Buscar

Prova Impressa EDUCAÇÃO AMBIENTAL 2

Prévia do material em texto

Questões de múltipla escolha
Disciplina: 610840 - Educação Ambiental
Questão 1: Assinale a alternativa incorreta.
Na concepção de Educação Ambiental crítica, são apresentados os problemas ambientais mais aparentes e desprezadas as causas mais profundas. Ocorre uma relação dicotômica entre o ser humano e o ambiente, em que o primeiro é apresentado como destruidor. Praticamente não são abordadas questões sociais e políticas.
Na concepção de Educação Ambiental crítica, prima-se pelo diálogo e “fortalecimento da sociedade civil na busca coletiva de transformações sociais”. Tem-se uma perspectiva que “se apoia na práxis, em que a reflexão subsidia a ação e esta traz novos elementos para a reflexão”.
Na concepção conservadora, são apresentados os problemas ambientais mais aparentes e desprezadas as causas mais profundas. Ocorre uma relação dicotômica entre o ser humano e o ambiente, em que o primeiro é apresentado como destruidor. Praticamente não são abordadas questões sociais e políticas.
A concepção de Educação Ambiental pragmática apresenta o foco na ação, na busca de soluções e proposição de normas a serem seguidas face aos problemas ambientais. A ênfase é a mudança de comportamento individual, por meio de informações, leis e projetos governamentais.
A concepção de Educação Ambiental humanista ressalta o cruzamento da natureza e da cultura, em que ambiente não é apreendido exclusivamente sob os aspectos biofísicos e o patrimônio não é somente natural, é igualmente cultural.
Questão 2: Entre as proposições em seguida, qual se refere ao acidente acontecido ao norte da Baía de Todos os Santos, no Brasil?
Assinale-a:
Foi um acidente ambiental ocorrido em 1952. Após um período de inversão térmica associadoao aumento da utilização de carvão para calefação, houve maior concentração dos poluentes atmosféricos, o que provocou a morte de aproximadamente quatro mil pessoas no período.
Entre 1960 e 1963,uma fundição primária de chumbo poluiu intensamente essa cidade, afetando os trabalhadores, seus filhos e moradores de regiões próximas à usina. Um estudo de 1995 evidenciou elevadas concentrações de chumbo e cádmio em sedimentos e moluscos de todo o ecossistema da região.
Foi um episódio ocorrido em 1930 de inversão térmica que levou a um aumento das concentrações de poluentes atmosféricos emitidos por indústrias siderúrgicas, causando o adoecimento de mais da metade da população residente nessa localidadee um acréscimo na mortalidade por doenças cardiorrespiratórias no período, atingindo principalmente os seus idosos.
Em 1984, 40 toneladas de gases tóxicos fatais vazaram em uma fábrica de pesticidas. Aproximadamente 2,5 mil pessoas morreram nos instantes seguintes ao acidente e mais 8 mil morreram nos três primeiros dias após o acidente.
Em 1976, um reator químico explodiu em Seveso, na Itália, com liberação de dioxina, o que ocasionou 193 casos de cloroacne, levando mais de 700 pessoas a abandonarem a região. Tamanho foi o impacto desse acidente no mundo, que culminou com o desenvolvimento da Diretiva de Seveso.
Questão 3: “A prepotência e a arrogância com que o homem tratava o seu meio tornava-o cego ao óbvio: os recursos ambientais são finitos, limitados, e estão dinamicamente inter-relacionados. A diminuição drástica de um pode causar o mesmo em outro aparentemente não relacionado a ele”. Esse problema veio à tona no século XX, quando a questão ambiental tornou-se significativa mundialmente, revelando-se na constatação de ecossistemas degradados e na (falta de) qualidade de vida dos povos. É justamente nesse momento histórico que surge e começa a ser conceituada a Educação Ambiental.
A propósito dessas considerações, assinale a alternativa INCORRETA:
“O educador tem a função de mediador na construção de referenciais ambientais e deve saber usá-los como instrumentos para o desenvolvimento de uma prática social centrada no conceito da natureza” (JACOBI, 2003).
A Educação Ambiental envolve um conjunto de ações pedagógicas formais e nãoformais, que podem conduzir a capacidade crítica dos cidadãos, de uma forma geral, às escolhas ambientalmente responsáveis.
A Educação Ambiental não se restringe a assuntos relacionados à natureza: lixo, preservação, paisagens naturais, animais etc. Também é preciso que envolva assuntos relacionados à política e sociedade, contextualizando o ser no meio em que vive.
A Educação Ambiental é um ramo da educação cujo objetivo é a disseminação do conhecimento sobre o ambiente, a fim de ajudar na sua preservação e utilização sustentável dos seus recursos.
A Educação Ambiental é um ramo da educação cujo objetivo é apenas a disseminação do conhecimento sobre o ambiente, a fim de ajudar na sua preservação e utilização sustentável dos seus recursos.
Questão 4: Em Nova Iorque, em 1892, William T. propôs conectar as partes alta e baixa do rio Niagara, abrindo um canal com aproximadamente 9,6 km de extensão e 85 metros de profundidade para o transporte de carga. O projeto foi abandonado em 1920, e o local vendido à indústria Hooker Chemical, que o utilizou como aterro para a disposição final de resíduos tóxicos. Após esse procedimento, a empresa vendeu o local por um preço simbólico de $1 dólar à Niagara Falls Board of Education. Uma escola foi construída diretamente sobre o aterro e circundada por residências. Em 1978, moradores de um conjunto habitacional dessa localidade descobriram que suas casas foram erguidas sobre um canal que havia sido aterrado com dejetos químicos industriais e bélicos do período de 1920 a 1953. Estudos constataram vários efeitos na população: alterações nos cromossomos, aumento do número de abortos, aumento do número de defeitos congênitos. A qual desastre ambiental nos referimos?
