Buscar

Fundamentos da Pesquisa Histórica

Prévia do material em texto

Questão 1/10 - Fundamentos da Pesquisa Histórica
Considere a seguinte citação: 
“[...] é com o ‘presentismo’, como o próprio nome já nos alude e incita alguma ideia, que teremos a tendência mais caracterizadora de uma narrativa histórica, uma vez que esta será efetivamente tratada  [...] a partir de um olhar do indivíduo de hoje sobre um passado, com a visão de um sujeito da atualidade – o historiador – para um passado reconstruído, ou em fase de reconstrução, por parte do presente historiador”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ANDRADE, Lílian Gonçalves de. Narrativa histórica e narrativa literária: Pontos e contrapontos. Biblos, Rio Grande, 17, p. 23-31, 2005. p. 27. 
Considerando a citação acima e os conteúdos do livro-base Fundamentos da pesquisa histórica sobre a narrativa histórica, analise as assertivas que seguem e marque V para as asserções verdadeiras e F para as asserções falsas.
( ) De todas as formas possíveis de a história se apresentar aos seus leitores e apreciadores, exclui-se a narrativa, que não é resultado do trabalho de historiadores.
( ) A história pode ser concebida tanto como o conjunto de acontecimentos do passado como a maneira como tais acontecimentos são contados.
( ) A narração de acontecimentos do passado é uma das formas de manifestação da consciência histórica.
( ) O historiador deve ter ciência de que seu trabalho é o de investigar o passado, cabendo a outros profissionais a tarefa de narrar o passado. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
	
	A
	V – F – V – F
	
	B
	V – F – V – V
	
	C
	F – V – V – F
	
	D
	V – V – F – F
	
	E
	V – V – F – V
Questão 2/10 - Fundamentos da Pesquisa Histórica
Leia a seguinte citação: 
“Os maiores problemas para os novos historiadores, no entanto, são certamente aqueles das fontes e dos métodos. Já foi sugerido que quando os historiadores começaram a fazer novos tipos de perguntas sobre o passado, para escolher novos objetos de pesquisa, tiveram de buscar novos tipos de fontes, para suplementar os documentos oficiais”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BURKE, Peter. A escrita da história: Novas perspectivas. Trad. de Magda Lopes. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 1992. p. 25. 
Considerando a citação acima e os conteúdos do livro-base Fundamentos da pesquisa histórica sobre a História e o uso de fontes, analise as assertivas que seguem e marque V para as asserções verdadeiras e F para as asserções falsas.
( ) O historiador existe independentemente da existência de fontes, e seu trabalho consiste na criação de vestígios do passado.
( ) O que distingue o historiador dos demais contadores de histórias é o seu olhar diferenciado para as fontes históricas.
(  ) Parte da tarefa dos historiadores consiste nos cuidados com o manuseio e inquirição das fontes.
( ) A fácil tarefa de lidar com fontes históricas possibilita que qualquer pessoa possa conjecturar a respeito do passado, a exemplo dos historiadores. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	V – F – V – F
	
	B
	V – F – V – V
	
	C
	F – V – V – F
	
	D
	V – V – F – F
	
	E
	V – V – V– F
Questão 3/10 - Fundamentos da Pesquisa Histórica
Atente para a seguinte citação: 
“O que importa é não analisar o filme como ‘espelho’ da realidade ou como ‘veículo’ neutro das ideias do diretor, mas como o conjunto de elementos, convergentes ou não, que buscam encenar uma sociedade, seu presente ou seu passado, nem sempre com intenções políticas ou ideológicas explícitas”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: NAPOLITANO, Marcos. Fontes audiovisuais: A História depois do papel. In: PINSKY, Carla Bassanezi (Org.). Fontes históricas. p. 235-290. São Paulo: Contexto, 2006. p. 276. 
Tendo em vista a citação acima e os conteúdos do livro-base Fundamentos da pesquisa histórica sobre o uso de filmes como fontes nas aulas de História, assinale a alternativa correta:
	
	A
	Filmes, como fonte histórica, devem se restringir aos documentários, por sua visão neutra e isenta do passado.
	
	B
	Um filme, como documento, pode ser analisado em si mesmo, isto é, sem a contraposição com outros documentos.
	
	C
	As características técnicas do cinema tornam-no uma fonte sem a possibilidade de manipulação do passado.
	
	D
	A análise de um filme, como fonte histórica, deve se limitar à sua narrativa fílmica, objeto primordial da análise do historiador.
	
	E
	O caráter de entretenimento do cinema deve ser considerado pelo historiador, assim como seus códigos e linguagens características.
Questão 4/10 - Fundamentos da Pesquisa Histórica
Considere a seguinte citação: 
“O trabalho com a História oral se beneficia de ferramentas teóricas de diferentes disciplinas das Ciências Humanas, como a Antropologia, a História, a Literatura, a Sociologia e a Psicologia, por exemplo. Trata-se, pois, de metodologia interdisciplinar por excelência. Além dos campos mencionados, ela pode ser aplicada nas mais diversas áreas do conhecimento: na Educação, na Economia, nas Engenharias, na Administração, na Medicina, no Serviço Social, no Teatro, na Música... Em todas essas áreas já foram desenvolvidas pesquisas que adotaram a metodologia da História oral para ampliar o conhecimento sobre experiências e práticas desenvolvidas, registrá-las e difundi-las entre os interessados”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ALBERTI, Verena. Fontes orais: Histórias dentro da História. In: PINSKY, Carla Bassanezi (Org.). Fontes históricas. p. 155-202. São Paulo: Contexto, 2006. p. 156. 
Considerando a citação acima e os conteúdos do livro-base Fundamentos da pesquisa histórica sobre os passos necessários para a elaboração de uma pesquisa com história oral em sala de aula, relacione corretamente cada uma das etapas listadas a seguir às suas respectivas características:
1. Definição e delimitação do problema
2. Desenvolvimento de um questionário
3. Execução das entrevistas
4. Sistematização dos dados
5. Redação analítica
6. Fechamento 
Agora, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta: 
( ) Fase de problematização de uma determinada situação, preferencialmente apresentada pelo professor aos estudantes.
( ) Análise das informações coletadas durante as entrevistas, quando buscar-se-ão respostas ao problema proposto.
( ) Prática propriamente dita da coleta de informações quando os estudantes-pesquisadores vão a campo.
( ) Elaboração do roteiro de perguntas a ser apresentado aos entrevistados, de modo a nortear a coleta e posterior análise.
( ) Etapa posterior à coleta das informações por meio das entrevistas e que antecede a análise das informações coletadas.
( ) Apresentação dos resultados da pesquisa e das informações analisadas a partir das fontes orais investigadas. 
Agora, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	1 – 5 – 3 – 2 – 4 – 6
	
	B
	4 – 6 – 2 – 3 – 1 – 5
	
	C
	5 – 4 – 6 – 3 – 2 – 1
	
	D
	1 – 4 – 2 – 6 – 3 – 5
	
	
	
	
	E
	6 – 3 – 2 – 5 – 1 – 4
Questão 5/10 - Fundamentos da Pesquisa Histórica
Leve em conta a seguinte afirmação: 
“A produção da História é sempre uma forma do poder, uma forma de poder. Creio que numa sociedade o poder se exprime, em particular, como tentativa consciente ou inconsciente de imprimir uma imagem sobre o futuro”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LE GOOF, Jacques. Reflexões sobre a História. Trad. de António José Pinto Ribeiro. Lisboa, Edições 70, 2009. p. 31. 
Levando em conta a afirmação acima e os conteúdos do livro-base Fundamentos da pesquisa histórica sobre a História como ciência, assinale a alternativa correta:
	
	A
	A História como ciência é a interpretação do passado apresentada juntamente com juízo devalor.
	
	B
	A História como ciência é um processo construído individualmente e de resultados não compartilhados.
	
	C
	História como ciência é o resultado de elucubrações do historiador, a despeito de teoria ou metodologia histórica.
	
