Buscar

ISLÃ RESUMO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ISLÃ
Nascido nos meados da Arábia, no período correspondente a Idade Média, o Direito Muçulmano é até hoje a base da vida de cerca de um quinto da humanidade, visto que a religião islâmica cresce em todo o mundo. Antes do período islâmico, os povos dessa região eram politeístas, e seus ídolos eram representados no santuário da cidade de Meca, num templo chamado Caaba. Por pertencer a uma cultura distante da nossa e ser considerado radical, o ocidente teme as facções do Islã pela possibilidade de eventos que levem a ataques terroristas e a morte de milhares. 
Apesar de ter surgido na Arábia, o Islã rapidamente transpôs as fronteiras alcançando a Ásia, o norte da África e ainda a Europa, onde espalhou medo através de Guerras Santas. Seu fundador foi Mohamad, personagem cuja vida e história se confundem com o próprio movimento, nascido em Meca, uma cidade de comércio e centro de peregrinações, que também vem a ser uma das duas cidades mais importantes para a religião islâmica ao lado de Medina. Ele cresce durante a transição dos séculos VI e VII, e em 610 faz um retiro longo no monte Hira, quando em pleno deserto encontra um ser sobre-humano que lhe dava ordens espirituais e para que repassasse seu discurso adiante.
Os muçulmanos consideram essas mensagens como sendo ditas pelo Anjo Gabriel e foram reunidas em um livro: O Alcorão. Mohamad passa a pregar para comerciantes em Meca, de onde é expulso e vai a Medina para se tornar líder não só espiritual, mas também político, conquistando seguidores e voltando posteriormente a sua cidade de origem para destruir os ídolos politeístas e transformar a Caaba no centro religioso do islamismo.
É possível afirmar que o Direito dos Muçulmanos é de cunho religioso, visto que não é uma ciência autônoma e sim uma das faces da religião. Os países islâmicos seguem o Alcorão quase como constituição embora seja amplamente aceito de que só a escritura não basta para legislar, portanto, além do Alcorão, a opinião dos doutores em unanimidade também servem para a formação da ‘Sharia’, palavra árabe para lei.
O alcorão possui uma mensagem simples: Anunciar o juízo final e determinar o que um bom crente deve fazer para evitar as ameaças do fogo eterno. É importante frisar sobre alguns pontos desse livro para que fique claro como funciona tanto a religião quanto o direito.
Para o Direito Muçulmano a aplicação da lei de Talião é prevista para diversos delitos, como por exemplo em casos de homicídio, entretanto a possibilidade de perdão está aberta. Em um sentido geral, essa sociedade é igualitária, já que para a lei todos devem ser tratados iguais por serem idênticos na fé, mas apesar disso, o Alcorão prevê diversas formas de inferioridade do sexo feminino. São exemplos claros disso as vestimentas que são obrigadas a utilizarem, pois não podem expor seu corpo; o casamento que é negociado entre o pretendente e o pai da noiva em questão e que é visto como o único objetivo da vida de uma muçulmana, além de outras questões onde as mulheres estão submissas pela lei.

Outros materiais