercado, eles possuem prazo certo para acabar.
Se ele não fixar o prazo, tem que ver se a proposta foi feita entre ausente ou entre presentes
Entre ausentes: Nõ estão na presença um do outro e não estao se comunicando em tempo real, Ex: email ,propost no jornal
Entre presentes: Se comunicam em tempo real, por telefone
A diferença é que se for entre presentes e não for aceita n hora, no momento o proponente fica liberado da sua proposta, se for entre ausentes ele tem que esperar um prazo suficinte para se chegar a uma resposta, não tem prazo estabelecido.
Se ele aceitar a proposta teremos um contrato, sai da fase pré contratual.
O CONTRATO PRELIMINAR
Já existe obrigação contratual, ele é feito com o intuito de fazer depois um contrato definitivo. Ex: compro um imovel mas vou pagar em prestações, quem me vende só quer fazer a escritura quando eu terminar de pagar, então faço um contrato preliminar.
Preciso obedecer todos os requisitos do contrato definitivo, EXCETO um, que é a forma.
Quem faz o contrato premilidar tem direito de exigir que se faça o definitivo
Ela pode exigir o direito de tutela especifica – que é aquele que exige a fazer o contrato definitivo.
Ação mandamental é o pedido que o juiz determine que seja firmado o contrato definitivo, da um prazo, se ele ainda assim não fizer o juiz pode suprir a vontade, que é com sua sentença vai fazer o mesmo papel do contrato definitivo, subtituir o contrato, nao precisa do contrato definitivo pois tem a sentença(tutela especifica) que substitui o contrato. Só não pode substituir quando a obrigação for personalissim, so quando funalo tinha que realizar.
A CLASSIFICAÇÃO DOS CONTRATOS
Quanto a natureza da obrigação
1) BILATERAIS OU SINALAGMATICOS – Impõe obrigações aos 2 contratantes.
2) UNILATERAIS – Dois contratantes, mas apenas 1 tem obrigações.
3) PLURILATERAIS – Não há sinalagma, Vários contratantes e todos tem direitos e deveres em relação aos outros. Ex: Condominio, sociedade comercial;
ONEROSO: Ônus Patrimonial
GRATUITOS: Só um dispõe de patrimônio
Quanto a forma de contituição
PARITÁRIOS – Os dois contratantes participam da formulação do contrato;
DE ADESÃO – Confeccionado por uma das partes e a outra só adere, este é chamado de aderente 
CONSENSUAIS – è necessário apenas o consentimento da partes para formação dos contratos;
REAIS – Só tem 4 reais, é um contrato que precisa do consentimento mas também da tradição de um bem;
QUANTO AO TEMPO DE EXECUÇÃO 
INSTANTANEO – Executado no mesmo momento que foi iniciado; Ex: compro e pago na hora;
DE LONGA DURAÇÃO - Se prolongam no tempo, executado em meses ou anos. Ex: Compro pra pagar em prestações.
DIFERIDO: é feito no presente mas executado no futuro. Ex: contrato de formatura.
QUANTO A DESIGNAÇÃO DOS CONTRATOS
TIPICOS: Previamente disciplinados e descritos na lei
ATIPICOS: ainda não foram descritos e regulamentados pela lei. Ex: faturização.
QUANTO A PESSOA DO CONTRATANTE
PESSOAIS: A pessoa contratante é essencial. Ex: show da Ivete! (se morre o contratante extingue-se o contrato)
IMPESSOAIS – não importa quemvai cumprir a prestação. (As obrigações são transferidas aos herdeiros)
QUANTO A RELAÇÃO DE DEPENDENCIA ENTRE OS CONTRATANTES
INDEPENDENTES – Sempre podem existir sozinhos, não precisa de outro contrato;
ACESSÓRIOS OU DEPENDENTES: Não existem sozinhos, precisam de outro contrato para existir. Ex: Sub Locação
QUANTO AO RESULTADO DO CONTRATO
A aleatoriedade pode estar na existência (emptio spei) ou na quantidade da coisa adquirida (emptio rei speratae)COMUTATIVOS: As partes sabem qual será o resultado do contrato, quais suas vantagens e desvantagens. Ex: locação de imóvel.
ALEATÓRIOS: Depende da Sorte, naturalmente ou acidentalmente. Ex: aposta, compra e venda.
a) Coisa futura: tenho obrigação de pagar mesmo que nada daquilo que eu esperava me seje entregue
b) Coisa exposta a risco: Bem adquirido que esta em risco.
A INTERPRETAÇÃO DOS CONTRATOS
A vontade real X o sentido literal (As partes combinam uma coisa, e no contrato escrevem outra)
Art. 112. Nas declarações de vontade se atenderá mais à intenção nelas consubstanciada do que ao sentido literal da linguagem.Quando há conflito com o que foi dito e o que foi escrito, gera o conflito, utiliza-se o art 112.
 Prevalece sempre a vontade real, o que foi dito!
De quem é o ônus da prova?
É daquele que quer fazer prevalecer a vontade real.
NEGOCIOS JURIDICOS BENEFICOS – Só uma das partes tem o ônus e o outro é beneficiário, é a mesma coisa que o gratuito, se eu vou doar um carro, é só o carro, o som não esta incluído eu não posso alargar a obrigação do onerado.
CONTRATOS CUJO OBJETO SERA UMA UNIVERSALIDADE DE BENS – Conjutno de bens que um homem reuniu, não pode separar.Ex:herança, biblioteca, quando fico em duvida se cujo objeto estava incluso presume-se que todos os bens que fazem parte do “estabelecimento” serão incluídos no contrato.
CONTRATOS DE ADESÃO- Sempre em beneficio do aderente.
PRINCIPIO DA PRESERVAÇÃO DOS CONTRATOS: manter o contrato, o juiz deve fazer um esforça para manter o contrato, mesmo anulando algumas clausulas..

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais