Buscar

Aula 24-tgp

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Dos pressupostos processuais
Os pressupostos processuais são os requisitos de constituição e desenvolvimento válido e regular do processo, requisitos formais para que o processo possa atingir suas finalidades. Não interessa ao Estado prestar uma tutela que não seja formalmente perfeita, ela deve observar os ditames da lei. Os pressupostos processuais devem se fazer presentes desde o inicio do processo até seu final. 2 tipos de pressupostos processuais:
Pressupostos de constituição do processo (ou pressupostos de existência do processo – professor ítalo discorda dessa denominação): São pressuposto iniciais porque são verificados e verificáveis no inicio da relação processual. Podem ser
Objetivos: São aqueles que dizem respeito ao próprio vinculo que liga os sujeitos à relação processual. 
Subjetivos: São os que dizem respeito aos sujeitos da relação processual.
Pressupostos processuais de desenvolvimento do processo (ou pressuposto de validade do processo): Devem se fazer presentes no curso, no correr do processo. Podem ser
Objetivos: Dizem respeito ao vinculo que liga os sujeitos à relação processual.
Subjetivos: Dizem respeito aos próprios sujeitos da relação processual.
Morfologia do Processo. Processo e procedimento
O Processo no procedimento comum se inicia com a petição inicial do autor direcionado ao juiz, o juiz vai analisar e se tiver em ordem vai proferir um despacho para que o réu se defenda em no máximo 15 dias. O réu se defende e oferece uma petição ao juiz que vai determinar que o autor se manifeste quanto à petição em até 10 dias (réplica). O autor oferece a réplica ao juiz que profere um novo despacho determinando que ambos especifiquem as provas que querem produzir em até 5 dias. Depois disso os autos voltam para o juiz que proferirá uma decisão saneadora, uma vai sanear, limar o processo, resolver as preliminares. Encerrada a fase de colheita de provas, o juiz vai determinar que as partes apresentem suas razões, alegações ou memoriais finais em até 10 dias, depois disso os autos voltam para o juiz que vai ter até 30 dias para dar a sentença; proferida a sentença tem inicio a fase recursal propriamente dita.
Conceito mais estrito de processo: Processo é o conjunto ou complexo de atos processuais que se encadeiam logicamente uns causando outros em direção à entrega definitiva da tutela jurisdicional. Esse conceito parte de uma análise do processo considerando os atos processuais praticados e não da razão de ser processo.
Procedimento: Modo e forma pelos quais os atos processuais são praticados. 
Quanto à forma o procedimento pode ser escrito ou oral: O escrito, na sua formulação mais pura, é aquele em que todos os atos processuais são praticados na forma escrita, (ex: processo comum medieval). No oral, em sua formulação mais pura, é aquele em que todos os atos são praticados sob a forma oral, (ex: processo germânico).
A oralidade é um principio que busca a composição do procedimento oral com o escrito para, somado a alguns princípios de processo, ter mais celeridade (é misto). O processo brasileiro é oral porque prima a oralidade, objetiva a oralidade.
Quanto ao modo, o procedimento pode ser comum, especial e de execução.
Comum: É voltado para o processo de conhecimento. Pode ser procedimento...
Ordinário: Procedimento padrão no processo de conhecimento
Sumário: No processo de conhecimento, em face de alguma peculiaridade reconhecida pelo legislador, se estabeleceu um rito mais célere para a tramitação do feito.
Sumaríssimo: No processo de conhecimento resulta da visão do legislador a respeito do conhecimento de alguma peculiaridade nos atos, que faz com que esse processo deve ter uma tramitação ainda mais célere que aquela prevista no procedimento comum sumário.
Especiais: São de natureza especial previstos no próprio código de processo civil ou em leis próprias, bem como aqueles procedimentos dirigidos aos processos que tramitam originariamente nos tribunais e para os processos cautelares. São exemplos as leis próprias, as ações originárias dos tribunais, CPC, as medidas cautelares ou preventivas.
De execução: Voltado exclusivamente para as ações de execução.

Outros materiais