Buscar

discursiva 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O banco de horas é um acordo de compensação em que as horas excedentes trabalhadas em um dia são compensadas com a correspondente diminuição da jornada em outro dia ou através da obtenção de folga. Ele pode ser aberto, onde o trabalhador pode obter a redução de jornada ou tirar folga em qualquer dia, ou fechado, onde a empresa estabelece previamente o momento em que seus empregados poderão fazer uso do seu banco de horas. 
O banco de horas poderá ser pactuado por meio de acordo individual escrito entre a empresa e o trabalhador ou deve ser ajustado mediante contrato coletivo de trabalho. O artigo 59 da CLT estabelece que as horas extras diárias não podem ser superiores a duas, totalizando 10 horas diárias e devem ser exercidas em até 6 meses após a realização das mesmas. 
Não ocorrendo a compensação das horas, implicará no pagamento apenas do período suprimido com adicional de 50% sobre a hora normal de forma indenizada.
Fontes bibliográficas: http://www.tangerino.com.br/banco-de-horas-ou-horas-extras/, https://extra.globo.com/noticias/economia/reforma-trabalhista-banco-de-horas-podera-ser-negociado-entre-empresa-trabalhador-22057761.html, https://www.metadados.com.br/blog/banco-de-horas-descubra-se-voce-esta-cumprindo-com-legislacao/

Outros materiais