Buscar

AVALIANDO RESPIRATORIA

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201307644098)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Sobre a avaliação respiratória, marque a alternativa VERDADEIRA.
		
	
	A cianose é caracterizada pela coloração azulada da pele e mucosa das membranas. Geralmente está associada à hipoxemia (cianose central) e à PaO2 inferior à 55 mmHg (cianose periférica). 
	
	Para esclarecer o diagnóstico ou a gravidade da doença é importante que as secreções brônquicas sejam avaliadas, considerando a cor, a consistência e o volume produzido. O odor também deve ser analisado, uma vez que a presença do mesmo pode representar infecção respiratória.
	
	O murmúrio vesicular é audível durante a ausculta pulmonar. Esse som é característico da presença de corpos estranhos (secreção) nas vias aéreas de maior calibre. Podem ser ouvidos tanto na inspiração quanto na expiração. 
	
	A percussão torácica é avaliada por meio da percussão sobre o dedo médio, o qual está disposto paralelamente sobre os espaços intercostais. Na presença de timpanismo suspeita-se de aprisionamento de ar na cavidade pleural, a exemplo do que ocorre no derrame pleural.
	
	A eficácia da tosse está relacionada à sua capacidade de promover elevados fluxos de ar e pressões intratorácicas, possibilitando assim a remoção do muco aderido à parede dos brônquios. Desta forma, um dos principais fatores responsáveis pela sua eficácia é a força gerada pela musculatura respiratória. A medida da PImáx através da manovacuometria é uma medida fidedigna para essa avaliação. 
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201308110293)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	O desconforto respiratório possui diferentes causas que deverão ser consideradas durante a avaliação respiratória. Analise as afirmativas abaixo e assinale a opção correta.
Afirmativas:
I. A trepopnéia é o termo que se refere à dispnéia ao decúbito lateral.
II. O paciente com dispnéia a médios esforços tem melhor prognóstico do que aquele que apresenta dispnéia a grandes esforços.
III. Um indivíduo com escoliose grave dorso lombar poderá apresentar esforço respiratório de causa restritiva e a espirometria evidenciará redução brusca do pico de fluxo máximo expiratório.
IV. Uma doença obstrutiva reflete comprometimento nas vias condutoras de ar e a espirometria evidenciará pico de fluxo expiratório normal.
		
	
	Apenas a afirmativa I está correta.
	
	Todas as alternativas estão corretas.
	
	As afirmativas III e IV estão corretas.
	
	As afirmativas II, III e IV estão corretas.
	
	Todas as alternativas estão incorretas.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201307607517)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	A dispnéia é um sintoma frequente apresentado pelos pacientes com doença pulmonar. É uma sensação subjetiva descrita pelo paciente e certos comportamentos são conhecidos. Assinale a alternativa correta:
		
	
	A platipnéia é a piora da dispnéia em posição de decúbito dorsal, comum nos asmáticos.
	
	A trepopnéia é a piora da dispnéia em postura ortostática.
	
	A ortopnéia é a piora da dispnéia em posição ortostática, comum os pacientes com doença hepática avançada.
	
	A dispnéia paroxística noturna é comum nos asmáticos e acorda o paciente pela piora da dispnéia.
	
	A platipnéia é a piora da dispnéia em decúbito lateral nos pacientes com doença pulmonar unilateral.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201307271774)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Vários instrumentos podem ser encontrados no ambulatório de fisioterapia respiratória. Para fazer treinamento muscular, avaliar e desobstruir o pneumopata pode-se usar, RESPECTIVAMENTE: 
		
	
	Flutter, peak flow e threshold
	
	Peak flow, flutter e threshold
	
	Threshold, peak flow e flutter
	
	Peak flow, threshold e flutter
	
	Threshold, flutter e peak flow
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201307960761)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Qual destes testes não é utilizado para determinar aptidão cardiorrespiratória e capacidade funcional? (exame de especialidade COFFITO - Instituto Quadrix - 2015)
		
	
	Ergoespirometria
	
	Teste de Romberg
	
	Teste de caminhada de 6 minutos
	
	Incremental Shuttle test
	
	Endurance Shuttle test
	1a Questão (Ref.: 201307767278)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Dentre as técnicas de fisioterapia respiratória estão as técnicas desobstrutivas. Elas servem para descolar, deslocar e eliminar as secreções pulmonares patológicas. São vários os recursos que podem ser utilizados pela fisioterapia respiratória para esse fim. Dentre eles está a Oscilação Oral de Alta Frequencia (OOAF). São aparelhos que fazem OOAF:
		
	
	Shaker e Therapep
	
	Shaker e Acapella
	
	Flutter e Peak Flow
	
	Acapella e Ambu
	
	Pflex e Respiron
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201307783844)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Paciente JSD, 77 anos, deu entrada no pronto-socorro do Hospital Geral com história de dor abdominal em faixa, intensa, irradiando para região dorsal, vômitos, icterícia. Ao realizar os exames, o médico clínico de plantão fez o diagnóstico de pancreatite e solicitou o internamento do paciente. Após 24 horas de internação o paciente iniciou um quadro de tosse produtiva, febre, radiografia de tórax com condensações em base direita.Diante desses novos sinais e sintomas, qual o provável diagnóstico do paciente? 
		
	
	Pneumonia Comunitária
	
	Bronquiectasia
	
	Tuberculose Pulmonar
	
	NDA
	
	Pneumonia Nosocomial
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201307691019)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Uma radiografia do tórax mostra os seguintes achados: imagem hipertrasnparente, com aumento dos espaços intercostais e retificação das cúpulas diafragmáticas sem alteração da trama vascular pulmonar. Os achados são compatíveis com:
		
	
	Atelectasia
	
	Pneumotórax
	
	Hiperinsuflação patológica provavelmente por doença obstrutiva
	
	Derrame Pleural
	
	Infiltrado intersticial
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201307654306)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	A dispnéia é um sinal de desconforto respiratório e possui diferentes causas. Analise as afirmativas abaixo e assinale a opção correta. I. A trepopnéia é o termo que se refere à dispnéia ao decúbito lateral. II. O paciente com dispnéia a médios esforços têm melhor prognóstico do que o paciente que apresenta dispnéia aos grandes esforços. III. Uma escoliose grave dorso-lombar reflete um desconforto respiratório de causa restritiva e na espirometria haverá redução brusca do fluxo máximo expiratório. IV. Uma doença obstrututiva reflete comprometimento nas vias condutoras de ar e a espirometria evidenciará reduções volumétricas com fluxos expiratórios normais. 
		
	
	Todas as alternativas estão corretas.
	
	Apenas a I está correta.
	
	Todas as alternativas são falsas.
	
	Apenas a I, II, III estão corretas.
	
	Apenas a III e IV estão corretas.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201307992068)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Qual das alternativas abaixo representa o valor de normalidade da Pi Max.?
		
	
	(-) 150 a (-) 180 cmH20
	
	(-) 80 a (-) 120 cmH20
	
	(-) 100 a (-) 160 cmH20
	
	(-) 45 a (-) 60 cmH20
	
	(-) 25 a (-) 50 cmH20
		
	
	1a Questão (Ref.: 201307122362)
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	Atelectasia é o colapso de um segmento, lobo ou todo o pulmão , alterando a relação ventilação/perfusão, provocando um shunt pulmonar. Os sinais clássicos de uma atelectasia são: deslocamento da traquéia ou mediastino para o lado da atelectasia, elevação do diafragma do lado da atelectasia e alteração da fissura horizontal. Em relação à atelectasia podemos afirmar que: I - Termo usado para conotar ausência de ar ou colapso do tecido pulmonar II - Pode ocorrer por obstrução da via aérea, falta de surfactante e compressão do tecido pulmonar. III - Só acomete pequenasáreas parenquimatosas IV ¿ O uso da PEEP pode favorecer a reversão da atelectasia. 
		
	
	somente a II está correta 
	
	I, II e IV estão corretas 
	
	I e III estão corretas 
	
	I, II e III estão corretas. 
	
	II e III estão corretas 
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201307678548)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Dispnéia ao esforço, diminuição do volume expiratório forçado no primeiro segundo (VEF1), hipercapnia e aumento do diâmetro ântero-posterior do tórax, caracterizam o paciente portador de
		
	
	Pneumotórax.
	
	Atelectasia.
	
	DPOC.
	
	Pneumonia.
	
	Derrame Pleural.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201307994886)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	A percussão torácica é simples, porém importante, recurso da semiologia respiratória. Ela deve ser realizada com a percussão da ponta do dedo sobre a borda ungueal do dedo médio da outra mão. Na percussão torácica (espaço intercostal) é esperado encontrar o som __________, enquanto na percussão da região infradiafragmática direita (fígado) o som __________. Marque a opção que completa respectiva e adequadamente as lacunas acima: 
		
	
	Maciço; maciço 
	
	Claro-pulmonar; maciço 
	
	Claro-pulmonar; timpânico 
	
	Timpânico; claro-pulmonar 
	
	Maciço; claro-pulmonar 
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201307126344)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Na pneumonia estafilocócica podemos encontrar alterações anatômicas e estruturais decorrente a pneumoatocele no parênquima pulmonar, que ocorre por:
		
	
	Perfuração dos alvéolos
	
	Perfuração do ácino
	
	Perfuração dos brônquios
	
	Ação de enzimas nos alvéolos
	
	Deficiência de surfactante pulmonar
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201307678539)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Em relação às manobras desobstrutivas, assinale a opção correta.
		
	
	Na drenagem postural, o brônquio segmentar a ser drenado deve estar em uma posição horizontal em relação à gravidade. 
	
	O uso de pressão positiva expiratória favorece a ventilação colateral e previne o colapso das vias aéreas durante a expiração.
	
	Para que seja eficaz, deve-se fluidificar as secreções, realizar manobras para descolar e deslocar as secreções brônquicas para vias aéreas de menor calibre.
	
	A expiração forçada deve ser evitada porque causa colapso de vias aéreas.
	
	A expansão pulmonar não exerce efeito desobstrutivo.
		
	
	
	 1a Questão (Ref.: 201308003881)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Analise as afirmativas a seguir sobre o aparelho mucociliar da árvore respiratória, clearance e disfunção mucociliar das vias aéreas. I. Transportar partículas é a única função verdadeira do aparelho mucociliar. II. A disfunção mucociliar não se encontra presente na fibrose cística e bronquiectasia. III. As principais complicações do sistema mucociliar são tosse, infecção respiratória e obstrução ao fluxo aéreo. IV. A oscilação oral de alta frequência não constitui terapêutica coadjuvante para o tratamento do aparelho mucociliar. Está correto o que se afirma apenas em:
		
	
	IV, III e I. 
	
	III. 
	
	I e IV.
	
	II e III.
	
	III e I.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201307919880)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Na avaliação respiratória é avaliado a queixa principal do paciente. Esta queixa, muitas vezes está relacionada com as manifestações pulmonares primárias. Assinale a alternativa que não se relaciona com manifestações primárias.
		
	
	Expectoração
	
	Nenhuma das Alternativas
	
	Baqueteamento digital
	
	Dispneia
	
	Tosse
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201307122329)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	A História Natural da Doença é o conjunto de processos interativos que afetam desde o aparecimento da doença até o resultado final. O recurso terapêutico que consiste em fazer com que o paciente realize uma inspiração profunda, fornecendo feedback visual à medida que volumes e fluxos pré-selecionados são atingidos chama-se: 
		
	
	inspiração profunda com apnéia pós-inspiratória 
	
	espirometria de incentivo 
	
	Flutter 
	
	CPAP 
	
	BIPAP 
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201308153655)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	      O estudo da função pulmonar é antigo; o primeiro trabalho notório sobre o assunto foi publicado em Londres, em 1846, por John Hutchinson, um cirurgião inglês. Hutchinson criou uma campânula calibrada, imersa em água, com a finalidade de coletar e medir o volume de ar exalado dos pulmões após plenamente insuflados. Ele estabeleceu o termo capacidade vital (CV), ou seja, a capacidade para viver, porque observou que essa medida era inversamente relacionada à mortalidade. Naquela época a tuberculose era frequente na Europa, e Hutchinson reconheceu que as complicações fibróticas da doença reduziam a CV e levavam à morte precoce, com conclusões semelhantes em pacientes com insuficiência cardíaca congestiva e mineradores. (Fonte: http://www.misodor.com/INTRESPIRATORIO.php). Desta forma, observe o gráfico e assinale a alternativa que corresponde ao intervalo da Capacidade Vital.
		
	
	D
	
	B
	
	E
	
	I
	
	G
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201307678539)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Em relação às manobras desobstrutivas, assinale a opção correta.
		
	
	A expiração forçada deve ser evitada porque causa colapso de vias aéreas.
	
	O uso de pressão positiva expiratória favorece a ventilação colateral e previne o colapso das vias aéreas durante a expiração.
	
	Na drenagem postural, o brônquio segmentar a ser drenado deve estar em uma posição horizontal em relação à gravidade. 
	
	A expansão pulmonar não exerce efeito desobstrutivo.
	
	Para que seja eficaz, deve-se fluidificar as secreções, realizar manobras para descolar e deslocar as secreções brônquicas para vias aéreas de menor calibre.

Continue navegando