Buscar

O USO DE MIDIAS E TECNOLOGIAS DIGITAIS

Prévia do material em texto

Universidade Paulista - UNIP
O USO DAS MÍDIAS E TECNOLOGIAS DIGITAIS NO 
ENSINO DA MATEMÁTICA
MANAUS
2018
	
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL
ALUNO: ARMANDO GUEDES RA: D756460
ALUNO: NATANAEL RA:N2809B0
ALUNO: LUIZ SERGIO RA:D64GJF2
ALUNO: CLOVIS GONÇALVES RA:D728FD0
ALUNO: NADISON MAFRA RA:D72GHB9
O USO DAS MÍDIAS E TECNOLOGIAS DIGITAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA
 O Trabalho Acadêmico aqui apresentado é parte dos requisitos necessários para a obtenção de nota (NP1), referente a disciplina de Princípios do Sistema de Informação. Sob a orientação do Professor Ricardo Perez. 
MANAUS
2018
PRINCIPIOS DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO
Aprovado em 06 de Abril de 2018
Banca Aprovadora
_____________________________________________________________________
professor: Ricardo Perez Villanueva
(ORIENTADOR)
RESUMO
O presente trabalho analisa a relação entre tecnologia “Tecnologia é um produto da ciência e da engenharia que envolve um conjunto de instrumentos, métodos e técnicas, que visam a resolução de problemas” e a aprendizagem à disponibilidade e o uso das tecnologias disponíveis, transforma radicalmente a forma de organização social da cultura da aprendizagem e da comunicação. 
As tecnologias tornaram-se ferramentas essenciais para o desenvolvimento individual e coletivo dos seres humanos. Nas últimas décadas, integrar diferentes tecnologias no cotidiano tem proporcionado a criação de outros saberes e outras maneiras de aprender até então impensados. Neste processo, surge a necessidade dos espaços educativos e seus sujeitos adequarem-se emergencialmente a esta realidade tecnológica. Assim, o objetivo deste artigo é promover uma discussão sobre as concepções de uso das tecnologias na disciplina de Matemática a partir dos discursos de licenciando em Matemática para dar maior visibilidade e aplicabilidade desta temática que entremeia a sociedade e os processos de formação inicial da docência. A relevância do uso das diversas tecnologias na educação foi reafirmada nos discursos dos graduandos, visto que inserir as tecnologias nos cursos de licenciatura e buscar estratégias para incorporá-las nos processos pedagógicos é uma emergência para o contínuo desenvolvimento do contexto educativo.
Palavras-chave
Aprendizagem, Método, Tecnologia, Informação e Matemática.
INTRODUÇÃO
Atualmente, considera-se a educação um dos setores mais importantes para o desenvolvimento de uma nação. É através da produção de conhecimentos que um país cresce, aumentando sua renda e a qualidade de vida das pessoas. Embora o Brasil tenha avançado neste campo nas últimas décadas, ainda há muito para ser feito. A escola está tornaram-se locais de grande importância para a ascensão social e muitas famílias tem investido muito. E com o avanço da tecnologia e da comunicação o método de ensino está sendo otimizado.
Nos últimos anos vivenciamos, nas aulas de matemática, uma grande aversão pelos alunos ao conteúdo da disciplina. Os discentes estão desmotivados, acham a matemática muito difícil, complicada, chata e inútil. Essa aversão aliada à típica aula expositiva seguida da repetição de exercícios sem qualquer conexão com a vida real e combinados a conteúdos que exigem domínio de conceitos abstratos fazem com que os mesmos questionem o que estamos estudando agora. O papel da matemática no contexto escolar é permitir um ensino e uma aprendizagem significativa, criativa, contextualizada e que articule os conteúdos às ações. Cabe ao gestor estabelecer metas e gerar possibilidades e ao professor encontrar métodos adequados para cada grau de ensino e aplicar diferentes estratégias para explorar e demonstrar os conteúdos matemáticos.
TITULO
O USO DAS MÍDIAS E TECNOLOGIAS DIGITAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA
2.1 TEMA
Texto, imagem e som, como meio de interação homem maquina, a fim de permitir a aprendizagem da disciplina de matemática para alunos do ensino médio.
OBJETIVOS
2.1 Objetivo Geral
Propor uma ideia com base na pesquisa para facilitar o ensino e a aprendizagem, com base nas informações visando auxiliar o processo de Aprendizagem e do ensino da Matemática. 
 Objetivos Específicos 
Visando atingir o objetivo principal, alguns objetivos específicos são requeridos, entre eles: 
Analisar o panorama atual do ensino em geral.
Desenvolver algumas atribuições para o uso das Mídias através da tecnologia.
Verificar o problema enfrentado pela escola para criar métodos de assimilação do conteúdo programático.
Identificar os incentivos que podem ser realizados para gerar o desejo pelo aprendizado.
Analisar os fatores que geram dificuldades nos alunos para o desenvolvimento da matemática no ensino médio noturno.
JUSTIFICATIVA
Este projeto acadêmico foi proposto pelo professor Ricardo Perez, realizado através de pesquisa e entrevista com o docente Júlio Sergio Palheta licenciado em matemática que ministra aulas na Escola Estadual Antônio Vieira, e falam sobre neste ambiente de ensino, estivemos visualizando e relacionando os problemas enfrentados pelos mesmos para a aplicação de ensino aos alunos do ensino médio. Diante da pesquisa realizada conseguimos relacionar as dificuldades do corpo docente em relação a esta tarefa de transferir o conhecimento, estando abaixo assinadas. Ausência de recursos tecnológicos para aulas mais dinâmicas.
Devido à crise financeira a política pública não tem investido em inclusão digital no que diz respeito a laboratórios de informática.
Os órgãos públicos responsáveis pela educação até o presente momento não tem mostrado interesse e nem elaborado projetos para inclusão digital.
Apesar das limitações o corpo docente tem demonstrado a necessidade de garantir um ensino mais interativo.
 METODOLOGIA
O trabalho será desenvolvido com base um uma pesquisa de campo (exploratória), através de entrevista com o corpo docente, (Professores de Matemática), para debatemos sobre a forma de metodologia aplicada ao ensino apresentado no contexto, e se de alguma forma a tecnologia é usada nesse método. 
TECNOLOGIA NO ESPAÇO ESCOLAR 
As tecnologias digitais no espaço escolar favorecem ao aluno e ao professor uma maior cobertura à informação “o ato de se informar”, e a comunicação “ação de transmitir uma mensagem e receber outra mensagem como resposta” do mundo que conhecimento.
Toda aprendizagem, nos dias de hoje é mediada pelas tecnologias disponíveis. Assim, a predominância de determinadas tecnologias desenvolvidas para garantir ao homem a superação de obstáculos naturais e a sobrevivência com melhor qualidade de vida, necessariamente encaminha as pessoas para novas aprendizagens.
Essas aprendizagens não estão apenas direcionadas para o domínio de determinados conteúdo ou competências específicas. De uma forma ampla e complexa elas determinam os valores, as ações e a visão de mundo de cada pessoa e do grupo social no qual ela vive.
O QUADRO EDUCACIONAL DO PAÍS
O quadro da educação nacional apontam que um terço dos brasileiros frequenta diariamente a escola (professores e alunos). São mais de 2,5 milhões de professores e 53 milhões de estudantes matriculados, (Dados IBGE 2010) em todos os níveis de ensino. Estes números apontam um crescimento no nível de escolaridade do povo brasileiro, fator considerado importante para a melhoria do nível de desenvolvimento de nosso país. Outra notícia importante na área educacional diz respeito ao índice de analfabetismo, mostra uma queda no índice de analfabetismo em nosso país nos últimos dez anos entre 2000 a 2010. Em 2000, o número de analfabetos correspondia a 13,63% da população (15 anos ou mais de idade). Esse índice caiu para 9,6% em 2010 e para 8,3% em 2014 (IBGE 2010). Ou seja,um grande avanço, embora ainda haja muito a ser feito para a erradicação do analfabetismo no Brasil. Outro dado importante mostra que, em 2006, 97% das crianças de sete a quatorze anos frequentavam a escola.
Esta queda no índice de analfabetismo deve-se, principalmente, aos maiores investimentos feitos em educação no Brasil nos últimos anos. Governos municipais, estaduais e federais têm dedicado uma atenção especial a esta área. Programas de bolsa educação têm tirado milhares de crianças do trabalho infantil para ingressarem nos bancos escolares. Programas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) também tem favorecido este avanço educacional. Tudo isto, aliado a políticas de valorização dos professores, principalmente em regiões carentes, tem resultado nos dados positivos.
Outro dado importante é a queda no índice de repetência escolar, que tem diminuído nos últimos anos. A repetência acaba tirando muitos jovens da escola, pois estes desistem. Este quadro tem mudado com reformas no sistema de ensino, que está valorizando cada vez mais o aluno e dando oportunidades de recuperação. As classes de aceleração também estão dando resultados positivos neste sentido. 
MULTIMÍDIA E VÍDEO DIGITAL NA APRENDIZAGEM
A expressa necessidade de um maior envolvimento entre as áreas tecnológica e educacional é cada vez mais evidente. Hoje, a relação educação e tecnologia é presente em quase todos os estudos que analisam o contexto educacional, “Aponta que educação e políticas de ciências e tecnologia, ocupam lugar de centralidade nas decisões políticas em termos de qualificação dos recursos humanos, exigência de novos padrões de desenvolvimento”. (Grinspun 1999)
O espaço educativo escolar deveria ser constituído de ambientes de troca de saberes e construção de reflexões e práticas transformadoras. No entanto, 
Os alunos, muitas vezes, não encontram um ambiente em que possam discutir suas ideias e participar do ato de aprender, mutuamente. Um dos problemas mais debatidos quando se fala em escola e os jovens de hoje é justamente o distanciamento que há entre a cultura escola e a cultura da juventude.
Os conteúdos e conceitos aprendidos em sala de aula muitas vezes não fazem sentido para estes jovens que almejam um futuro que na maioria das vezes não está ligado ou relacionado com o que vê em nas salas de aula, apresentar criatividade e saber explorar as ferramentas disponíveis da escola em que estudam.
A relevância do uso das diversas tecnologias na educação foi reafirmada nos discursos dos graduandos, visto que inserir as tecnologias nos cursos de licenciatura e buscar estratégias para incorporá-las nos processos pedagógicos é uma emergência para o contínuo desenvolvimento do contexto educativo.
O AUXÍLIO DA INFORMÁTICA PARA O APRENDIZADO
O conhecimento em informática é essencial para o sucesso profissional, tendo em vista a importância desta nova tecnologia no mundo atual, em que diversas profissões dependem de seu domínio. O uso do computador de acordo com pesquisadores propicia uma aprendizagem mais efetiva, porque auxiliam aos educandos desenvolver a criatividade e autonomia, além de estimular o trabalho em equipe, a adaptabilidade e a postura empreendedora. Os principais autores pesquisados têm reconhecidamente conceitos formados sobre o tema, e que nortearão o desenvolvimento do trabalho. Getúlio Vargas (1994) comenta que uma vantagem desta prática, em relação ao aprendizado convencional é que permite aos alunos a problematização, experimentação e integração. Tendo como resultado imediato à percepção de que o conhecimento é uma coisa construída por cada um a partir de experiências significativas e não algo que o professor apresenta de forma pronta em sala de aula. 
De acordo com Manuel Carmo (1985) só vale levar a tecnologia para a sala de aula se ela estiver a serviço dos conteúdos. Porque daí nascem as oportunidades de ensino. E afirma que a tecnologia tem um papel importante no desenvolvimento de habilidades para atuar no mundo atual e que computadores, internet, celulares e companhia são fundamentais para aprender mais e melhor.  Já os autores: Vinholes Siqueira (2007); Ubiratan D'Ambrosio (2001) e Apud Pinheiro (2005), tem o conceito, pois ambos afirmam que o mundo atual está a exigir outros conteúdos, naturalmente outras metodologias, para que se atinjam os objetivos maiores de criatividade e cidadania plena. 
Segundo Apud Pinheiro (2005) a História da Matemática é utilizada para que o educando possa compreender como a Matemática ajuda a modelar a realidade por ele vivenciada, entender, analisar e resolver os problemas nela existentes é preciso que ele também possa concebê-la como um conhecimento construído por essa mesma sociedade na qual ele atual. 
O conhecimento em informática é essencial para diversas áreas profissionais e muitas dependem dessa ferramenta para um melhor funcionamento. É importante que as escolas se beneficiem com a inserção dos computadores, isso se dá através da iniciação dos alunos no mundo da informática e assim podem se atualizar para as novas necessidades do mundo atual e um maior conhecimento será adquirido e os professores têm a oportunidade de buscar novas formas de ensino.
Os avanços das tecnologias sempre mudaram os diversos setores da sociedade. O crescimento do número de informações está transformando a vida moderna e no processo de aquisição da leitura não poderia ser diferente. Ainda que os alunos desse período escolar não tenham acumulado grandes experiências no uso das ferramentas de aprendizagem disponíveis na internet a compreensão e produção dos diversos gêneros textuais presentes no entorno social e veiculado no ambiente digital. Com o surgimento das redes sociais e da comunicação através de blogs, dentre outros nasce a necessidade dos alunos adquirirem habilidades e competências, no que diz respeito ao manuseio e ao aprendizado das ferramentas e dos suportes de acesso a informações digitais.
Figura 1 – Sala de Aula. (Fonte: Internet)
As mudanças sociais e o rápido desenvolvimento da tecnologia são fatores que têm atingido à educação, exigindo um novo modelo educacional. Neste paradigma um dos maiores desafios dos professores é se prepararem para serem fluentes no uso das tecnologias computacionais e de comunicação. É incontestável as contribuições da informática e para que a educação avance e ajude os alunos a alcançarem um nível de habilidades necessárias para lidar com este mundo dinâmico. No contexto nacional atual vivenciamos novos momentos de manifestações políticas, pedagógicas e didáticas na educação onde os meios de comunicação e informação tem sido expressivo, abrindo espaços para novas relações e construção coletiva do conhecimento no processo ensino e aprendizagem, onde o uso do computador colabora para aproximar alunos de conteúdo, materiais e informações necessárias a sua formação.
As tecnologias têm transformado o cotidiano de muitas escolas brasileiras. O uso do computador auxiliam aos educandos desenvolver a criatividade e autonomia, além de estimular o trabalho em equipe, a adaptabilidade e a postura empreendedora.  Getúlio Vargas (1994) comenta que uma vantagem desta prática, em relação ao aprendizado convencional é que permite aos alunos a problematização, experimentação e integração. Tendo como resultado imediato à percepção de que o conhecimento é uma coisa construída por cada um a partir de experiências significativas e não algo que o professor apresenta de forma pronta em sala de aula.
Outro ponto, segundo Getúlio Vargas (1994), além de familiarizar os discentes com a tecnologia, o computador favorece a interdisciplinaridade e promove a integração de conceitos de diversas áreas. E só tem sentido na escola como ferramenta de transformação se apresentar uma proposta nova de aprendizado em vez de aulas prontas, pré-planejadas, distantes dos alunos, o computador possibilita o trabalho por projetos atendendo o interesse de cada discente, adaptado à realidade de cada escola. O uso do computador tem transformadoo ambiente escolar, todos os envolvidos no processo pedagógico passam a ter uma nova postura diante do aprendizado. Ao acolhermos esta mudança pedagógica e teórica, passamos a não mais ensinar apenas o que está nos livros, sendo assim a educação deixa de ser de cima para baixo e passa a ser um trabalho construtivo e aberto, estimulando a criatividade, a pesquisa e a autonomia.
