A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
8 pág.
Apanhado Tópicos de Atuação Profissional

Pré-visualização | Página 2 de 3

de surgimento da pedagogia empresarial, bem como no aspecto das razões que justificam a expectativa de que o mercado empresarial absorverá cada vez mais o pedagogo. Em relação às duas dimensões apontadas (contexto de surgimento e expectativas para o futuro da profissão), bem como no tocante a atuação do pedagogo nas empresas, propriamente dita, considere as seguintes afirmações:
I - A pedagogia empresarial tem seu surgimento na ideia da necessidade de formação ou preparação dos recursos humanos nas empresas.
II - Acredita-se que a atuação de pedagogos no treinamento de pessoal possa elevar a produtividade e a qualidade das organizações.
III - Os pressupostos básicos da área se apoiam na filosofia de um grupo restrito de empresas que, por meio de publicação, estabeleceram as regras a serem seguidas.
IV - A atenção do pedagogo empresarial é voltada à educação integral, isto é, ao processo de influenciar e sugestionar positivamente os funcionários em todos os aspectos da sua personalidade, propiciando o desenvolvimento da produtividade pessoal nas mais diversas atividades.
V - O pedagogo é um especialista em aprendizagem e é capaz de conduzir o comportamento das pessoas, buscando uma mudança: a aprendizagem.
Assinale a alternativa correta:
A)Somente as afirmativas I, II e III estão corretas.
B)Somente as afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
C)Somente as afirmativas I e III estão corretas.
D)Somente as afirmativas I, II, IV e V estão corretas.
E)Somente as afirmativas IV e V estão corretas.
OK Questão 16: Por muito tempo, a origem do mundo e a evolução dos seres vivos, sejam eles humanos ou não, pautaram-se pela explicação religiosa. As teorias dogmáticas que colocavam em Deus as respostas para todas as perguntas prevaleciam. Essa corrente de pensamento justificava inclusive a dominação entre os povos e casos de violação de direitos: a justificativa aqui era divina, logo diferenças de cultura eram tidas como erradas, uma vez que certos grupos ou povos postavam-se diante do mundo de forma diversa, fora dos padrões seguidos por grupos que acreditavam ter a bênção divina. O nome dado a essa visão é:
C)Evolucionismo cultural ou social.
OK Questão 17: A pedagogia social surge no final do século XIX, na Alemanha, com a crise econômico-industrial acentuada, e acabou tornando-se um referencial, isso porque coincidiu com o crescimento e a consolidação das ciências sociais, com a racionalização e a análise objetiva da vida social. 
Sobre a pedagogia social, está incorreto afirmar que:
D)Dirige-se prioritariamente ao desenvolvimento da individualização dos sujeitos.
Questão 18: Gohn (2010, p. 41) afirma:
“É necessário deixar de ser dependentes de práticas políticas do passado. A autonomia deve capacitá-los a inserir-se no contexto social e a compreender as circunstâncias da vivência social, econômica, cultural e ética na globalização. Estes desafios remetem à figura dos sujeitos coletivos da sociedade civil organizada.” 
Diante do exposto, fica evidente que o papel das ONGs atualmente mudou; estas deixaram de atender à militância política para:
A)Proporcionar a recuperação de valores e mudanças comportamentais capazes de desenvolver no indivíduo habilidades para enfrentar dificuldades, mas com aptidões para recriar as condições concretas de sobrevivência diária.
B)Ter a intenção de suprir deficiências e amenizar as lacunas deixadas pelo Estado na demanda social.
C)Incentivar grandes e médios empresários a disponibilizarem recursos para auxiliar nas questões que envolvem o atendimento à sociedade.
D)Estimular a participação da sociedade na luta por direitos, dignidade e respeito.
E)Passar por alterações, englobando em seu currículo a formação e conhecimentos formais..
OK Questão 19: A pedagogia responsável pelo atendimento em organizações não governamentais ou no terceiro setor foi bastante defendida pelo grande educador Paulo Freire. Denominamos essa pedagogia de:
B)Pedagogia social.
Questão 20: Leia o enunciado a seguir.
De acordo com Hernandez (1988), “os projetos de trabalho constituem um planejamento de ensino e aprendizagem vinculado a uma concepção que dá importância não só à aquisição de estratégias cognitivas, mas também ao papel do estudante como o responsável por sua própria aprendizagem”.
 Analise as características que seguem e que correspondem ao proposto pelo autor.
I - Valorização para o aluno curioso, autônomo e pesquisador.
II - Conversão, em matéria de estudo, dos conteúdos em que os alunos demonstram interesse.
III - Objetivos e metas curriculares prescritas.
IV - Intolerância para conhecimentos que vão além do currículo básico.
Poderiam fazer parte de um projeto de trabalho, segundo o autor:
A) Apenas I e II.
B)Apenas I e IV.
OK Questão 21: Pensar conceitualmente sobre a pedagogia requer pensar sobre a educação. Trata-se de uma relação indissociável. A pedagogia, desde a Antiguidade clássica, vem sendo pensada correlativamente à educação, justamente no que se refere ao processo de formação do sujeito que se quer para a sociedade.A pedagogia social traz uma marca forte desse conceito: a educação é um processo que sofre interferências subjetivas como questões culturais e históricas, que permeiam nossa vida. Num amplo sentido, a pedagogia social referencia uma educação voltada à cidadania, no sentido de uma cidadania ressignifica da para o exercício da civilidade, da responsabilidade e para a responsabilização social de todos. Assim, podemos dizer que a educação vinculada à pedagogia social é um ato:
B)Político.
OK Questão 22: Segundo Bee (1977), a hospitalização é um grande desafio para a aprendizagem, já que está diretamente relacionada à autoestima. Principalmente em se tratando de crianças que, afastadas do seu convívio social e escolar, precisam superar os conflitos gerados por esse quadro de isolamento.
 A autoestima está relacionada à:
A)Autopercepção.
OK Questão 23: Leia o enunciado e considere as afirmativas que seguem.
O termo “terceiro setor” foi cunhado nos EUA, em 1978, por John Rockfeller III, para designar o espaço em que atuam as organizações da sociedade civil, como igrejas, hospitais, museus, bibliotecas, universidades e organizações de assistência social de diversos tipos. 
De acordo com nossos estudos podemos definir o Terceiro Setor como aquele que:
I - Reúne as organizações que, embora prestem serviços públicos, produzam e comercializem bens e serviços à sociedade,
II - É estatal.
III - Visa ao lucro financeiro com os empreendimentos efetivados.
IV - Tem o mesmo sentido das ONGs, mas seu exercício está mais vinculado à coletividade (meio ambiente, questões sociais, doenças etc.).
Assinale a alternativa correta:
C)As afirmativas I e IV estão corretas.
.
Questão 24: No que diz respeito aos conceitos de educação formal, informal e não formal, assinale a alternativa correta:
A)A educação informal está diretamente ligada à intenção do ensino.
B)A educação formal inicia-se com a vivência familiar.
C)A educação informal está vinculada à formação para o trabalho.
D)A educação formal está diretamente vinculada às instituições de ensino.
E)Não se pode estabelecer diferença entre educação formal e não formal.
OK Questão 25: Um bom filme para melhor compreensão e reflexão acerca das diferentes culturas e do choque entre elas é o clássico Dança com lobos, que trata da expansão americana rumo ao oeste e do choque com os índios locais. É interessante notar o quanto a resistência ao desconhecido é parte marcante das nossas personalidades. É interessante também porque mostra um tipo de educação que se dá na apropriação de culturas dos dois modelos que se chocam: a cultura indígena e a cultura do homem da cidade norteamericano.
A explicação dada pelo autor do livro-texto de Tópicos da Atuação Profissional sobre o filme
trata de um tema que deve ser abordado na sala de aula por se referir à necessidade de se respeitar as diferentes culturas. Isso é o que podemos chamar de tema transversal, pois

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.