Buscar

projetos e praticas do ensino fundamentas

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIP - UNIVERSIDADE PAULISTA 
CURSO DE PEDAGOGIA
Autor
Angelita Hacke Matana RA: 1530062
POLO CHAPECÓ/SC
2016
Autor
Angelita Hacke Matana RA: 1530062
Orientação e Práticas de Projetos de Ensino Fundamental
Trabalho apresentação como requisito parcial Orientação e Práticas de Projetos de Ensino Fundamental do curso de Pedagogia da UNIP sob a orientação do Prof. 
POLO CHAPECÓ/SC
2016 
Tema da aula: Bolas variadas Data: ___/____/____ Duração: 1h 40min
Aula para o Ensino Fundamental (I) - 2º ano Disciplina: Ciências Naturais
1. Conteúdos
Desenvolvimento de Atividades físicas
2. Objetivos 
Estimular o desenvolvimento de habilidades motoras gerais, integração social e descontração entre os alunos.
3. Recursos 
Bolas variadas
4. Estratégias 
a) Introdução ao tema da aula
Duração prevista: 20 minutos. 
Para iniciar a discussão sobre o tema Bolas variadas será feita uma rápida exposição sobre as atividades que serão desenvolvidas e a importância de se fazer um aquecimento e alongamento antes de qualquer atividade física, e seus benefícios para o desenvolvimento individual e em grupo.
b) Desenvolvimento da aula 
Para iniciar o professor fara um bate papo com os alunos afim de interagir e conhecer quais são as atividades que os alunos mais gostam.
 Em seguida será aplicada uma atividade para aquecer e alongar onde o professor pede que formem uma fila, todos pegando na cintura de quem está na frente. O aluno que estiver na frente tentará pegar o ultimo aluno que está atrás. Este tentará se esquivar sem desfazer cobrinha. Existirá um tempo determinado pelo o professor, se dentro deste tempo o aluno de trás não for pego, o aluno da frente passa a ser o rabo e quem estava no final da fila passa a ser a cabeça (o aluno que estava na frente da fila).
c) Atividade (s) para os alunos 
Duração prevista: 50 minutos.
Na primeira atividade Mantêm os dois grupos iguais, agora em filas, na linha do meio da quadra, na linha dos seis metros da área do handebol ficam dois monitores, podendo ser alunos. Ao apito do professor os alunos deverão se dirigir até o "monitor". Ao chegar lá deverá dar três saltinhos, uma volta em torno do monitor batendo palmas, bater as mãos nas mãos do monitor e retornar para o aluno que ficou na fila esperando. Chegando à equipe toque na mão do coleguinha que estará aguardando para fazer à mesma atividade, repetindo o que o primeiro aluno fez e assim sucessivamente até que todos da equipe tenham feito o solicitado.
Na segunda atividade os alunos deverão conduzir a bola em um retângulo, (tipo beisebol). O professor utilizará a quadra do vôlei, onde em cada ponta do retângulo colocará um grupo de crianças (três ou cinco) que conduzirão abola entre si, ruma a um vértice. Quando um grupo chegar a uma ponta, os outros grupos também deverão chegar ao mesmo tempo. No caso do retângulo, para todos chegarem ao mesmo tempo, dois grupos precisarão ter o dobro de velocidade dos outros dois grupos. Para dar uma quebra na velocidade do grupo que terá que percorrer menos, o professor colocará cinco alunos no percurso menor e três no percurso maior. Não esquecendo que a bola terá que passar por todos os integrantes até chegar a vértice. Ao sinal do apito todos param onde estão. Para o professor ver quem conseguiu chegar a tempo. Os alunos que não estiverem participando ativamente estarão fiscalizando para ver se a bola passou por todos os integrantes e depois trocarão de lugar com quem estava praticando a atividade.
5. Avaliação
Avaliar participação, desempenho das atividades, interatividade, assiduidade em todos os exercícios, se houve contratempo ou se algum aluno não conseguiu desenvolver a atividade
6. Fontes/Referências
Coletei estas brincadeiras em um caderno da minha filha, que hoje tem vinte anos, de quanto ela estudava no ensino fundamental. As quais foram passadas pela sua professora.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando