Buscar

CEST - Modelo de Resumo (Discentes)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

2
FACULDADE SANTA TEREZINHA – CEST
CURSO DE DIREITO 1º PERÍODO
DISCIPLINA: MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA I
PROFESSOR: DELSIO JOÃO PAVAN
ACADÊMICO(A):
DATA: 29 de agosto de 2014
RESUMO TÉCNICO-CIENTÍFICO
OLIVEIRA, K. L.; SANTOS, A. A. A. Compreensão em Leitura e Avaliação da Aprendizagem em Universitários. Psicologia: Reflexão e Crítica, 18 (1), p. 118-124, 2005.
Este estudo teve por objetivo explorar a relação entre a compreensão em leitura, o desempenho acadêmico e a avaliação da aprendizagem em disciplinas específicas. A amostra foi composta por 270 alunos ingressantes dos cursos de administração, direito e psicologia, dos períodos diurno e noturno, de uma universidade particular do interior paulista. Os instrumentos utilizados foram 2 textos preparados segundo a técnica de Cloze e um questionário visando a caracterização dos tipos mais freqüentes de avaliação utilizados no ensino superior. A participação dos estudantes foi voluntária e a coleta de dados ocorreu de forma coletiva em uma única sessão. Os resultados evidenciaram que há correlação estatisticamente significativa entre a compreensão em leitura, o desempenho acadêmico e o tipo de avaliação da aprendizagem utilizado.
Palavras-chave: Teste de Cloze. Rendimento Acadêmico. Ensino Superior. 
VANNUCCHI, H.; UNAMUNO, M. R. L.; MARCHINI, J. S. Avaliação do estado nutricional. Medicina, Ribeirão Preto, 29: 5-18, jan./mar. 1996.
A desnutrição é reconhecida como um dos principais problemas médicos, especialmente em países em desenvolvimento. Os métodos para avaliar o estado nutricional de indivíduos em grupos populacionais foram extensivamente tratados na literatura médica. O objetivo principal desta revisão foi proporcionar uma análise crítica da avaliação nutricional bioquímica e antropométrica.
Palavras-chave: Antropometria. Avaliação. Estado Nutricional. Distúrbios Nutricionais.
ESCLARECIMENTOS AOS DISCENTES
O resumo consiste na apresentação concisa por escrito do que foi compreendido em um texto. A redação do resumo deve ser exclusivamente nas palavras do discente. Segundo Severino (2007, p.204), o resumo “Não se trata de uma ‘miniaturização’ do texto. Resumindo um texto com as próprias palavras, o estudante mantém-se fiel às ideias do autor sintetizado.” Os resumos técnico-científicos são classificados em informativo, indicativo e crítico, conforme a ABNT NBR 6028:2003, porém, os dois primeiros serão aqui destacados. [1: SEVERINO, A. J. Metodologia do Trabalho Científico. 23. ed. São Paulo: Cortez, 2007. ][2: Também chamado de Resenha ou Recensão, com especificidades detalhadas a parte, em outro documento. ]
O resumo informativo especifica etapas relevantes, como o objetivo, a metodologia, os resultados e as conclusões da pesquisa desenvolvida, a fim de informar ao leitor sobre o conteúdo da obra. É possível que dispense a leitura do documento original, no processo de busca por informações mais direcionadas. (Vide primeiro exemplo na página anterior) O resumo indicativo, por sua vez, apresenta os pontos principais de um documento de forma mais geral, sem inclusão de dados qualitativos ou quantitativos etc. Ele pode apresentar uma ou mais etapas do trabalho, mas em geral, exige a leitura da obra original para adequado entendimento do que foi pesquisado. (Vide segundo exemplo na página anterior)
É recomendado o uso de parágrafo único, sem recuo da primeira linha e sem enumeração de tópicos. Outras regras gerais para apresentação dos resumos são: (i) o resumo deve ser precedido da referência do documento, com exceção do resumo inserido no próprio documento; (ii) a primeira frase deve ser significativa, explicando o tema principal do documento; (iii) deve-se usar o verbo na voz ativa e na terceira pessoa do singular; (iv) as palavras-chave devem vir abaixo do resumo, separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto. (ASSOCIAÇÃO..., 2003)[3: Em trabalhos acadêmicos e relatórios, o resumo deve ter de 150 a 500 palavras; em artigos científicos, de 100 a 250 palavras; em outras indicações breves, de 50 a 100 palavras. ][4: Sugere-se o uso de três a cinco palavras-chave.][5: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6028: informação e documentação: resumo: apresentação. Rio de Janeiro, 2003.]

Outros materiais