A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
apol musica na sala de aula

Pré-visualização | Página 1 de 2

Questão 1/5 - Música na Sala de Aula
Atente para o seguinte trecho de texto: 
Segundo Moreira, “as atividades musicais realizadas na escola não visam à formação de músicos, mas, contato, vivência e compreensão da linguagem musical. Por isso, propiciar a abertura de canais sensoriais, facilitando a expressão de emoções, ampliando a cultura geral e contribuindo para a formação integral do ser”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FRITSCHE, Jackeline Marisa. A música no desenvolvimento da criança de 3 a 4 anos na educação infantil. Revista REP’s. Experiências em Educação do Campo: Perspectivas e práticas pedagógicas, Sinop, v. 7, n. 3 (20. ed.), p. 1146-1160, ago./dez, 2016. p. 1152. <sinop.unemat.br/projetos/revista/index.php/eventos/article/download/2556/1870>. Acesso em 14 nov. 2017. 
Considerando os conteúdos do livro-base Música na infância e na adolescência: Um livro para pais, professores e aficionados sobre transformações nas práticas musicais de crianças em idade escolar, analise as asserções a seguir:
I. As crianças em idade escolar, especialmente nas séries iniciais do Ensino Fundamental, já têm noções de afinação e precisam praticar essa competência para mantê-la na memória.
II. Por meio da música, além de aprender a ouvir, cantar ou tocar, as crianças também aprendem a refletir e a fazer escolhas conscientes sobre os tipos de músicas que desejam ouvir e apreciar.
III. A música tem muitas funções na vida do ser humano e ocorre em diferentes contextos.
IV. Quem foi bem musicalizado desde pequeno, necessariamente terá maior competência musical do que a pessoa que não teve contato com a música quando pequena. 
Está correto apenas o que se afirma em:
Nota: 20.0
	
	A
	II e III
	
	B
	II, III e IV
	
	C
	I, II e III
Você acertou!
A alternativa correta é a letra c) I, II e III. A afirmativa I está certa, pois as crianças, em idade escolar, especialmente nas séries iniciais do Ensino Fundamental, ou seja, por volta dos seis anos de idade, “já têm noções de afinação e [...] precisam de muita prática para mantê-la ‘fresca’ na memória” (livro-base, p. 46). A II está correta, uma vez que, por meio da música, além de aprender a ouvir, cantar ou tocar, “as crianças também aprendem a refletir e a fazer escolhas conscientes sobre os tipos de música que desejam ouvir e apreciar” (livro-base, p. 47). A III está certa, tendo em vista que “a música tem múltiplas funções na vida das pessoas, e ocorre em diversos contextos” (livro-base, p. 47). A IV está errada, pois crianças que não tiveram acesso a experiências musicais de qualidade, não necessariamente serão piores músicos do que aquelas que tiveram essa oportunidade (livro-base, p. 46).
	
	D
	II e IV
	
	E
	I e IV
Questão 2/5 - Música na Sala de Aula
Atente para a citação a seguir: 
“Pesquisas atuais mostram a importância da ação musicalizadora aliada ao aprimoramento da sensibilidade, ao contexto sociocultural e à natureza de cada indivíduo. Nesse processo, é necessário explorar os sons, enxergar o que a música possui para que seja escutada, e apreciá-la de diferentes maneiras. Isso também implica aspectos como memória, gosto, estilo, emoção e reflexividade concernentes à experiência musical”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CIRINO, Andréa Cristina. Musicalização de adultos: gosto musical se discute. XXIII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, Natal, 2013. p. 1. [Comunicação]. <http://www.anppom.com.br/congressos/index.php/23anppom/Natal2013/paper/viewFile/2199/351>. Acesso em 14 nov. 2017. 
Considerando os conteúdos do livro-base Música na infância e na adolescência: Um livro para pais, professores e aficionados sobre as preferências musicais e a formação do gosto musical de crianças, relacione corretamente a segunda coluna de acordo com a primeira: 
(1) Preferência musical
(2) Gosto musical 
 
