Buscar

apol 1,2,3

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Direito Tributário
O contexto das exceções ao princípio da anterioridade tem como lastro argumentativo os mesmos que norteiam as mitigações ao primado da legalidade. Machado (2004, p. 105) assevera:
“[...] justificam-se pela necessidade de utilização do tributo com função extrafiscal em situações nas quais se exige providência imediata, que certamente não pode ficar para o ano seguinte, e ainda pela necessidade urgente de atendimento de gastos imprevistos. Os impostos que em razão de serem utilizados com função extrafiscal não se submetem ao princípio da anterioridade são os mesmos que, por idêntica razão, podem ter suas alíquotas alteradas por ato do Poder Executivo. A respeito deles vale, portanto, também no que diz respeito à cobrança imediata de aumentos no curso do exercício, o que se disse a respeito das elevações de alíquotas por ato do Executivo.”
No que se refere às exceções, analise as sentenças abaixo e, após, assinale a alternativa que apresenta os itens corretos.
I. Impostos que recaem sobre importação de produtos estrangeiros (art. 153, I, da CF/1988)
II.Exportação de produtos nacionais ou nacionalizados (art. 153, II, da CF/1988)
III. Produtos industrializados (art. 153, IV, da CF/1988)
IV. Operações de crédito, câmbio e seguro, ou relativas a títulos ou a valores mobiliados (art. 153, V, da CF/1988)
Nota: 20.0
	
	A
	Apenas a sentença I está correta.
	
	B
	Apenas a sentença II está correta.
	
	C
	Apenas as sentenças II e III e IV estão corretas.
	
	D
	Todas as sentenças estão corretas.
Você acertou!
De acordo com Silva (2012, p. 61), as exceções são: impostos que recaem sobre importação de produtos estrangeiros (art. 153, I, da CF/1988); exportação de produtos nacionais ou nacionalizados (art. 153, II, da CF/1988); produtos industrializados (art. 153, IV, da CF/1988); operações de crédito, câmbio e seguro, ou relativas a títulos ou a valores mobiliados (art. 153, V, da CF/1988).
Questão 2/5 - Metodologia da Pesquisa em Administração
Sabemos que na busca por novos conhecimentos importante se faz a utilização de tecnologias de comunicação e informação. 
Assinale a alternativa que explica por que, nos dias de hoje, as habilidades para a busca e o uso da informação para a produção de novos conhecimentos são tão necessárias.
Nota: 20.0
	
	A
	Porque os acontecimentos científicos, não se constituem em novas descobertas mas a cópia de autores já consagrados para se atingir a excelência científica.
	
	B
	Porque a ciência só se desenvolve se novos conhecimentos surgirem ou forem aperfeiçoados.
Você acertou!
A Ciência evolui e se desenvolve quando os conhecimentos anteriores são aperfeiçoados e reinventados, a partir de novas informações e novas descobertas.
 
	
	C
	Porque não se consegue mais chegar a grandes descobertas, então tudo o que se conseguir, por meio das informações será bem-vindo.
	
	D
	Porque a Ciência só se desenvolve quando utilizamos novas informações.
Questão 3/5 - Direito Tributário
A Lei nº 10.666, de 8 de maio de 2003 (Brasil, 2003b), art. 10, alterou a forma de cálculo do SAT, instituindo mediante o FAP nova metodologia no cálculo da contribuição. A forma pela qual ocorreu essa regulamentação gerou muita polêmica no meio empresarial, sobretudo porque, na maioria dos casos, trouxe substancial aumento da carga tributária.
De acordo com o contexto abordado, assinale a alternativa que descreve como ocorreu essa regulamentação.
Nota: 20.0
	
	A
	Pretendeu-se aumentar o cálculo da contribuição na apuração da alíquota incidente sobre a folha de salários em empresas com acidentes de trabalho mais graves e em maior número, ao passo que beneficiaria aquelas que apresentassem índices menores de acidentes de trabalho e de menor ofensa.
Você acertou!
De acordo com Silva (2012, p. 73), pretendeu-se aumentar o cálculo da contribuição na apuração da alíquota incidente sobre a folha de salários em empresas com acidentes de trabalho mais graves e em maior número, ao passo que beneficiaria aquelas que apresentassem índices menores de acidentes de trabalho e de menor ofensa.
	
	B
	Pretendeu-se diminuir o cálculo da contribuição na apuração da alíquota incidente sobre a folha de salários em empresas com acidentes de trabalho mais graves e em maior número, ao passo que beneficiaria aquelas que apresentassem índices menores de acidentes de trabalho e de menor ofensa.
	
	C
	Pretendeu-se diminuir o cálculo da contribuição na apuração da alíquota incidente sobre a folha de salários em empresas com acidentes de trabalho menos graves e em maior número, ao passo que beneficiaria aquelas que apresentassem índices maiores de acidentes de trabalho e de menor ofensa.
	
	D
	Pretendeu-se aumentar o cálculo da contribuição na apuração da alíquota incidente sobre a folha de salários em empresas com acidentes de trabalho menos graves e em menor número, ao passo que beneficiaria aquelas que apresentassem índices menores de acidentes de trabalho e de maior ofensa.
Questão 4/5 - Direito Tributário
Para Hugo de Brito Machado (2002, p. 88), citado por Silva (2012, p. 50), a redação do art. 97 do CTN nada mais é do que a “explicitação do princípio da legalidade, afastando qualquer dúvida que ainda pudesse existir”. O autor ainda afirma:
“Criar tributo é estabelecer todos os elementos essenciais. [...] Não basta que na lei esteja dito que o tributo fica criado. Na lei devem estar todos os elementos necessários a que se possa identificar a situação de fato capaz de criar a obrigação tributária e, diante de tal situação, pode determinar o valor atribuído correspondente.” (MACHADO, 2002, p. 88)
Sendo assim, tal princípio, sem a menor dúvida, desautoriza qualquer cobrança sem a estrita obediência, pois dele decorre a conclusão de que inexiste lastro legal, tampouco constitucional, à eventual tributação que preserve para tal mandamento. Essa deve ser a interpretação conjunta de quais princípios? Analise as proposições a seguir e, após, assinale a alternativa que responde corretamente à questão.
Nota: 20.0
	
	A
	Princípios da legalidade e da tipicidade
Você acertou!
Segundo Machado (2002, p. 88), citado por Silva (2012, p. 50), essa deve ser a interpretação conjunta dos princípios da legalidade e da tipicidade, os quais se entrelaçam formando um exegético feixe de limitação ao poder estatal de tributar.
	
	B
	Princípios da alíquota
	
	C
	Princípios da lei ordinária
	
	D
	Princípios do administrativo tributário
Questão 5/5 - Metodologia da Pesquisa em Administração
A pesquisa científica constitui-se em um procedimento sistematizado para a obtenção de respostas ao problema levantado. Para que a pesquisa seja desenvolvida é preciso aplicar métodos e técnicas. 
Assinale a alternativa que apresenta o que caracteriza o método de pesquisa.
Nota: 0.0
	
	A
	É um conjunto de regras básicas para desenvolver uma experiência a fim de produzir novo conhecimento.
Método científico é o conjunto de processos ou operações mentais que se deve empregar na investigação para a descoberta de novos conhecimentos. É a linha de raciocínio adotada no processo de pesquisa. Os principais métodos de abordagem que fornecem as bases lógicas à investigação são: dedutivo, indutivo, hipotético-dedutivo e dialético.
	
	B
	É o procedimento ou o conjunto de procedimentos que têm como objetivo obter um determinado resultado.
	
	C
	São os procedimentos operacionais que servem de mediação prática para a realização das pesquisas.
	
	D
	Conjunto de preceitos ou processos de que se serve uma ciência.
Questão 1/5 - Direito Tributário
Muito embora o pedágio faça parte do sistema tributário nacional, por estar inserido no artigo da CF/1988, citado anteriormente, não se encaixa em nenhuma figura tributária específica e, por isso, goza dessa particularidade. A classificação quadripartida, já tratada, tem como espécies tributárias: os impostos, as taxas, as contribuiçõese os empréstimos compulsórios, havendo divergência no que toca à contribuição de melhoria entre uma divisão e outra. Por outro lado, não é porque não se ajusta a nenhuma espécie tributária que não poderá ser classificado como tal.
 