Só vale levar a tecnologia para a sala de aula se ela estiver a serviço dos conteúdos. Porque daí nascem as oportunidades de ensino. E afirma que a tecnologia tem um papel importante no desenvolvimento de habilidades para atuar no mundo atual e que computadores, Internet, celulares e companhia são fundamentais para aprender mais e melhor. (Manuel Carmo 1985). 
O computador propõe à escola uma diversificação de suas práticas pedagógicas. “A internet abre uma porta para a renovação pedagógica e leva-nos a refletir sobre as nossas práticas”. (Gama Filho 1986). Questionando-nos também sobre nossas concepções de ensino e aprendizagem. O educador precisa repensar a sua prática na sala de aula como um espaço que não seja fechado e isolado do mundo. Modificando o seu ato de ensinar. Certo que, na internet, no centro do novo dispositivo de formação colaborativa, a partir de novas tecnologias de interação, o formador reorganiza suas competências e suas habilidades.
Portanto, é de grande importância o uso das diversas tecnologias pelos educandos no processo de ensino aprendizagem, pois percebemos a necessidade do domínio das novas tecnologias representadas por ferramentas como o vídeo, o computador e a internet, que permitem que o ensino se torne mais atraente e prazeroso. Sendo assim, “O uso do computador é de grande relevância para o desenvolvimento da aprendizagem conforme esclarece”. ( Abreu e Santos 2011)
A utilização do computador na educação une informação formal e informal, como recurso na aprendizagem, aparenta ser um desafio para os profissionais que não dominam os recursos tecnológico de maneira eficaz. Portanto, ele precisa se recapacitar. Para ser um mediador da aprendizagem, precisamos, além de dominar o conteúdo, priorizar o desenvolvimento de competências, habilidades, valores e atitudes. (ABREU e SANTOS, 2011, p.4)
É importante que o professor auxilie o aluno na solução de problemas e nas dificuldades encontradas. Também vale salientar que as tecnologias, de um modo geral, são relevantes e necessárias para ampliar o potencial humano em todos os seus aspectos e amplitudes. Ao serem empregadas, com finalidade educacional, essas ferramentas multiplicam as possibilidades do educador ensinar e ao mesmo tempo de o aluno aprender. Sendo que os recursos mais utilizados são os audiovisuais (audição e visão,) que têm como finalidade estimular esses dois sentidos para melhorar a captação do conhecimento e também a apreensão de informação. E isso explica uma das importâncias do uso das tecnologias como ferramentas para ensino e aprendizagem.
 Figura 2 – Recurso audiovisual. Fonte: Internet
Na verdade, muitos estudos têm demonstrado que a utilização das novas tecnológicas de informação e comunicação como ferramenta, traz uma enorme contribuição para a prática escolar em qualquer nível de ensino. Essa utilização apresenta múltiplas possibilidades que poderão ser realizadas. (VIEIRA, 2011, p. 30).
Os simples fato de colocar na escola o computador ou televisão não é garantia de que haverá aprendizagem. É necessário que o professor saiba utilizar adequadamente essas tecnologias para que elas possam contribuir na construção do conhecimento para que o processo possa acontecer. Faltam profissionais preparados, espaço físico para instalação e até mesmo a falta dos próprios recursos e procedimentos metodológicos. Por isso, é importante salientar que, o livro didático juntamente com as novas tecnologias utilizadas de forma adequada são mediadores entre o aluno e o conhecimento além de facilitar e efetivar o processo de interação com o meio social.
Portanto, o uso apropriado e correto dos materiais didáticos e dos recursos tecnológicos representará avanço na construção do conhecimento e contribuirá para a aprendizagem de maneira prática e efetiva. Diante do advento das novas tecnologias e da era digital, sobretudo do computador, muito se tem discutido acerca da utilização da informática como recurso metodológico, nas práticas pedagógicas e como ferramenta para a construção do conhecimento.
ENTREVISTA COM DOCENTE

Continue navegando