Buscar

discursiva direito do consumo

Prévia do material em texto

O direito do consumidor é caracterizado pela busca de se equilibrar as relações em uma sociedade de massa. Nesse contexto, o tratamento dado às chamadas cláusulas abusivas é um marco no direito brasileiro, pois atenua a força obrigatória dos contratos.
Dentro desse contexto, em qual momento é reestabelecido o equilíbrio contratual?    
O direito contratual enfrenta várias mudanças em seu modelo clássico, por que já não servia para dar respostas há algumas questões resultantes da massificação da sociedade de consumo e os Estados passam a interferir nas questões das relações privadas, para evitar a desigualdade, delineando, assim o intervencionismo e o dirigismo estatal.
Os conceitos do direito contratual visam estabelecer as diretrizes: Os princípios e a teoria contratual.  Os princípios contratuais liberais. Autonomia da vontade. Liberdade contratual. Força obrigatória dos contratos. Efeito relativo do contrato. Os princípios sociais do contrato. Função social do contrato. Boa-fé objetiva.  Equilíbrio contratual.
Esse equilíbrio é estipulado já na fundamentação do contrato e estabelecimento de seus quesitos, tendo em vista que deve ser de acordo com a Boa-fé objetiva, sem a presença de cláusulas abusivas. E Caso o abuso tenha ocorrido, com o ingresso de uma ação judicial poderá pleitear pelo ressarcimento de seus direitos.
O equilíbrio contratual é restabelecido por meio da fundamentação do contrato e estabelecimento de seus quesitos.
Sendo assim, nesse contrato preza-se pela ética e transparência, com isso, sem necessidade de cláusulas abusivas.
 Caso isso não seja cumprido pode - se recorrer legalmente por meio de uma ação judicial, onde será visto os direitos.

Continue navegando