Buscar

Fichamento de Texto - Serviço Social UFF

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

­ YAZBEK, Maria Carmelita. O significado sócio histórico da profissão. In Serviço Social: Direitos Sociais e Competências Profissionais. Curso de Especialização à Distância CFESS/ ABEPSS/ 2009. Pág. 1 a 18
p. 1. O objetivo deste texto é apresentar algumas reflexões sobre o Serviço Social enquanto profissão, a partir da compreensão de que o fundamento das profissões é a realidade social. Nesse sentido, o pressuposto inicial desta análise é que a profissão só pode ser entendida no movimento histórico da sociedade. Sociedade que é produto de relações sociais, de ações recíprocas dos homens entre si, no complexo processo de reprodução social da vida.
p. 1. Portanto, buscamos ultrapassar a análise do Serviço Social em si mesmo para situá-lo no contexto de relações sociais mais amplas que o condicionam e lhe atribuem características particulares.
p. 2. O trabalho do assistente social pode produzir resultados concretos nas condições materiais, sociais, políticas e culturais da vida de seus usuários, em seu acesso e usufruto de políticas sociais, programas, serviços, recursos e bens, em seus comportamentos, valores, seu modo de viver e de pensar, suas formas de luta e organização, suas práticas de resistência.
p. 2. O assistente social, portanto, realiza sua intervenção no âmbito de políticas sociais, na esfera pública ou privada. Neste âmbito, desenvolve tanto atividades na abordagem direta da população que procura as instituições e o trabalho do profissional (entrevistas, atendimento de plantão social, visita domiciliar, orientações, encaminhamentos, reuniões, trabalho com indivíduos, famílias, grupos, comunidades, ações de educação e organização popular, etc) como atua na pesquisa, administração, planejamento, supervisão, consultoria e gestão de políticas, programas e projetos na área social.
p. 3. O conservadorismo será, pois, uma marca fundante da emergência do Serviço Social brasileiro e não significa apenas a presença de ideias presentes na herança intelectual do século XIX, mas de ideias que atualizadas se transformaram em bases de manutenção da ordem capitalista.
p. 4. É preciso não esquecer que a profissão, na oportunidade de seu reconhecimento como profissão liberal, ainda mantém fortes traços de sua origem vinculada à Igreja Católica, tais como a valorização de qualidades pessoais, morais, o discurso humanitário, altruísta e desinteressado.
p. 5. Nos anos 60 a profissão questiona seus referenciais e, assumindo as inquietações e insatisfações dessa conjuntura histórica, inicia em toda a América Latina um amplo movimento de renovação em diferentes níveis: teórico, metodológico, técnico/operativo e político.
p. 5. Essas tendências que vão criar para a profissão linhas diferenciadas de pensamento e ação acompanharão o Serviço Social nos anos subsequentes e se conservarão presentes até os anos mais recentes, apesar de suas redefinições e da busca de novos referenciais.
p. 6. É no início dos anos de 1980 que o Serviço Social brasileiro assume o marxismo como referência analítica, tornando hegemônica no Serviço Social no país, a abordagem da profissão como componente da organização da sociedade inserida na dinâmica das relações sociais participando do processo de reprodução dessas relações. (cf. Iamamoto, 1982)
p. 7. É nesse contexto histórico, pós Constituição de 1988 que os profissionais de serviço social, iniciam o processo de ultrapassagem da condição de executores de políticas sociais, para assumir posições de planejamento e gestão dessas políticas em uma conjuntura econômica dramática, dominada pela distância entre minorias abastadas e massas miseráveis. (Yazbek, 2009: 153)
p.7. Não podemos esquecer que, nos marcos da reestruturação dos mecanismos de acumulação do capitalismo globalizado, as décadas de 1980 e de 1990 foram adversas para as políticas sociais e se constituíram em terreno particularmente fértil para o avanço da regressão neoliberal que erodiu as bases dos sistemas de proteção social e redirecionou as intervenções do Estado em relação à questão social.
p. 8. Dessa forma, nesses anos é preciso acrescentar ao longo processo de destituições que moldou um perfil para a questão social brasileira, os efeitos da corrosão das condições de trabalho e a intensificação das múltiplas formas de desigualdade social.
p.9. Na área empresarial, onde crescem as demandas "por perfil", de alcance interdisciplinar, o assistente social vem atuando junto a recursos humanos, planejamento estratégico, qualidade de vida e saúde do trabalhador, prevenção de riscos, além da prestação de serviços e gestão de benefícios sociais.
p.16. É pela prestação de serviços sociais que o assistente social intervém no processo de produção e reprodução de relações sociais que fazem parte do cotidiano de sua população usuária. O assistente social é, portanto, um profissional do setor de serviços. A intervenção do profissional que está voltada para o atendimento de necessidades e direitos dessa população e se dá tanto pela oferta de bens, recursos e serviços como pelo exercício de uma ação sócio educativa.
p.18. Em síntese, os profissionais de Serviço Social, fundamentados em conhecimentos teóricos, técnicos e ético-políticos são capazes de compreender a realidade onde intervêm e os processos geradores da questão social e de suas diferentes manifestações. E, sobretudo, é tarefa da profissão contribuir para que a população tenha acesso a serviços sociais básicos, na perspectiva de efetivação de seus direitos sociais e de cidadania.
�

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais