Buscar

Saúde Ocupacional Evolução Histórica (Parte 2)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

SAÚDE OCUPACIONAL: EVOLUÇÃO HISTÓRICA
4 – A GLOBALIZAÇÃO:
Atualmente, em plena época da globalização, embora algumas empresas tenham implantado e desenvolvido com sucesso as normas de segurança e medicina do trabalho, o índice de doenças e de acidentes ainda é altíssimo e aviltante.
A invenção e utilização das máquinas no mundo do trabalho, ao invés de visar à redução dos esforços físicos, tiveram o escopo de potencializar o modo de produção capitalista. O avanço tecnológico e econômico desumanizou a economia. O maquinário, as exigências de aumento de produção, o vertiginoso crescimento tecnológico, a automação, a informatização e, especialmente, o advento do processo de globalização da economia implicam em desemprego para milhares de trabalhadores e, via de consequência, ao contrário do que se aspirava, em crescimento do índice de pobreza mundial e também em aumento do número de desempregados que se veem obrigados a trabalhar no mercado informal, sem qualquer amparo das normas protetivas trabalhistas, inclusive das normas de segurança e medicina do trabalho, tornando-se vítimas de doenças e acidentes profissionais sem amparo do seguro social. O desemprego e a insegurança na área social inviabilizam o pleno exercício do trabalho, segundo os ditames sócio jurídicos.
Assim, o problema atual do mercado e meio ambiente do trabalho agravou-se com o modo de produção neoliberal transnacional – a globalização. Esse fenômeno da globalização é um verdadeiro paradoxo. Enquanto estimula o empresariado na busca dos certificados, tendo em vista a competitividade do mercado, também empurra os trabalhadores para a informalidade, destituindo-os de seus direitos trabalhistas básicos. Dá-se início a uma flexibilização selvagem, que compreende a desregulamentação ou derrogação de normas de proteção ao trabalhador, afrontando direitos duramente conquistados. 
Algumas das novas facetas do contrato de trabalho impregnado pelas ideias neoliberais de flexibilização possuem características extremamente extenuantes e, por conseguinte, são causas mediatas de doenças e acidentes laborais. Nessa mesma linha de raciocínio, muitos autores têm chamado a atenção sobre a influência negativa da globalização no aumento das doenças e dos acidentes do trabalho e a consequente ausência de amparo ao trabalhador vitimado, que não está acobertado pelo seguro social, devido à informalidade de sua mão-de-obra.
De qualquer forma, apesar das inúmeras mudanças ao longo da história, ainda hoje o tema “doenças e acidentes de trabalho” é mais conhecido pela busca de sua reparação civil ou previdenciária do que pela sua consequência desastrosa e violadora do bem mais precioso: a dignidade humana. Dessa maneira, a tão relevante questão da saúde e segurança no trabalho precisa ser cada vez mais discutida e aperfeiçoada, no sentido de garantir ao trabalhador sua saúde e dignidade.

Outros materiais