Buscar

Questionário capítulo 04

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Faça um resumo sobre a formação e a expansão do Reino Carolíngio. Obser​ve atentamente as referências do contexto. 
R: As bases do reino Franco já assumia postura um pouco mais firme em relação aos reinos vizinhos pelo fato de que a composição regional de outras 3 regiões também se diziam francos, então, mesmo com disputas diretas e guerras civis locais, existia uma unidade. O poder e autoridade que Pepino exercia no reino permitiu combater os príncipes insatisfeitos com a maneira que a sucessão fora feita, a partir daí as alianças entre o Rei e a igreja trouxeram base para um poder ainda mais consolidado. Daí surgiu a tradição de que o “imperador” seria legitimado pela sagração da unção divina.
Qual a relevância da aliança com a Igreja para o fortalecimento da Dinastia Carolíngia? 
R: A Aliança inicia por Pepino, o breve, trouxe inúmeras vantagens para ambos os lados, a igreja se beneficiou pelo recebimento de novos territórios para impor sua influência religiosa, a devolução de Roma, e a perspectiva de se mostrar fonte universal do poder cristão. Já o império Carolíngio, ao mesmo passo que a igreja desenvolvia-se, ele mesmo anexava novos territórios e mais riquezas, podendo alinhar-se com a igreja no objetivo maior de revitalizar o império, perdido na prática em 476.
Elabore um quadro em que possam ser visualizadas as principais caracterís​ticas da política carolíngia. 
R: A Administração local era dada aos condados que tinham que obedecer às capitulares do imperador, e caso houvesse excessos, o enviado do mestre seria destacado para investigações. A questão dos juramentos de fidelidade também foram amplamente utilizados uma vez que a aceitação da fidelidade permitia o acúmulo de riquezas na permissão da pilhagem do inimigo.
A estrutura criada, distribuídas entre senhores e a vassalagem e toda a ordem era cumprida sob força da maior máquina administrativa do império, seu exército.
Qual a importância dos juramentos de fidelidade para a manutenção do po​derio político carolíngio?
Os juramentos de fidelidade deram ao “fidelizados” o conceito de que o imperador iria dividir consigo as pilhagens do inimigo, permitindo que a distribuição das riquezas existissem àqueles que ajudassem na vitória das batalhas aumentando seu prestígio e autoridade.

Continue navegando