Buscar

Exercícios sobre os arts. 21 e 22 da CF gabarito

Prévia do material em texto

Exercícios sobre os arts. 21 e 22 da Constituição Federal
Lei estadual autorizou o uso pela polícia militar e pela polícia estadual o uso de armas de fogo apreendidas. Analise a constitucionalidade dessa lei. Lei do Estado de Rondônia. Nos termos do art. 21, VI e do art. 22, XXI, a competência é da União. Lei inconstitucional. ADIN 3258.
Lei estadual estabeleceu as seguintes normas acerca da prestação de serviços pela Empresa de Correios e Telégrafos (ECT): a) vedação do uso, pela ECT, de caixas postais comunitárias ou de qualquer outro instrumento que substitua a entrega direta do correio nas residências; b) realização de trabalho conjunto, envolvendo a ECT, órgãos públicos e associações de moradores, para a identificação e a organização de endereços residenciais nas comunidades populares e de baixa renda ou em áreas de difícil acesso, de modo a viabilizar a distribuição de correspondência pelos carteiros. Pergunta-se: é tal lei constitucional? Por quê? Não. Lei do Estado de Santa Catarina. Ver art. 21, X e 22, V. ADIN 3080.
Lei estadual determinou a vedação de corte de energia elétrica por falta de pagamento sem prévia notificação do usuário. Opine sobre a constitucionalidade dessa lei. Inconstitucional. Ver art. 21, XII, b e art. 22, IV. ADIN 3729.
Lei do Distrito Federal determinou regras sobre a organização dos Quadros de Oficiais Policiais Militares de Administração, Oficiais Policiais Militares Especialistas, Oficiais Policiais Militares Músicos, e dispôs sobre o recrutamento, a seleção para o estágio de adaptação e o curso de adaptação dos oficiais, além de dar outras providências. O Governador do Distrito Federal impetrou Ação Direta de Inconstitucionalidade. Na qualidade de Procurador Geral da República dê seu parecer sobre a pretensão apresentada na ADIN proposta. Inconstitucional. Art. 21, XIV. ADIN 2102.
Lei estadual decretou anistia de servidores públicos punidos administrativamente por haverem realizado greve dois anos antes da promulgação da lei mencionada. Tendo em vista o art. 21, XVII, posicione-se sobre a constitucionalidade da lei estadual. Constitucional. A competência exclusiva da União diz respeito à anistia em matéria penal, visto que tal competência é decorrente da competência legislativa sobre matéria penal, inscrita no art. 22, I da CF. Ver ADIN 104.
Dispositivo de constituição estadual fixou regras que disciplinam a apreciação e o julgamento de pedidos apresentados à Assembleia Legislativa que digam respeito à prática de crimes de responsabilidade pelo Governador de Estado. Considerando a repartição de competências estabelecida pela Constituição Federal, analise a constitucionalidade do dispositivo em questão. Inconstitucional. Art. 22, I. Compete à União a elaboração de regras sobre processo e julgamento de crimes de responsabilidade. Súmula 722.
Lei do estado do Paraná determinou a obrigatoriedade de informação, nos rótulos das embalagens de café comercializados no estado do Paraná, da percentagem de cada espécie vegetal que compõe o produto. Foi impetrada ADIn com base no art. 22, I, que estabelece competência privativa da União para legislar sobre direito comercial. Manifeste-se sobre a procedência da ADIn. ADIn improcedente, pois não há lesão ao art. 22, I. Trata-se de matéria concernente à proteção do consumidor. Os estados, nos termos do art. 24, V, podem legislar sobre essa matéria.
Lei do estado de Santa Catarina determinou o seguinte:
Analise a constitucionalidade dos dispositivos acima, com base no sistema de repartição de competências federativas estabelecido pela Constituição Federal. Inconstitucional. Normas de Direito do Trabalho. Art. 22, I. ADIN 2487.
Lei 10.248/1993, do Estado do Paraná, obrigou os estabelecimentos que comercializem Gás Liquefeito de Petróleo – GLP a pesarem, à vista do consumidor, os botijões ou cilindros entregues ou recebidos para substituição, com abatimento proporcional do preço do produto ante a eventual verificação de diferença a menor entre o conteúdo e a quantidade líquida especificada no recipiente. Analise a constitucionalidade da lei. Segundo a ADIN 855, Inconstitucional, por ferir o art. 22, IV (termo “energia”). Na minha opinião, constitucional, pois se trata de proteção ao consumidor.
A lei 3752/02 do Estado Rio de Janeiro determinou o seguinte
Analise a aplicabilidade do art. 22, XI à lei em questão e, por conseqüência, sua constitucionalidade.
Segundo o STF (ADIN 2751) a lei é constitucional, pois se insere no âmbito de legislação sobre direito administrativo, e não sobre trânsito, na medida em que se trata de poder de polícia do estado, voltado para garantir a atribuição dos estados de licenciar e emplacar carros.

Continue navegando