Ao acidente do Vale de Meuse, na Bélgica.
Ao acidente ocorrido por inversão térmica em Londres, em 1952.
A explosão de um reator químico em Seveso, na Itália.
Ao acidente de Bhopal.
Ao Love Canal.
Questão 5: Qual dos métodos descritos nas alternativas em seguida, propostos pelos PCN, mais se opõe à metodologia de natureza fragmentada a que damos o nome de Pedagogia Tradicional?
“Para que os alunos construam a visão da globalidade das questões ambientais é necessário que cada profissional de ensino, mesmo especialista em determinada área do conhecimento, seja um dos agentes da interdisciplinaridade que o tema exige. A riqueza do trabalho será maior se os professores de todas as disciplinas discutirem e, apesar de todo o tipo de dificuldades, encontrarem elos para desenvolver um trabalho conjunto. Essa interdisciplinaridade pode ser buscada por meio de uma estruturação institucional da escola ou da organização curricular, mas requer, necessariamente, a procura da superação da visão fragmentada do conhecimento pelos professores especialistas” (BRASIL, 1998, p. 193).
Método Waldorf.
Método de caráter transdisciplinar.
Método de caráter multidisciplinar.
Metodologia montessoriana.
Método de caráter interdisciplinar.
Questão 6: Assinale a alternativa FALSA.
Segundo as diretrizes do MEC, pela publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) - Temas transversais (1998), a Educação Ambiental deve ser trabalhada nas escolas de maneira interdisciplinar.
Segundo as diretrizes do MEC, pela publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) - Temas transversais (1998), a Educação Ambiental deve ser trabalhada nas escolas apenas nas disciplinas de ciências naturais.
Como ação educativa, a Educação Ambiental permite que a escola entre em contato com o campo ambiental, promovendo reflexões, metodologias e experiências práticas que têm por objetivo construir conhecimentos e valores ecológicos nesta e nas futuras gerações.
Com o passar do tempo, eventos como os fóruns mundiais e as conferências sobre o meio ambiente corroboraram a necessidade de buscar na educação suporte para o estabelecimento de mudanças do comportamento ambiental. Para tanto,surgiu a Educação Ambiental.
A Educação Ambiental nos Parâmetros CurricularesNacionais (PCN) é um dos temas transversais, deve ser trabalhada enfatizando-se os aspectos sociais, econômicos, políticos e ecológicos. As vantagens dessa abordagem é a possibilidade de uma visão mais integradora e melhora na compreensão das questões socioambientais como um todo.
Questão 7: Qual das alternativas expõe de forma correta o conceito de cidadania?
Assinale-a:
Atividade transformadora e criativa em que teoria e ação constituem um único movimento.
Leva em conta o conjunto das múltiplas dimensões das realidades socioambientais com as diversas dimensões da pessoa.
Refere-se a ordem simbólica, representando, assim, a realidade, os valores e as significações. Trata-se de uma mediação entre o indivíduo e o Estado.
É um conceito ainda em construção e é definido mais como um movimento do que como uma nova teoria de educação.
É o conjunto de pessoas que compartilham propósitos, gostos, preocupações e costumes, e que interagem entre si constituindo uma comunidade.
Questão 8: Sua ausência na Educação Ambiental ou em qualquer outra modalidade de educação é um problema crítico, responsável pelo surgimento de conflitos diversos, mesmo nas sociedades mais organizadas. Isso revela uma grande necessidade de investimentos diversos na elaboração de ideias integradoras entre a formação pessoal e a social nessa área.
A que nos referimos?
À importância de projetos coletivos na Educação Ambiental e na Educação como um todo.
À importância do pensamento individualista na Educação Ambiental e na Educação como um todo.
À importância de se desenvolverem as personalidades individuais e o pleno exercício da cidadania.
À importância de se formar um grupo com maior potencial, desenvolvendo dessa forma a possibilidade de captação de verba com maior facilidade para o seu sucesso.
À importância da existência e partilha de projetos conduzam a finalidades prefiguradas.
Questões discursivas
Questão 1: Os ingredientes fundamentais da educação são os projetos e os valores. Não poderia ser diferente com relação à educação ambiental, que pressupõe a existência e a partilha de projetos coletivos que pretendem conduzir a finalidades prefiguradas.
Quais as consequências da ausência de projetos em educação ambiental?
Questão 2: Em 1962, a ecologista norte-americana lança um livro alertando para os efeitos danosos que algumas ações humanas provocam no ambiente. Por meio de sua obra, questionou de forma incisiva a confiança cega da humanidade no progresso tecnológico. Esse livro abriu espaço para o movimento ambientalista que se seguiu. Sua maior contribuição foi a conscientização pública de que a natureza é frágil diante da intervenção humana, fomentando uma inquietação internacional sobre a perda da qualidade de vida (GUIMARÃES, 2006).
Qual é a obra em questão?

Continue navegando