Buscar

apol pegagogia

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Fundamentos e Metodologias Para Aquisição da Linguagem Oral e Escrita
Atente para a seguinte citação: 
“[Por meio] da linguagem, a criança tem acesso, antes mesmo de aprender a falar, a valores, crenças e regras, adquirindo os conhecimentos de sua cultura. À medida que a criança se desenvolve, seu sistema sensorial - incluindo a visão e audição - se torna mais refinado e ela alcança um nível linguístico e cognitivo mais elevado, enquanto seu campo de socialização se estende, principalmente quando ela entra para a escola e tem maior oportunidade de interagir com outras crianças”.
Considerando os conteúdos do texto-base O desenvolvimento da linguagem sobre a aquisição e o desenvolvimento da linguagem, analise as afirmações a seguir:
I. O desenvolvimento da linguagem da criança no curso do primeiro semestre do segundo ano de idade é lento, mas, ao fim desse mesmo ano, uma grande aceleração se registra quanto à aquisição de respostas verbais.
II. Quando a criança pequena começa a falar as primeiras palavras, ela utiliza primeiramente os verbos, depois os substantivos e adjetivos.
III. As primeiras palavras ditas pela criança pequena têm valor de sentença.
IV. Nos primeiros dois meses de vida, os nenês emitem todos os sons da linguagem humana. 
Agora, marque a alternativa que contém as afirmações corretas:
	
	A
	Somente III e IV estão corretas.
	
	B
	Somente II e III estão corretas.
	
	C
	Somente II e IV estão corretas.
	
	D
	Somente I, II e IV estão corretas.
	
	E
	Somente I, III e IV estão corretas.
Questão 2/5 - Fundamentos e Metodologias Para Aquisição da Linguagem Oral e Escrita
Leia o excerto de texto a seguir: 
2)“[A] justaposição de palavras não implica relação semântica entre elas. Essas relações semânticas tendem a aparecer com o tempo, quando as combinações de palavras aumentarem. A primeira relação a aparecer é a de modificador-modificado (mais biscoito) e a de agente-ação (cachorro come). Essa relação semântica (algumas vezes chamada de relação temática) aparentemente começa no estágio de duas palavras”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: APOSO, Renato; VAZ, Francine. Aquisição da linguagem. Mestrado de informática aplicada à educação. GINAPE, Núcleo de Computação Eletrônica, UFRJ, 2002. <http://www.nce.ufrj.br/ginape/publicacoes/trabalhos/t_2002/t_2002_renato_aposo_e_francine_vaz/aquisicao.htm>. Acesso em 11 jul. 2017.
Levando em conta os conteúdos do texto-base O desenvolvimento da linguagem sobre a aquisição e o desenvolvimento da linguagem, analise as afirmações que seguem:
I. No período das relações, a criança faz somente a justaposição das frases. Mais tarde, irá utilizar a subordinação.
II. Em todas as partes do mundo, as primeiras palavras abrangem formas semelhantes: labiais e dentais, unidas a vogais, com reduplicação, como mamá, naná, tatá. E, por influência dos adultos, designam, por exemplo, os pais, o alimento.
III. O desenvolvimento da função denominativa se dá quando a criança exprime suas vontades e desejos por meio das palavras reduplicadas, como mamá, naná, papá.
IV. A criança inicia a fase “dos porquês” com um ano de idade.
Está correto apenas o que se afirma em:
	
	A
	I e II
	
	B
	II e IV
	
	C
	I, II e III
	
	D
	I, II e IV
	
	E
	I, III e IV
São mais complexas as operações psicológicas das estruturas da linguagem, quando a criança consegue ter a ideia de planejar, prever, comparar e deduzir. Conforme Rego [...], ‘ao aprender a usar a linguagem para planejar uma ação futura, a criança consegue ir além das experiências imediatas’”.
LEANDRO, Hugo a. T.; ARANTES, Taís T.; GOMES, Nataniel dos S. O processo de aquisição da linguagem oral e escrita: Um olhar sob a perspectiva pedagógica. Revista Ave Palavra - UNEMAT, Alto Araguaia, n. 15, jul. 2013. p. 7. <http://www2.unemat.br/avepalavra/EDICOES/15/artigos/turacanataniel.pdf>. Acesso em 04 jul. 2017.
Tomando por referência os conteúdos do texto-base O desenvolvimento da linguagem sobre o uso e as funções da linguagem, analise as afirmações a seguir: 
I. Na função da linguagem, é possível distinguir os seguintes usos: afetivo, lúdico, prático, representativo e dialético.
II. No desenvolvimento da linguagem da criança, vê-se que o uso afetivo é o mais primitivo, precedendo o uso lúdico, e este último precede o uso prático; o uso representativo se elabora a partir do uso prático, enquanto o dialético é o último a se manifestar.
III. Na linguagem constituída do adulto, o uso dialético predomina, enquanto o uso afetivo, aos poucos, com a maturidade, desaparece.
IV. Os usos da linguagem pertencem a níveis diferentes de evolução e, por isso, no adulto, não coexistem, pois há condições variáveis na fala de cada indivíduo.
Agora, assinale a alternativa que apresenta as afirmações corretas:
	
	A
	Somente I, II e III estão corretas.
	
	B
	Somente II e III estão corretas.
	
	C
	Somente III e IV estão corretas.
	
	D
	Somente I e II estão corretas.
	
	E
	Somente II e IV estão corretas.
Questão 4/5 - Fundamentos e Metodologias Para Aquisição da Linguagem Oral e Escrita
Considere o excerto de texto a seguir: 
“[Para os gerativistas, a] gramática universal pressupõe que os sujeitos falantes são aptos para desenvolver a gramática de uma língua porque todas as línguas têm um sistema numérico e que eles têm a capacidade de memória, ou seja, a produção de vários enunciados de acordo com o conhecimento adquirido ao longo da interação com outros sujeitos falantes”.
 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BATISTA, Marília C.; DAMACENO, Narciza; ALARCÓN, Yeris G. L. Competência e Desempenho: Armadilhas da comunicação? Revista Desempenho, Programa de Pós-graduação em linguística aplicada da Universidade de Brasília, n. 16, 2011. <periodicos.unb.br/index.php/rd/article/download/16396/11676>. Acesso em: 05 jul. 2017. p. 3-4.
 
De acordo com os conteúdos do texto-base O desenvolvimento da linguagem sobre competência e desempenho em relação à linguagem, analise as afirmativas a seguir:
 
Ter competência linguística é dominar as regras gramaticais de uma língua subjacentes em todos os falantes nativos de qualquer língua humana.
As regras da gramática estão internalizadas na cabeça do locutor e fornecem a base para a sua compreensão nas relações linguísticas.
III. É possível avaliar a competência de uma criança pequena quando ela começa a falar as primeiras palavras, pois, nessa fase, ela pode formular julgamentos gramaticais, já que domina a sua língua-mãe.
 
Está correto apenas o que se afirma em:
 
	
	A
	I e III
	
	B
	II e III
	
	C
	I e II
	
	D
	I
	
	E
	II
Questão 5/5 - Fundamentos e Metodologias Para Aquisição da Linguagem Oral e Escrita
Atente para a citação a seguir: 
“[Piaget] descreve como as discussões entre crianças dão origem às primeiras manifestações de reflexão lógica. Algo semelhante acontece, julgamos, quando a criança começa a conversar consigo própria, como se estivesse a falar com outrem. Quando as circunstâncias a obrigam a deter-se para pensar, o mais certo é começar a pensar em voz alta. O discurso egocêntrico, dissociado do discurso social geral, acaba com o tempo por conduzir ao discurso interior que serve simultaneamente o pensamento autístico e o pensamento lógico”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MORES, Ridendo C. Pensamento e linguagem: Levy Semionovich Vygotsky. EbooksBrasil. <http://www.ebooksbrasil.org/adobeebook/vigo.pdf>. Acesso em 03 jul. 2017. p. 24,25. 
Levando em conta os conteúdos do texto-base O desenvolvimento da linguagem sobre o pensamento e a linguagem, analise as afirmativas a seguir:
I. Pensamos por meio de símbolos, símbolos que constituem conceitos, utilizando aqueles que são familiares e adequados a cada situação.
II. Pensamos sempre por meio de palavras, já que este é um instrumento preciosona intercomunicação.
III. A criança, durante muito tempo, fala sempre em voz alta, acompanhando as palavras de ações apropriadas, porque sua percepção é inferior nos seus primeiros anos, e dificilmente ela conseguiria distinguir o que pensa do que percebe e do que faz, visto que os seus conceitos estão ligados ao que ela faz aos objetos e ao que os objetos produzem nela.
IV. Graças à linguagem, a criança é capaz de evocar situações passadas, libertando-se das fronteiras do espaço próximo e presente nas quais permanece prisioneira, enquanto mergulhada na pura etapa sensório-motora.
Agora, marque a alternativa que contém as afirmativas corretas:
	
	A
	Somente I e II estão corretas.
	
