Buscar

A sociedade como objeto de estudo. 1docx

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A sociedade como objeto de estudo: laços que formam nós
Extração dos importantes: livro didático de fundamentos das ciências sociais, 1° Ed, RJ 2014, Solange Ferreira de Moura. 
Juiz e Parte: respectivamente, aquele que arbitra, aquele que julga e a pessoa que participa do processo como réu ou autor. 
Criacionismo e o Evolucionismo: No primeiro caso, acredita-se que surgiu a partir da intervenção divina; Já no segundo caso, acredita-se que tudo o que há no mundo é fruto de um longo e contínuo processo de evolução. 
Classicamente, esses tipos de conhecimentos foram assim considerados: 
Conhecimento mítico: este tipo de conhecimento busca explicar o mundo a partir de suas entidades- ou seja, forças, energias, criaturas. A função dos mitos é fornecer uma compreensão sobre o mundo, organizá-lo e atribuir-lhe sentido.
Conhecimento religioso: Este tipo de conhecimento se dá a partir da separação das esferas do sagrado e do profano. Para aderir uma religião, é condição fundamental crer ou ter fé nessa explicação. Além disso, é uma parte essencial da crença religiosa a fé no fato de que essa explicação sobrenatural pode proporcionar ao homem uma garantia de salvação, bem como prescrever maneiras ou técnicas de obter e conservar essa garantia, que são os ritos, os sacramentos e as orações. 
Conhecimento filosófico: De modo geral, o conhecimento filosófico pode ser traduzido como amor à sabedoria e à busca do conhecimento. Ela é traduzida em ideologia. E como tal influi diretamente na vida concreta do ser humano, orientando sua atividade prática e intelectual. 
O conhecimento de senso comum: O senso comum ou o conhecimento espontâneo é a compreensão do mundo baseada no aprendizado acumulado de gerações anteriores. Segundo Arruda (2010), esse tipo de conhecimento nasce da tentativa do homem de resolver seus problemas da vida diária. 
O conhecimento científico: É definido como aquele que resulta de investigação metódica, sistemática da realidade. No entanto, trata-se também de uma crença, pois, como sabemos as formulações científicas mudam o tempo todo e podem estar a serviço de interesses políticos, econômicos e sociais.

Continue navegando