Buscar

ATIVIDADE DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO MÉDIO NORMAL E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO MÉDIO: NORMAL E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
Como estão definidos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9.394/96, em seu artigo 21, os níveis escolares?
Qual a finalidade da Educação Básica?
Qual o objetivo da Educação Básica?
O que ocorre durante a Educação Básica referente ao conhecimento e ao período? 
De acordo com o art. 21 da LDB o que compreende a Educação Infantil?
Como deve ser organizada a prática da Educação Infantil?
Qual o objetivo precípuo do RCNEI?
Segundo Mendes (2007), com que finalidade as situações educativas são ressaltadas no RCNEI?
A prática pedagógica realizada no Ensino Fundamental poderá ser auxiliada com a utilização dos Parâmetros Curriculares Nacionais. O que eles propiciam?
Quais são as finalidades do Ensino Médio conforme disposto no artigo 35 da LDB 9.394/96?
A organização social escolar precisa propiciar aos alunos a interação com a contemporaneidade. Por meio das tecnologias da comunicação e informação se poderá consolidar o Estado democrático, principalmente em suas dimensões fundamentais. Quais são as dimensões?
O aumento das vagas no nível superior não foi suficiente para atender à demanda saída do Ensino Médio. Assim, a solução encontrada foi fazer com que os alunos saíssem desse nível de ensino já como profissionais preparados para adentrar o mercado de trabalho, desviando-os, assim, da fatia que não era numericamente suficiente para atender a todos, ou seja, a universidade. Analise o texto e de sua opinião sobre o mesmo.
Em quais modalidades o estágio supervisionado era dividido?
O que a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional vigente, em seu art. 62, discorre sobre a formação de docentes para atuar na educação básica?
Quais são os fundamentos da formação dos profissionais da educação de acordo com o art. 61 da LDB 9.393/96, com redação dada pela Lei 12.014/09, em seu parágrafo único?
Com as mudanças na lei, o perfil do profissional do Ensino Fundamental I passou a contar com uma característica muito importante. Qual?
Qual a diferença entre PCN e DCN?
De acordo com o CNE, as diretrizes curriculares contemplam elementos de fundamentação essencial em cada área do conhecimento, campo do saber ou profissão. Qual o objetivo?
Em que se ancoram as Diretrizes Curriculares para o curso de Pedagogia?
Para entender organização do curso de Pedagogia, devemos levar em consideração alguns aspectos que nos ajudarão a analisar sua estrutura, as ideologias que o cercam e os objetivos pensados para ele. Quais são esses aspectos?
Na década de 1980 surgiram novas formas de organização e de gestão que modificaram estruturalmente o mundo do trabalho com o desenvolvimento de tecnologias complexas vinculadas à produção e à prestação de serviços. Em consequência, passou a ser exigida uma sólida base de educação geral para todos os trabalhadores; educação profissional básica aos não qualificados; qualificação profissional de técnicos; e educação continuada para atualização, aperfeiçoamento, especialização e requalificação de trabalhadores (BRASIL, 1999). Analise o porquê dessa perspectiva.
De acordo com os Referenciais Curriculares ´Nacionais da educação profissional de nível técnico, em que o ensino profissional está centrado?
A partir de 2007, com a nova fase do Plano de Expansão da Rede Federa
 de Educação Profissional e Tecnológica, foram estabelecidos novos cursos, de acordo com as demandas local e regional – o que culminou, em 2008, na instituição do Catálogo Nacional dos Cursos Técnicos, cujo objetivo é divulgar e regular a oferta de cursos técnicos no país. Também não se pode deixar de lado as Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação profissional de nível técnico, instituída pela Resolução CEB nº 4, de 8 de dezembro de 1999, que diz em seu artigo 6º o que se entende por competência profissional. O que se entende por competência profissional?
Quais são as competências requeridas pela educação profissional?
Quais são as características apontadas por Cordão, que o pedagogo precisa ter para mobilizar o conhecimento, habilidades e valores trabalhados na escola?
O que o pedagogo deve fazer ao atuar no ensino profissional?
O que é fundamental que o aluno detenha na educação profissional?

Continue navegando