(  ) Dura pouco tempo.
(  ) É mais estável.
(  ) Desaparece rapidamente.
(  ) Depende da experiência para ser formado.
(  ) É mais comum uma pessoa idosa já possuir esse aspecto desenvolvido.
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	1 – 2 – 1 – 2 – 1
	
	B
	2 – 1 – 2 – 2 – 1
	
	C
	1 – 2 – 1 – 1 – 1
	
	D
	1 – 2 – 1 – 2 – 2
Você acertou!
A alternativa correta é a letra d). “Para alguns cientistas [...], as preferências musicais são temporárias e, como vários modismos musicais, desaparecem com a mesma velocidade com que apareceram. São aquelas coisas que a gente gosta numa época e depois passa a não gostar mais. Já o gosto musical é mais estável, pois levou tempo e experiência para ser formado” (livro-base, p. 55). Um exemplo é uma idosa que já tem seu gosto musical formado pela experiência e uma adolescente que hoje gosta de um estilo musical e pode vir a detestar depois (livro-base, p. 55,56).
	
	E
	2 – 1 – 2 – 1 – 1
Questão 3/5 - Música na Sala de Aula
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“A exposição a elevados níveis de intensidade pode desencadear diversos sintomas, tais como: intolerância a sons intensos, tontura, otalgia e principalmente, o zumbido e perda auditiva 11. Já o prejuízo na audição pode acarretar consequências severas à qualidade de vida do indivíduo, afetando sua saúde e conturbando intensamente suas relações sociais”.                                                     
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LACERDA. Adriana Bender Moreira de et al. Hábitos auditivos e comportamento de adolescentes diante das atividades de lazer ruidosas. Revista CEFAC, v. 13, n. 2, 322-329, mar./abr., 2011. p. 322. 
Em relação aos conteúdos do livro-base Música na infância e na adolescência: Um livro para pais, professores e aficionados sobre a música na adolescência, analise as afirmações a seguir:
I. A necessidade de os adolescentes ouvirem música muito alta pode estar relacionada a uma mudança na atividade cerebral, em uma área do cérebro denominada sistema de recompensa.
II. Na adolescência, é comum ocorrer a descoberta da possibilidade de ouvir música sozinho.
III. É mais frequente o bebê ouvir música sozinho do que o adolescente.
IV. Utilizar os tocadores de música portáteis é uma forma de os adolescentes deixarem de lado os conflitos, os problemas, os impulsos e as dúvidas do momento. 
Está correto somente o que se afirma em:
Nota: 20.0
	
	A
	III e IV
	
	B
	II, III e IV
	
	C
	I, II e III
	
	D
	II e IV
	
	E
	I, II e IV
Você acertou!
A alternativa correta é a letra e) I, II e IV. A afirmativa I está certa, pois a necessidade de aumentar o som entre os adolescentes “pode estar relacionada a uma mudança na atividade cerebral”. No adolescente, “há uma queda na sensibilidade do sistema de recompensa” (livro-base, p. 49), que é uma parte do cérebro. A II está correta, uma vez que “a adolescência também é conhecida por ser o momento de descoberta de um novo contexto de audição musical: ouvir sozinho” (livro-base, p. 50). A IV está certa, tendo em vista que, “ao entrar no mundo musical proporcionado por esses tocadores portáteis, o adolescente deixa de lado os conflitos, os problemas, os impulsos e as dúvidas do momento” (livro-base, p. 51). A III está errada, porque os bebês até ouvem músicas sozinhos, mas é na adolescência que esse fenômeno parece se tornar mais frequente (livro-base, p. 50,51).
Questão 4/5 - Música na Sala de Aula
Atente para a seguinte citação: 
Betti afirma que, “sendo uma atividade indispensável no processo de desenvolvimento da criança, a música pode auxiliar no seu desenvolvimento cognitivo e, por isso, deve ser valorizada no âmbito escolar a fim de potencializar a imaginação, a linguagem, a atenção, a memória e outras habilidades, além de contribuir de forma eficaz no processo de ensino-aprendizagem”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FRITSCHE,