	D
	História como ciência é a consequência de um trabalho minucioso e racional, onde é possível apresentar leis universais para a análise do passado.
	
	E
	História como ciência é o compartilhamento das pesquisas que buscam compreender o passado sem juízo de valor.
Questão 6/10 - Fundamentos da Pesquisa Histórica
Leia o trecho de texto a seguir: 
"[A narrativa histórica] tem uma função simbolizadora, permite a uma sociedade situar-se, dando-lhe na linguagem um passado e abrindo um espaço próprio para o presente: marcar um passado é dar lugar à morte, mas também redistribuir o espaço das possibilidades, determinar negativamente aquilo que está por fazer e, consequentemente, utilizar a narratividade que enterra os mortos como meio de estabelecer um lugar para os vivos". 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DE CERTAU, Michel. A escrita da história. Rio de Janeiro: Forense, 1982. p. 107. 
A partir do trecho de texto acima e dos conteúdos do livro-base Fundamentos da pesquisa histórica sobre a narrativa histórica, assinale a alternativa correta:
	
	A
	É possível aprender história de diversas maneiras, inclusive sem narrativas históricas.
	
	B
	A narrativa histórica é a mediadora entre o que aconteceu no tempo passado e o tempo presente
	
	C
	Toda narrativa histórica é fundamentalmente escrita.
	
	D
	As narrativas históricas separam o espaço de experiência do horizonte de perspectivas.
	
	E
	Apesar de haver cinema histórico e documentários, o cinema não é uma narrativa a respeito do passado.
Questão 7/10 - Fundamentos da Pesquisa Histórica
Considere o texto a seguir: 
As fontes escolhidas pelo historiador não contam o passado tal como ele aconteceu, apesar de que, durante anos, acreditou-se nessa premissa. O trabalho do historiador com suas fontes envolve uma análise bastante complexa, desde a identificação, catalogação, fichamento e classificação, até a crítica à fonte. 
Fonte: Texto elaborado pelo autor da questão. 
Levando em consideração o texto acima e os conteúdos do livro-base Fundamentos da pesquisa histórica sobre a crítica como um dos passos metodológicos para a pesquisa histórica, analise as assertivas que seguem e marque V para as asserções verdadeiras e F para as asserções falsas.
( ) A metodologia empregada na análise criteriosa das fontes é o que garante empírica e intersubjetivamente a pesquisa enquanto produto científico.
( ) A análise das fontes pelo historiador deve ser realizada de maneira subjetiva, como resultado das suas próprias percepções.
( ) Estabelecer limites para a análise das fontes é imprescindível para que seja possível o fechamento da pesquisa histórica.
( ) Mesmo sem a crítica às fontes por parte do historiador, a pesquisa histórica permanece válida como produto científico. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	V – F – V – F
	
	B
	V – F – V – V
	
	C
	F – V – V – F
	
	D
	V – V – F – F
	
	E
	F – V – F – F
Questão 8/10 - Fundamentos da Pesquisa Histórica
Considere a citação a seguir: 
“Os arquivos de natureza religiosa no Brasil são detentores de grandes conjuntos documentais, nem sempre facilmente acessíveis. Os mais notórios são os da Igreja Católica, cujos acervos estão reunidos nas cúrias diocesanas, sob os cuidados de serviços de arquivo em geral bastante precários e desconfortáveis, que costumam improvisar o atendimento quando do surgimento inesperado de um pesquisador”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BACELLAR, Carlos. Fontes documentais: Uso e mau uso dos arquivos. In: PINSKY, Carla Bassanezi (Org.). Fontes históricas. p. 23-80. São Paulo: Contexto, 2006. p. 39. 
A partir da citação acima e dos conteúdos do livro-base Fundamentos da pesquisa histórica sobre os textos escritos como fonte histórica, enumere, na ordem sequencial, as explicações que se relacionam a cada um dos documentos listados a seguir:
1. Batismo
2. Matrimônio
3. Atestado de óbito
4. Testamento
( ) Registro de sacramento religioso, no qual constam data, nome completo da criança e de seus pais.
( ) Documento formal, lavrado por um oficial reconhecido e na presença de testemunhas, indica as vontades de um indivíduo após a sua morte.
( ) Registro das pessoas que se casam, bem como a data do casamento e a filiação de ambos.
( ) Registro das informações relativas a uma pessoa e seu falecimento, como data, nome e estado civil. 
Agora, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	3 – 2 –1 – 4
	
	B
	4 – 2 – 3 – 1
	
	C
	4 – 3 – 2 – 1
	
	D
	1 – 4 – 2 – 3
	
	E
	1 – 3 – 2 – 4
	
	(?)
	
	(?)
	
	(?)
	
	(?)
	
	(?)
	
(?)Questão 9/10 - Fundamentos da Pesquisa Histórica
Leia a afirmação a seguir: 
“O trabalho com fontes manuscritas é, de fato, interessante, e todo historiador que entra por essa seara não se cansa de repetir como os momentos passados em arquivos são agradáveis. Grandes obras historiográficas tiveram sua origem nas salas de arquivo, onde muito suor e trabalho foram gastos, após semanas ou meses de paciente e dedicada fase de pesquisa. O abnegado historiador encanta-se ao ler os testemunhos de pessoas do passado, ao perceber seus pontos de vista, seus sofrimentos, suas lutas cotidianas”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BACELLAR, Carlos. Fontes documentais: Uso e mau uso dos arquivos. In: PINSKY, Carla Bassanezi (Org.). Fontes históricas. p. 23-80. São Paulo: Contexto, 2006. p. 24. 
Considerando a afirmação acima e os conteúdos do livro-base Fundamentos da pesquisa histórica sobre o texto escrito como fonte histórica, analise as assertivas que seguem e marque V para as asserções verdadeiras e F para as asserções falsas.
( ) Os denominados registros de eventos vitais, como as certidões de nascimento, revelam muitas informações acerca de uma determinada comunidade em um tempo e espaço específicos.
( ) Os testamentos e inventários são documentos escritos que registram, respectivamente, a divisão das posses e as vontades de um futuro defunto.
 ( ) Os processos criminais, com registros de pessoas que foram levadas à justiça, são preteridos pelos historiadores por exporem detalhes íntimos daquelas pessoas.
( ) Os registros de matrimônio apresentam informações variadas, não apenas dos cônjuges, como de seus parentes e amigos. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	V – F – V – F
	
	B
	V – F – F – V
	
	C
	F – V – V – F
	
	D
	V – V – V – F
	
	E
	V – V – F – V
Leia o texto a seguir: 
A questão “Para que estudar história?”, comumente apresentada pelos estudantes da Educação Básica aos professores de História, diz muito sobre a própria disciplina, mas também diz muito sobre a história, a historiografia e, obviamente, sobre a pesquisa histórica. O antigo adágio de que um povo sem memória é um povo sem história não pode ser mais verdadeiro quando pensamos acerca das funções da pesquisa histórica em pleno século XXI. 
Fonte: Texto elaborado pelo autor desta questão. 
Considerando o texto acima e os conteúdos do livro-base Fundamentos da pesquisa histórica sobre as funções da pesquisa histórica, analise as assertivas que seguem e marque V para as asserções verdadeiras e F para as asserções falsas.
( ) O historiador, via de regra, inicia a pesquisa histórica a partir de dúvidas, de questionamentos que o perturbam no presente.
( ) Tendo a dúvida como sua premissa, o historiador parte para a investigação das fontes, buscando nelas as respostas para os questionamentos.
( ) O trabalho do historiador é desprovido de método, podendoser iniciado pelas respostas às perguntas apresentadas pelas fontes.
( ) Depois de formulados os questionamentos e investigadas as fontes, cabe ao historiador responder às pergunta históricas por meio de uma narrativa. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	V – F – V – F
	
	B
	V – F – V – V
	
	C
	F – V – V – F
	
	D
	V – V – F – F
	
	E
	V – V – F – V

Outros materiais