Buscar

A Constituição e o Exercício da Servidão

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Curso: Direito
Matéria: Direito Civil III
Professor: Maria Angela
Turma: 4º ANO “B”
Data: 03/10/2017
Aluno: Marcelo Roberto Velho
Conceitue a servidão?
A servidão assegura que o titular ou possuidor de um imóvel possa se utilizar de imóvel de terceiro. É um direito real, que depende da utilidade de gozo de um imóvel sobre outro imóvel, devendo os imóveis pertencer a titulares diferentes.
Quais as características de seu exercício? Explique cada qual.
As características são: a “precariedade” se admitem servidões sobre prédios, a “acessoriedade” não podendo existir sozinhas, a “ambulatoriedade” é quando a servidão acompanha o prédio no caso de sua transmissão, a “indivisibilidade”, não adquire nem se perde por partes sendo indivisível e a “perpetuidade” não se podendo estabelecer uma divisão por tempo determinado.
Explique todos os modos de sua constituição.
A servidão é constituída por variados modos: 1. Declaração negocial expressa de ambos os titulares o do imóvel serviente e do imóvel dominante, devendo ser averbada no registro imobiliário; 2. Testamento de imóvel do titular serviente ao titular dominante, que deve ser averbado no registro imobiliário, averbação tem eficácia declaratória; 3. Usucapião, durante dez anos se contestação judicial do titular do imóvel serviente, da servidão aparente, havendo justo título de boa-fé ou pelo exercício de vinte anos servidão aparente ainda que sem justo título e boa-fé.

Outros materiais