Buscar

METO PRATICA DE LINGUA PORTUGUESA ATIV 3

Prévia do material em texto

METO.PRATICA DE LINGUA PORTUGUESA ATIVIDADE 3
PERGUNTA 1
A tirinha abaixo mostra a aluna, Mafalda, reclamando do tema da sua redação. No quadrinho observamos que a Mafalda faz uma crítica ao tema, pois é sempre igual. Esse modelo de redação constitui um exemplo do ensino tradicional de língua portuguesa e servirá apenas para o professor corrigir a estrutura sintática e ortográfica.  De que maneira um professor pode trabalhar o gênero redação escolar com o objetivo de desenvolver o potencial comunicativo do aluno do ensino fundamental, além de aprender a encarar a produção textual como uma atividade prazerosa?
Fonte: http://sociometricas.zip.net/arch2008-04-01_2008-04-15.html
Seu texto será avaliado a partir dos seguintes critérios:
• Sua questão deverá conter no mínimo 5 linhas e no máximo 10 linhas. 
• Análise leva em conta, de forma correta, os conceitos teóricos expostos no conteúdo referencial;
• Análise explora os conceitos teóricos a partir da situação apresentada para estudo;
• A resposta está redigida de forma coesa e coerente, com boa organização de parágrafo;
• A resposta está escrita na norma padrão da língua portuguesa.
AVISO IMPORTANTE: “É importante que saiba: sua resposta deve ser original, elaborada a partir de suas reflexões e leituras. As respostas que contiverem textos copiados de outras fontes sem os devidos créditos não serão aceitas. Caso você decida enriquecer seu texto com uma citação, forneça os créditos do autor da produção original seguindo as normas da ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas. Lembre-se de que a citação pode complementar sua resposta, mas sua atividade será avaliada com base na sua reflexão e adequação em relação ao enunciado da questão”.
			
	
	
	
	
	
	
	
	
		
	
	
		
	
	
		
	
	
	
	
	
De que maneira um professor pode trabalhar o gênero redação escolar com o objetivo de desenvolver o potencial comunicativo do aluno do ensino fundamental, além de aprender a encarar a produção textual como uma atividade prazerosa?
Para tornar a redação uma atividade textual prazerosa o professor pode propor que o aluno faça uma redação com temas sobre assuntos atuais e que interesse a eles, por exemplo, assuntos sobre o uso de rede sociais, sobre a internet na vida das pessoas, e também sobre temas livres que envolvam o cotidiano do aluno, suas preferências musicais, cinema, livros, etc., um outro método é fazer um diário, sem intuito de avaliação e sim para que expressem seus sentimentos, aflições, alegrias, seu dia a dia, seus sonhos, seus desejos, etc., 
Um outro fator é não impor um determinado números de linhas a escrever e sim que seja escrito um texto com clareza, objeto e coeso. 
Por experiência própria acredito que esses seriam métodos muito eficazes para escrever uma redação com prazer e ainda aprender.

Continue navegando