	B
	Somente I, III e IV estão corretas.
	
	C
	Somente III e IV estão corretas.
	
	D
	Somente I e IV estão corretas.
	
	E
	Somente II, III e IV estão corretas.
	
	
	
	
	
Questão 1/5 - Educação Permanente 
Leia o trecho a seguir:
“De acordo com Canário (1999), seria através da Andragogia, considerada por Knowles como a ‘nova arte da formação’, que se tornaria possível acabar com a forma de educar os adultos como se fossem crianças, deixando de lado o modelo pedagógico, consolidado na forma escolar tradicional. O modelo andragógico surge então associado a uma contradição do modelo pedagógico”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/formacao_acao/2semestre2016/fa_deja_anexo2.pdf>. Acesso em: 31 jul. 2017. 
De acordo com o texto-base Pedagogia e Andragogia na construção da educação de jovens e adultos, marque a alternativa que expressa corretamente o conceito de Andragogia:
	
	A
	Ciência que se ocupa da aprendizagem de crianças e adultos contemplando estudos sobre as melhores metodologias de se efetivar o ensino para esses sujeitos.
	
	B
	Arte ou ciência que se ocupa da orientação das crianças no processo de ensino e aprendizagem, unindo os princípios vindos da Pedagogia e valorizando o conteudismo.
	
	C
	Arte ou ciência que se ocupa da orientação de adultos no processo ensino e aprendizagem, rompendo com padrões vindos da Pedagogia e valorizando a experiência.
	
	D
	Ciência que parte do princípio que o processo de ensino e aprendizagem é único, seja direcionado para adultos ou crianças, focando no conteúdo e na disciplina.
	
	E
	Um modelo de educação que se restringe a compreender como o adulto aprende, desconsiderando sua experiência enquanto sujeito histórico.
	
	
	
	
	
Questão 2/5 - Educação Permanente 
Leia o fragmento de texto a seguir:
“A andragogia busca compreender o adulto considerando os aspectos psicológicos, biológicos e sociais. A andragogia difere da pedagogia se comparada aos modelos pedagógicos conservadores. No entanto, alguns pressupostos da andragogia são semelhantes aos de modelos pedagógicos transformadores”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.infoescola.com/educacao/andragogia/. Acesso em: 02 ago. 2017. 
De acordo com os conteúdos do texto-base Pedagogia e Andragogia na construção da educação de jovens e adultos sobre os princípios que norteiam o modelo Andragógico no processo de ensino e aprendizagem de adultos, assinale a alternativa que contempla, corretamente, os princípios elencados pelo autor do texto:
	
	A
	Lentidão para aprender; Orientação para a aprendizagem; Conhecimento prévio; Necessidades de estudar e Motivação.
	
	B
	Motivação; Papel das experiências; Autoconceito do aprendiz e Metacognição.
	
	C
	Autoconceito do aprendiz; Prontidão para aprender; Orientação para a aprendizagem; Papel das experiências; Necessidades de saber e Motivação.
	
	D
	Orientação para a aprendizagem; Papel dos orientadores; Necessidades de decorar e Fixação.
	
	E
	Conhecimento prévio; Necessidades de estudar; Motivação; Metacognição e Aprendizagem lúdica.
	
	
	
	
	
Questão 3/5 - Educação Permanente 
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Apesar das novas características do trabalho se colocarem apenas como tendência no mundo da produção, os empresários são unânimes em reclamar da escola uma ‘revolução cognitiva’. A ‘produtividade da escola improdutiva’ deixa de ser natural para em seu lugar surgir uma escola das ‘competências’, mais coerente com os pressupostos de funcionamento das novas tecnologias de produção”.. 
Levando em consideração o trecho dado e os conteúdos abordados no texto-base A relação da educação profissional e tecnológica com a universalização da educação básica em relação à concepção de educação defendida pelo autor do texto para a universalização da educação básica e a formação técnica profissional e de efetiva qualidade, para o mundo trabalho, assinale a alternativa que apresenta a definição correta:
	
	A
	Defende uma educação básica pautada na concepção da politécnica ou da tecnologia universal, em que a formação profissional proporcionará o avanço nas forças produtivas  e na viabilização da emancipação da classe trabalhadora.
	
