Buscar

Resumo- Assistência Farmacêutica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Prova II- Assistência Farmacêutica
Programação:
Objetivo: disponibilizar produtos na quantidade necessária, em tempo oportuno, contribuindo para a promoção do uso racional. Estabelecer quantidades de produtos a serem adquiridos, listar necessidades compatibilizando com recursos disponíveis e evitar a descontinuidade no abastecimento.
Baseada em: RME, protocolos terapêuticos, conhecimento da rede em que está inserida a unidade ou serviço, conhecimento do tipo e qualidade de serviço, posição atual dos estoques, fatores de influência.
Critérios: Especificar produtos: fármaco, forma farmacêutica, concentração, apresentação e embalagens, disponibilidade orçamentária, avaliação do processo de programação.
Sistema Eficiente: histórico de entrada e saída, nível de estoque, dados de consumo, demanda atendida e não atendida. Manter atualizado o custo do produto, ter estoque de segurança mínimo e máximo, evitar estoque de medicamento em desuso, determinar o custo de falta de cada produto.
Comprometimento: 
Falta de critérios técnicos, deve- se aderir às RMEs, buscar informações verdadeiras, acompanhar o processo ao longo do tempo.
Centralização: deve- se descentralizar para retratar a necessidade local.
Deficiência do Sistema de Informação Gerencial e Epidemiológica: registrar demanda real (atendida e não atendida), avaliar períodos de desabastecimento e de estoque retido.
Despreparo de Recursos Humanos: deve haver treinamentos periódicos, capacietação em diversos níveis para todos os profissionais, incentivo à pró- atividade.
Insuficiência Orçamentária: deve haver aumento do recurso para a saúde, diminuição de gastos desnecessários selecionando tecnologias eficientes.
Etapas:
Definir a Equipe de Trabalho: envolver setores que apresentem interface com assistência farmacêutica, em especial os com influência na decisão de consumo de medicamentos.
Estabelecer Normas e Procedimentos: Definição de metodologia de trabalho, atribuições, responsabilidades e prazos, instrumentos apropriados.
Levantar Dados e Informações: cobrir assistência por nível de atenção à saúde, infraestrutura da equipe de AF, protocolos terapêuticos, custo unitário aproximado de cada tratamento, disponibilidade financeira.
Elaborar a Programação: listar medicamentos necessários, quantificar medicamentos em função de real necessidade, detalhar especificações para compra, calcular custo de programação , definir cronograma de aquisição e recebimento de produtos, adequar as necessidades locais, com base em limites financeiros.
Acompanhar e Avaliar: definir mecanismos de controle para acompanhamento e intervenções.
Tipos de Demanda: Permanente, sazonal, irregular, em desuso e derivada.
Classificação XYZ:
Classe X- Base Criticidade: a falta não acarreta paralisações, nem riscos à segurança do paciente com elevada possibilidade de usar materiais equivalente e grande facilidade de obtenção.
Classe Y: Criticidade Média: faltas podem gerar parada e colocar em risco as pessoas, ambiente e patrimônio da organização. Podem se substituir por outros com relativa facilidade.
Classe Z: Criticidade Alta: imprescindíveis, faltas podem provocar paradas e colocar em risco a segurança do paciente e a organização, não podendo ser substituídos por equivalentes ou esses são de difícil obtenção.
Classificação ABC:
Classe A: 20 % dos itens e 70% dos gastos;
Classe B: 30 % dos itens, 20% dos gastos;
Classe C: 50% dos itens, 10% dos gastos.
Métodos:
Consumo Histórico: Baseado no consumo. Considera demanda real (atendida e não), estoque existente (inventário). Método usado caso haja dados de demanda confiáveis, confiável para estimar consumo futuro. Requisitos: registro de consumo no inventário, determinação de tempo até entrega, estimação de custos. Limitações: inconfiabilidade de dados de consumo pode gerar uso irracional, não reflete prioridades da saúde pública.
Perfil Epidemiológico: Baseado na população, em dados de morbi mortalidade. Considerar dados populacionais, esquemas terapêuticos. Complexo, usado em casos de inexistência de dados de consumo. Útil para emergências e avaliação do consumo histórico, fundamenta melhor necessidade de recursos com caráter preditivo. Requisitos: dados confiáveis de aspectos demográficos, morbidade e mortalidade, oferta de serviços e cobertura. Limitações: dificuldade de obtenção de dados de morbidade, não adesão aos protocolos.
Consumo Ajustado: baseado na extrapolação de taxas de consumo. Considera capacidade instalada e semelhança entre padrão e alvo. Usado na indisponibilidade dos demais métodos e na comparação com outros sistemas de suprimento. Requisitos: dados atuais de aspectos demográficos, morbidade e mortalidade, oferta de serviços e cobertura, consumo de medicamentos per capita. Limitações: comparabilidade questionável entre população, morbidade e práticas assistenciais.
Oferta de Serviços: baseada na oferta de serviços obtém informação sobre produção de serviços. Considera: capacidade instalada, produção de serviços, esquemas terapêuticos. Empregada na inexistência ou precariedade de dados de consumo. Avalia consumo histórico, fundamentando melhor necessidades de recursos. Requisitos: dados confiáveis de serviços oferecidos, diagnósticos frequentes. Limitações: dificuldade de dados de morbidade, não adesão a protocolos estabelecidos, baixa articulação com a programação da oferta de serviços clínicos.
Indicadores:
- Porcentagem do programado em relação ao adquirido- cada programação;
- Porcentagem de Demanda não Atendida- Mensal ;
-Programação efetuada com base em critérios técnicos confiáveis para quantificar necessidades- cada programação;
- Percentagem de Medicamentos não presentes na lista de medicamentos essenciais- cada programação;
- Razão entre orçamento programado e recurso liberado- cada programação;
- Medicamentos Programados referidos pela DCB ou pela DCI: cada programação.
Aquisição
Objetivo: selecionar proposta mais vantajosa a fim de satisfazer uma necessidade. Contribui para o abastecimento de medicamentos em quantidade adequada e qualidade assegurada, ao menor custo possível, apoiando uso racional em área e tempo determinados.
Critérios: seleção de medicamentos, catálogo de materiais com especificações técnicas dos produtos, programação, cadastro e seleção de fornecedores por meio de um sistema de avaliação de desempenho.
Fatores Importantes: Recursos Humanos: responsáveis pela compra de medicamentos, comum haver falhas devido ao descuido com aspectos técnicos. Deve haver amplas comunicação entre farmacêuticos e profissionais da área administrativa.
	Fornecedores: sistema de cadastro de fornecedores, nível nacional: Sicaf, histórico de compras e desempenho de cada fornecedor, com definição de critérios. 
	Sistema de Informações: controle rigoroso de estoque por meio de sistema que gera informações importantes subsidiando a tomada de decisão no processo de compra.
	Domínio de Conhecimentos: técnico, administrativos, legais, econômicos e políticos.
	Recurso Orçamentário e Recurso Financeiro;
	Compras Consolidadas e Ganhos de Escala: comprar qtd maior, menor preço unitário- vantagem fornecedor e solicitante.
	Fornecimento Parcelado: compra maior, fornecimento parcelado com regularidade no abastecimento e possibilidade de ajustar a demanda. Realiza- se um número menor de processos de compra, reduz estoques armazenados reduzindo custos de armazenamento, medicamentos com validade favorável, execução financeira planejada e gradual.
Acompanhamento do Processo de Compra: evita falhas e atrasos. Deve ser feito por meio do registro de cada etapa da compra, desde autorização até recebimento.
	Setor Público: só pode fazer o que a legislação permite- processos burocráticos e rígidos.
	Setor Privado: não pode fazer o que a legislação proíbe- processos mais flexíveis.
	Especificações Técnicas Para entrega de medicamentos: transporte, prazo de validade e lotes, embalagem e acondicionamento, rotulagens e bulas, laudo de análise.
	Julgamento das Propostas: menor preço,melhor técnica: técnica e preço.
Análise e emissão de parecer técnico, ajudicação , homologação, contratação e fornecedores, recebimento e inspeção dos medicamentos adquiridos.
Aquisição do Setor Público: 
Concorrência: acima de 650 mil, tomada de preços: entre 80 mil e 650 mil, convite entre 8 e 80 mil (min 3 convidados), concurso: escolha de trabalho técnico, científico ou artístico (não se aplica à Assistência Farmacêutica). Leilão: alienação de bens (não se aplica à assistência farmacêutica), pregão: qualquer valor em valores decrescentes.
Vantagens do pregão: qualificação do vencedor ocorre após classificação de ganhadores, tem prazo de 8 dias após a publicação do edital, une recursos, agiliza ajudicação.
Dispensa de licitação: compra direta- até 8 mil. Mínimo de 3 orçamentos com fornecedores distintos, aquisição de bens de órgãos ou entidades públicas, emergência, falta de interesse de empresas em licitações anteriores, guerras, perturbação da ordem ou calamidade pública, comprometimento da segurança nacional desde que permitido pela autoridade competente, inexigibilidade de licitação: produtos que só podem ser fornecidos por produtor, empresa ou representante comercial exclusivo (vedada preferência de marca, comprovação da exclusividade

Outros materiais