Buscar

FENOMENOS DA NATUREZA


Continue navegando


Prévia do material em texto

METODOLOGIA E PRÁTICA DE APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS
FENÔMENOS DA NATUREZA
O trabalho com os fenômenos naturais também é uma excelente oportunidade para
À aprendizagem de alguns procedimentos, como a observação, a comparação e o registro.
O eixo de trabalho denominado Natureza e Sociedade reúnem temas pertinentes ao mundo social e natural. A intenção é que o trabalho ocorra de forma integrada, ao mesmo tempo em que são respeitadas as especialidades das fontes, abordagens e enfoques advindos dos diferentes campos das Ciências Humanas e Naturais.
Em algumas práticas, tem sido priorizado o trabalho que parte da ideia de que a criança só tem condições de pensar sobre aquilo que está próxima a ela e, portanto, que seja materialmente acessível e concreto; e também da ideia de que, para ampliar sua compreensão sobre a vida em sociedade, é necessário graduar os conteúdos de acordo com a complexidade que apresentam.
Interessar-se e demonstrar curiosidade pelo mundo social e natural, formulando perguntas, imaginando soluções, manifestando opiniões próprias e confrontando ideias; 
Estabelecer algumas relações entre o modo de vida característico de seu grupo social e de outros grupos;
O professor deve partir de perguntas interessantes, em lugar de apresentar explicações, considerando os conhecimentos das crianças sobre o assunto;
As crianças também apresentam mais facilidade de aprendizado quando fazem coleta de dados com outras pessoas e/ou têm experiência direta com o meio.
O trabalho com os conhecimentos derivados das Ciências Humanas e Naturais deve ser voltado para a ampliação das experiências das crianças e para a construção de conhecimentos diversificados sobre o meio social e natural. Nesse sentido, refere-se à pluralidade de fenômenos e acontecimentos — físicos, biológicos, geográficos, históricos e culturais —, ao conhecimento da diversidade de formas de explicar e representar o mundo, ao contato com as explicações científicas e à possibilidade de conhecer e construir novas formas de pensar sobre os eventos que as cercam."
O processo de construção dessas noções de tempo se desenvolve na medida em que a criança percebe que alguns fenômenos são alheios à nossa vontade e têm ritmos próprios. E é na interação com outros parceiros mais experientes, como você ou as outras crianças, que os pequenos passam a refletir sobre esses fatos, fenômenos naturais ou situações sociais observadas, para então elaborar ideias sobre eles.
COMO TRABALHAR O CONTEÚDO?
É importante lembrar que o trabalho com os fenômenos naturais deve ir além da mera contemplação ou observação factual
Conhecer a maneira como os pequenos formulam as primeiras explicações para a dinâmica dos astros não é apenas reviver o frescor da visão sem as amarras dos primeiros anos de vida.
Os procedimentos indispensáveis para a aprendizagem das crianças neste eixo de trabalho e que se aplicam a todos os blocos foram abordados de forma destacada. São eles:
• formulação de perguntas;
• participação ativa na resolução de problemas;
• estabelecimento de algumas relações simples na comparação de dados;
• confronto entre suas ideias e as de outras crianças;
• formulação coletiva e individual de conclusões e explicações sobre o tema em questão;
• utilização, com ajuda do professor, de diferentes fontes para buscar informações, como objetos, fotografias, documentários, relatos de pessoas, livros, mapas etc.;
• utilização da observação direta e com uso de instrumentos, como binóculos, lupas, microscópios etc., para obtenção de dados e informações;
• conhecimento de locais que guardam informações, como bibliotecas, museus etc.;
• leitura e interpretação de registros, como desenhos, fotografias e maquetes;
QUAIS OS OBJETIVOS DO CONTEÚDO?
 Orientar, observar, sugerir, experimentar e auxiliar nas comparações são alguns dos procedimentos que favorecem a aprendizagem significativas. Instigar os alunos a conhecer um pouco mais sobre o assunto vão permitir que desenvolvam suas ideias e conceitos criando situações interessantes e significativas, fornecendo informações que permitam a reelaboração e a ampliação dos conhecimentos prévios, fazendo com que estabeleçam relações entre fatos, comparem, juguem deem significados sistematizados.
A organização dos conteúdos em blocos, contemplam as principais dimensões contidas nesse eixo de trabalho oferecendo visibilidade dos diferentes conhecimentos e conteúdos 
 Os conteúdos deverão ser selecionados em função dos seguintes critérios:
• relevância social e vínculo com as práticas sociais significativas;
• grau de significado para a criança;
• possibilidade que oferecem de construção de uma visão de mundo integrada e relacional;
• possibilidade de ampliação do repertório de conhecimentos a respeito do mundo social e natural.
 Propõe-se que os conteúdos sejam trabalhados junto às crianças, prioritariamente, na forma de projetos que integrem diversas dimensões do mundo social e natural, em função da diversidade de escolhas possibilitada por este eixo de trabalho.
O QUE TRABALHAR?
A compreensão de que há uma relação entre os fenômenos naturais e a vida humana é um importante aprendizado para a criança. A partir de questionamentos sobre tais fenômenos, as crianças poderão refletir sobre o funcionamento da natureza, seus ciclos e ritmos de tempo e sobre a relação que o homem estabelece com ela, o que lhes possibilitará, entre outras coisas, ampliar seus conhecimentos, rever e reformular as explicações que possuem sobre ele Perceber a ocorrência de transformações químicas naturais na vida diária:
Observar e opinar sobre exploração dos recursos naturais – consequências positivas e negativas.
Reconhecer e observar as diferentes situações cotidianas relativas a variações de temperatura reconhecer na transformação do meio.
Construção de conhecimentos diversificados sobre o meio social e natural. Nesse sentido, refere-se à pluralidade de fenômenos e acontecimentos — físicos, biológicos, geográficos, históricos e culturais.
Conhecimento da diversidade de formas de explicar e representar o mundo, ao contato com as explicações científicas e à possibilidade de conhecer e construir novas formas de pensar sobre os eventos que as cercam. 
É importante que as crianças tenham contato com diferentes elementos, fenômenos e acontecimentos do mundo, sejam instigadas por questões significativas para observá-los e explicá-los e tenham acesso a modos variados de compreendê-los e representá-los.
RECURSOS PEDAGÓGICOS
Os recursos materiais usados não precisa ser necessariamente materiais didáticos. Construir as informações compartilha os conhecimentos explicar o assunto abordando, para que possam refletir apresentando as versões, as explicações, e as representações do produto da pesquisa.
 É possível montar junto com as crianças um acervo dos materiais obtidos como cartazes, livros, experiência para uma feira de ciências etc. Fornecer fontes de informações de diversos assuntos para que possam recorrer a eles se precisarem ou se interessarem. Apresentar informações divergentes ou complementares na maneira de como explicar o assunto. 
Para melhor compreender a importância da utilização dos recursos didáticos na melhoria da qualidade de ensino relacionamos as seguintes questões:
Descrever os processos, métodos de utilização desses recursos didáticos para eficácia no processo de aprendizado.
Identificar os recursos didáticos que possibilitem a produção, construção e compreensão dos conteúdos estudados.
Analisar a função do papel dos recursos didáticos no desenvolvimento da ação educativa na organização / sistematização de aula.
Identificar e analisar possíveis mudanças obtidas no processo de ensino.
É importante lembrar que nenhum material didático pode, por mais bem elaborado que seja, garantir, por si só a qualidade e a efetividade do processo de ensino e aprendizagem.