Buscar

teste romantismo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Marque as opções corretas em relação ao Romantismo:
1.( ) objetividade;
2.( ) o sexo como tema quase obrigatório;
3.( ) individualismo;
4.( ) exaltação dos sentimentos;
5.( )casamento como final feliz
6.( ) fuga da realidade;
7.( )idealização do homem: herói invencível;
8.( ) valorização das tradições;
9.( ) anticlericalismo;
10.( ) a mulher é vista como adultera, prostituta.
11. ( ) O romantismo está dividido em três fases: nacionalista, pessimista e crítica, também chamadas de nacionalista, ultrarromantica e condoreira;
12. ( ) Quanto as obras, podemos dividir o Romantismo em poesia e romance
13 ( ) No Romantismo os escritores buscaram apresentar uma visão do Brasil escrevendo sobre várias regiões ( São Paulo, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Maranhão)
14. ( ) Alguns escritores como Joaquim Manoel de Macedo escrevem sobre os costumes da sociedade burguesa a partir do livro A Moreninha
15. ( ) O período romântico tem enquanto período histórico a independência do Brasil.
16. ( ) Uma das grandes características dos romances indianistas está na exaltação do índio enquanto um herói
17. ( ) Nas obras indianistas de José de Alencar , existe uma crítica á dominação européia 
18. ( ) Dentre as obras indianistas de José de Alencar podemos citar IRACEMA E SENHORA.
19. ( ) José de Alencar também faz crítica à falsidade das pessoas, aos casamentos arranjados
20. ( ) Manuel Antonio de Almeida em sua obra Memórias de um sargento de milícias procura utilizar-se o mais fielmente possível de uma linguagem própria dos personagens que inclui na obra.
21. ( ) José de Alencar é um escritor do período romântico escrevendo sobre o índio brasileiro, a vida na cidade
22.( ) Gonçalves Dias e Gonçalves de Magalhães são escritores românticos da poesia nacionalista
23. ( ) O homem de todas as épocas se preocupa com a natureza. Cada período a vê de modo particular. No Romantismo, a natureza aparece como um cenário cientificamente estudado pelo homem; a natureza é mais importante que o elemento humano.
24 ( ). No Romantismo, a natureza aparece como confidente do poeta, que compartilha seus sentimentos com a paisagem; a natureza se modifica de acordo com o estado emocional do poeta.
25.( ) O sentimentalismo, a imaginação, a insatisfação, a poesia lírica e o idealismo são características do romantismo
26. ( ) No romantismo temos a caracterização do romance como forma de entretenimento e moralização.
27. ( ) O indianismo de nossos poetas românticos é uma forma de apresentar o índio como motivo estético; idealização com simpatia e piedade; exaltação da bravura, do heroísmo e de todas as qualidades morais superiores.
28. ( ) O indianismo de nossos poetas românticos é um meio de reconstruir o grave perigo que o índio representava durante a instalação da capitania de São Vicente.
29. ( ) Sobre Gonçalves Dias, é correto afirmar que é natural do Ceará, escreveu poesias sentimentais e poemas de enaltecimento do índio como, por exemplo, Timbiras.
30. ( )Na obra de Alencar, objetivando atingir a História do Brasil e a síntese de suas origens, volta-se exclusivamente para assuntos indígenas e regionalistas, sem interesse pelo romance urbano.
31. ( ) Alencar, apesar de todo o idealismo romântico, conseguiu, nas obras Lucíola e Senhora, captar e denunciar certos aspectos profundos, não comentados , da realidade social e individual, onde podemos detectar um certo realismo.
32. ( ) como no Brasil não houve período medieval, o índio era tido como o bom selvagem, o passado do Brasil numa fase em que se fazia necessário idealizar o passado a fim de garantir a valorização de aspectos de um país que recentemente adquiriu sua independência.
33.( ) A Revolução francesa com os ideais de liberdade, fraternidade, igualdade refletem a idéia dominante do romantismo influenciando o surgimento dos textos em prosa e futuramente o pessimismo dos romântico.
34. ( ) A valorização da lua, da noite, dos cemitérios, das igrejas, representam, dentro do romantismo, a valorização do sonho, da fuga e da fantasia
35. ( ) Castro Alves é considerado um escrito ligado a geração condoreira, pois escreve sobre grandes questões ( escravidão, liberdade, pátria, natureza, progresso, participação popular) 
36. ( ) O romantismo surge como um movimento literário onde as pessoas valorizavam o mundo dos sonhos, a imaginação, a descrição dos costumes, o repúdio às regras da escrita

Outros materiais