De acordo com o contexto abordado, analise as afirmativas a seguir em relação ao pedágio e assinale a correta.
Nota: 20.0
	
	A
	Não pode ser imposto, pois referida exigência tem como característica a vinculação de sua receita, o que efetivamente acontece com a cobrança do pedágio.
	
	B
	Não pode ser tipificado como taxa, visto que se trata de um serviço público decorrente do exercício do poder de polícia, que está mais para disciplinar a liberdade das pessoas.
	
	C
	Não se trata de contribuição porque não tem feições de contribuição de intervenção no domínio econômico, seguridade social de categorias sociais e profissionais pelas finalidades inerentes a que foram criadas.
Você acertou!
De acordo com Silva (2012, p. 179), o pedágio não tem característica tributária porque não pode ser imposto, pois referida exigência tem como característica a não vinculação de sua receita, o que efetivamente acontece com a cobrança do pedágio. Não pode ser tipificado como taxa, visto que não se trata de um serviço público decorrente do exercício do poder de polícia, que está mais para disciplinar a liberdade das pessoas. Não se trata de contribuição porque não tem feições de contribuição de intervenção no domínio econômico, seguridade social de categorias sociais e profissionais pelas finalidades inerentes a que foram criadas. Não pode ser empréstimo compulsório porque os motivos de sua instituição não são aqueles preconizados no art. 148 da Carta Republicana.
	
	D
	Não pode ser empréstimo compulsório porque os motivos de sua instituição são aqueles preconizados no art. 148 da Carta Republicana.
Questão 2/5 - Direito Tributário
Já a intervenção do domínio econômico (a que está ligada uma das contribuições do art. 149), com vistas a construir uma sociedade livre, justa e solidária, garantir o desenvolvimento nacional, erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais, promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação, apresenta-se como um direito fundamental de __________ geração.
 
Assinale a alternativa que contém o item que completa corretamente a lacuna do trecho apresentado.
Nota: 20.0
	
	A
	primeira
	
	B
	segunda
	
	C
	terceira
Você acertou!
De acordo com Silva (2012, p. 129), já a intervenção do domínio econômico (a que está ligada uma das contribuições do art. 149), com vistas a construir uma sociedade livre, justa e solidária, garantir o desenvolvimento nacional, erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais, promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação, apresenta-se como um direito fundamental de terceira geração.
	
	D
	quarta
Questão 3/5 - Metodologia da Pesquisa em Administração
Toda pesquisa requer que o pesquisador faça a revisão de literatura. Assinale a alternativa que apresenta qual é a finalidade da revisão de literatura.
Nota: 0.0
	
	A
	Ela possibilita avaliar a inviabilidade do tema, do ponto de vista teórico. Por ela se pode efetuar um levantamento – dentro de uma linha histórica, desde o passado até a atualidade – do conhecimento já estabelecido e existente sobre o assunto/tema da pesquisa. O seu ponto falho é não fundamentar o estabelecimento de hipóteses por parte do pesquisador.
 
 
 
	
	B
	Ela possibilita avaliar a viabilidade do tema, do ponto de vista teórico. Por ela se pode efetuar um levantamento – dentro de uma linha histórica, desde o passado até a atualidade – do conhecimento já estabelecido e existente sobre o assunto/tema da pesquisa. Ela também fundamenta o estabelecimento de hipóteses por parte do pesquisador, e finalmente, fornece credibilidade à pesquisa (desde que sejam usadas fontes e bases de dados científicas).
Ela possibilita avaliar a viabilidade do tema, do ponto de vista teórico. Por ela se pode efetuar um levantamento - dentro de uma linha histórica, desde o passado até atualidade – do conhecimento já estabelecido e existente sobre o assunto/tema da pesquisa. Ela também fundamenta o estabelecimento de hipóteses por parte do pesquisador, e finalmente, fornece credibilidade à pesquisa (desde que sejam usadas fontes e bases de dados científicas).
	
	C
	Apesar de não possibilitar avaliar a viabilidade do tema, do ponto de vista teórico, ela fundamenta o estabelecimento de hipóteses por parte do pesquisador, e finalmente, fornece credibilidade à pesquisa (desde que sejam usadas fontes e bases de dados científicas).
	
	D
	Apesar de não possibilitar avaliar a viabilidade do tema, do ponto de vista teórico, por ela se pode efetuar um levantamento – dentro de uma linha histórica, desde o passado até a atualidade – do conhecimento já estabelecido e existente sobre o assunto/tema da pesquisa. Ela também fundamenta o estabelecimento de hipóteses por parte do pesquisador, e finalmente, fornece credibilidade à pesquisa (desde que sejam usadas fontes e bases de dados científicas).
Questão 4/5 - Metodologia da Pesquisa em Administração
O trabalho científico apresenta elementos denominados pré-textuais, textuais e pós-textuais. Assinale a alternativa que apresenta o elemento pré-textual obrigatório em trabalho acadêmico e/ou TCC.
Nota: 20.0
	
	A
	Agradecimentos.
	
	B
	Sumário.
Você acertou!
o sumário é um elemento obrigatório em qualquer trabalho científico, com exceção do Artigo Científico.
	
	C
	Epígrafe.
	
	D
	Dedicatória.
Questão 5/5 - Direito Tributário
Considere as seguintes contribuições:
 
FUNTEL – Fundo para Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações
Contribuição ao SEBRAE
Contribuição ao INCRA
 
Assinale a alternativa que classifica corretamente as contribuições apresentadas.
Nota: 20.0
	
	A
	Contribuições de interesse das categorias profissionais ou econômicas
	
	B
	Contribuições de intervenção no domínio econômico
Você acertou!
De acordo com Silva (2012, p. 146), as contribuições citadas são contribuições de intervenção no domínio econômico.
	
	C
	Contribuições de melhoria
	
	D
	Contribuições sociais de seguridade social
Questão 1/5 - Direito Tributário
Considere os impostos abaixo:
 
IR – Imposto sobre Renda e Proventos de Qualquer Natureza
IPI – Imposto sobre Produtos Industrializados
 
Assinale a alternativa que indica a(s) competência(s) correta(s) destes impostos.
Nota: 20.0
	
	A
	Competência estadual
	
	B
	Competência municipal
	
	C
	Competências estadual e municipal
	
	D
	Competência federal
Você acertou!
De acordo com Silva (2012, p. 131), os impostos listados, conforme CF/1988, são de competência federal.
Questão 2/5 - Metodologia da Pesquisa em Administração
O resumo constitui um item imprescindível para uma pesquisa científica, deve ser elaborado tanto para um artigo científico quanto para uma monografia. 
Assinale a alternativa que apresenta o tipo de resumo que faz parte da estrutura de trabalhos acadêmicos.
Nota: 20.0
	
	A
	Resumo crítico.
	
	B
	Resumo indicativo.
	
	C
	Resumo informativo.
Você acertou!
Resumo informativo: possui uma estrutura mais rígida no que diz respeito à forma de apresentação e ao conteúdo. Tem o objetivo de informar ao leitor as finalidades, metodologia, resultados e conclusões do documento.
	
	D
	Resumo simples.
Questão 3/5 - Direito Tributário
O STF, como guardião da Carta Cidadã, teve a oportunidade de decidir sobre os tipos de contribuição. Desse modo, por influência jurisprudencial dessa Corte Suprema, para a disciplina de Legislação Tributária foi utilizada esta classificação, muito embora existam doutrinadores externando opiniões diversas sobreo tema, quando, por vezes, utilizam outros métodos de investigação para promover a devida classificação dos tributos. Retomando a escolha da corrente doutrinária classificatória quadripartida, convém, portanto, melhor esmiuçá-la, aproveitando o voto do então ministro do STF, Carlos Velloso, quando decidiu no Recurso Extraordinário nº 138.284/CE, de 1º de julho de 1992:
 
As diversas espécies tributárias, determinadas pela hipótese de incidência ou pelo fato gerador da respectiva obrigação, são as seguintes: os impostos, as taxas, as contribuições e os empréstimos compulsórios. As contribuições podem ser classificadas como de melhoria, parafiscais e especiais.
 
De acordo com o contexto abordado, assinale a alternativa que indica corretamente quais são as contribuições especiais.
Nota: 0.0
	
	A
	De intervenção no domínio econômico, corporativas
De acordo com Silva (2012, p. 128), as contribuições especiais são de intervenção no domínio econômico e corporativas.
	
	B
	De intervenção no domínio econômico, de seguridade social, outras de seguridade social, sociais gerais
	
	C
	Sociais, corporativas
	
	D
	Sociais, de seguridade social, outras de seguridade social, sociais gerais
Questão 4/5 - Direito Tributário
Sem dúvidas, há tributos que, em razão de suas particularidades inatas: afetação, intervenção, destino e finalidade, possuem tratamento constitucional diferenciado. Logo, se existem exações que estão a receber tratamento tributário diverso pela vontade do legislador constitucional, devem ter a sua classificação distinta das demais espécies. Baseando-se no capítulo 4 do livro--base da disciplina, o qual discorre sobre classificação dos tributos e sobre a classificação de acordo com a Constituição Federal de 1988, assinale a alternativa que completa corretamente o trecho abaixo.
 
A Constituição não procedeu, pois, a uma classificação, mas a uma tipologia de tributos, definindo uns por características atinentes à estrutura (_________I___________), outros por características ligadas à função (_________II__________), outros por traços referentes simultaneamente a um ou a outro dos citados aspectos (__________III__________) e outros ainda por aspectos de regime jurídico alheios, quer à estrutura, quer à função, como é o caso dos empréstimos compulsórios.
Nota: 20.0
	
	A
	I – contribuições / II – impostos, taxas / III – contribuição de melhoria
	
	B
	I – impostos, taxas / II – contribuições / III – contribuição de melhoria
Você acertou!
De acordo com Silva (2012, p. 126), a Constituição não procedeu, pois, a uma classificação, mas a uma tipologia de tributos, definindo uns por características atinentes à estrutura (impostos, taxas), outros por características ligadas à função (contribuições), outros por traços referentes simultaneamente a um ou a outro dos citados aspectos (contribuições de melhoria) e outros ainda por aspectos de regime jurídico alheios, quer à estrutura, quer à função, como é o caso dos empréstimos compulsórios.
	
	C
	I – contribuição de melhoria / II – impostos, taxas / III – contribuições
	
	D
	I – impostos, taxas / II – contribuição de melhoria / III – contribuições
Questão 5/5 - Direito Tributário
Então, sendo uma verdadeira espécie tributária autônoma, além dos preceitos inerentes ao que chamamos de “regime jurídico-constitucional-tributário mínimo”, as contribuições sujeitar-se-ão a peculiaridades, regras e princípios (anterioridade nonagésimal, necessária destinação do produto da arrecadação, não partilha de receitas com estados, DF e municípios etc.), ou seja, há um “regime jurídico-constitucional tributário específico”. Além de terem um regime específico, como ressaltado, há previsão constitucional, precisamente no art. 195, § 4º, de que poderá haver criação de nova contribuição para garantir a manutenção ou a expansão da seguridade social, desde que observada a redação do art. 154, I, da CF/1988, isto é, seja instituída mediante lei complementar. Após acirrada discussão sobre o sentido da remissão feita pelo § 4º do art. 195 ao inciso I do art. 154 da CF, a matéria restou pacificada pelo Supremo Tribunal Federal, que deixou claros os requisitos para instituição de novas contribuições de seguridade social residuais.
 
Analise as proposições abaixo enquanto possíveis requisitos:
 
I. Exigência de lei complementar
II. Não cumulatividade
III. Fato gerador e base de cálculo distintos das contribuições de seguridade já previstas no art. 195 (incisos I a IV)
 
Assinale a alternativa que apresenta corretamente quais das proposições apresentadas compõem os requisitos assumidos pelo Supremo Tribunal Federal.
Nota: 20.0
	
	A
	Apenas a proposição I
	
	B
	Apenas a proposição II
	
	C
	Apenas a proposição III
	
	D
	Todas as proposições
Você acertou!
De acordo com Silva (2012, p. 130), após acirrada discussão sobre o sentido da remissão feita pelo § 4º do art. 195 ao inciso I do art. 154 da CF, a matéria restou pacificada pelo Supremo Tribunal Federal, que deixou claros os requisitos para instituição de novas contribuições de seguridade social residuais: 1) Exigência de lei complementar; 2) Não cumulatividade; 3) Fato gerador e base de cálculo distintos das contribuições de seguridade já previstas no art. 195 (incisos I a IV).

Continue navegando