	B
	Defende uma educação conteudista e pragmática pautada em concepção tecnicista, na qual a formação tem como objetivo apenas proporcionar apenas a empregabilidade.
	
	C
	Defende uma educação que articule conhecimento, cultura, tecnologia e trabalho como um direito de todos e condição de efetiva cidadania e democracia, a partir de uma concepção tecnicista de educação. 
	
	D
	Defende uma educação não dualista, pragmática e um intenso investimento em ciência e tecnologia como condição básica na efetivação da universalização da educação básica.
	
	E
	Defende uma educação para mercado do trabalho, restrita e desarticulada, que forma o cidadão produtivo, como forma de garantir a empregabilidade por meio da pedagogia das competências.
	
	
	
	
	
Questão 4/5 - Educação Permanente 
Leia o extrato de texto a seguir:
“A andragogia é, portanto, a arte e a ciência de ajudar os adultos a aprender, por oposição à pedagogia como arte e ciência de ensinar às crianças. A andragogia baseia-se noutros pressupostos de aprendizagem e de ação com os adultos. Portanto, é necessário um salto qualitativo no momento de estudar, compreender e praticar a educação de adultos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: OSORIO, A. Educação Permanente e Educação de Adultos. Lisboa: Horizontes Pedagógicos, 2003. p. 93.
Considerando o texto dado e os conteúdos abordados no texto-base Pedagogia e Andragogia na construção da educação de jovens e adultos sobre o professor e as práticas pedagógicas no contexto da EJA em um modelo andragógico, analise as afirmativas que seguem:
I. A prática no contexto da EJA requer um olhar diferenciado do professor em relação à sala de aula regular na aquisição de habilidades e competências.
II. No trabalho com os conteúdos, as práticas precisam valorizar e dialogar com os saberes dos alunos, ensinando-os conteúdos de forma significativa.
III. O aluno da EJA tem facilidade em utilizar o conhecimento adquirido ao longo da vida como forma de apreender novos saberes com maior facilidade.
IV.O professor precisa realizar uma prática que respeite seus alunos, buscando evitar situações que gerem constrangimentos. 
São corretas apenas as afirmativas:
	
	A
	I, II e III
	
	B
	I, III e IV
	
	C
	I e III
	
	D
	I, II e IV
	
	E
	I e II
Questão 5/5 - Educação Permanente
“No Brasil, o neoliberalismo começa sua penetração no Governo Fernando Collor de Mello através de duas áreas bastante delimitadas: no Estado e na economia [...] A nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB 9.394/96 aprovada no Congresso Nacional se constituiu em importante tentativa de conciliação das finalidades da educação brasileira. Não obstante à grande mobilização política da sociedade em torno da criação de uma escola pública democrática de qualidade e de acesso amplo e irrestrito ao conhecimento,seu resultado ainda parece incerto e indefinido. Existe uma distância entre a lei e a realidade, que, ao que tudo indica, ainda não foi superada”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.histedbr.fe.unicamp.br/revista/edicoes/21/art16_21.pdf>. Acesso em: 01 ago. 2017. 
Levando em consideração o trecho acima e os conteúdos abordados no texto-base A relação da educação profissional e tecnológica com a universalização da educação básica sobre o projeto de nação, no contexto da década de 1990 sob a égide do neoliberalismo e globalização, e sua repercussão no campo da educação, assinale a alternativa que apresenta a definição correta:
	
	A
	Vigorou um governo que adotou a ideologia neoliberal como regime político-econômico, promulgando a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (9.394/1996) e o Plano Nacional de Educação.
	
	B
	Privilegiou-se a pedagogia das competências face as necessidades do mundo de trabalho, que preconizava a empregabilidade e o cidadão crítico e emancipado.
	
	C
	As políticas educacionais da década de 1990 sob o ideário neoliberal promoveu a efetiva universalização da educação básica.
	
	D
	A concepção de educação “omnilateral do ser humano historicamente situado” ganhou espaço  na política de formação profissional.
	
	E
	Os cursos profissionalizantes prezavam por uma base científica, técnica e de cultura humana mais geral preparando-os para o exercício autônomo da cidadania.

Continue navegando