Buscar

Ribossomos, Mitocôndrias e Retículo Endoplasmático

Prévia do material em texto

RIBOSSOMOS
 O que são:
 Os ribossomos são pequenas granulações presentes no citoplasma da célula e também na parte superficial do retículo endoplasmático, formando o retículo endoplasmático rugoso (granular).
 Origem e composição:
 Os ribossomos são formados a partir das células procarióticas e eucarióticas do núcleo celular. É composto por diversas proteínas e também pelo flagelo Ribossomático. Os ribossomos são ricos em ácido ribonucleico.
 Quando atuam no processo de síntese celular, os ribossomos ficam juntos ao filamento de RNA, formando os Polissomos.
 Sua função:
 Uma das principais funções dos ribossomos, que é a síntese proteica, é realizada por eles através da união de aminoácidos. Ribossomos livres sintetizam proteínas que atuam no líquido citoplasmático ou no interior do núcleo e das Mitocondrias.
 Ribossomos presos ao retículo produzem tanto as proteínas que compõem as estruturas celulares como as proteínas que foram “escondidas” pela célula. Essas estruturas permanecem próximas do filamento do ácido ribonucleico, o RNA, mensageiro, formando através de uma síntese celular os polissomos. E os polissomos nada mais são do que vários ribossomos reunidos produzindo diversas proteínas ao mesmo tempo. Tudo isso é comandado pelo o famoso DNA.
 Em quais células se encontram:
 Os ribossomos são organelas encontradas em todos os tipos celulares. Eles atuam na célula realizando a síntese de proteínas. Eles podem ser encontrados no interior de cloroplastos e mitocôndrias, livres no citoplasma, realizando síntese de proteínas que serão ali utilizadas ou então podem estar associadas ao retículo endoplasmático, formando o retículo endoplasmático rugoso. Nesse último caso, as proteínas por eles produzidas são transportadas para o meio extracelular.
 No citoplasma da célula, é possível observar que, muitas vezes, os ribossomos livres formam grupos unidos por moléculas de RNA mensageiro. Esse grupo de ribossomos, que atua na realização da síntese proteica, é conhecido como polirribossomos ou polissomos.
 MITCÔNDRIA
 O que é:
 As mitocôndrias são organelas capazes de se autoduplicar e possuem DNA próprio, que se apresenta como filamentos duplos e circulares e é muito semelhante ao das bactérias. Essas organelas também apresentam RNA (mensageiro, ribossomal e transportador) e ribossomos pequenos. Vale frisar que o genoma mitocondrial codifica por genes localizados no núcleo da célula.
 Sua função:
 As mitocôndrias estão relacionadas com a produção de energia para a célula, um processo conhecido como respiração celular. Nessas organelas ocorrem algumas etapas desse importante processo, que garante a oxidação de moléculas orgânicas e a produção de moléculas de ATP (adenosina trifosfato).
 Em quais células se encontram:
 As mitocôndrias são organelas celulares encontradas exclusivamente nas células eucariontes. É nelas que ocorre a respiração celular, um processo em que moléculas orgânicas são utilizadas na fabricação de adenosina trifosfato (ATP), que é a principal fonte de energia das células.
 RETÍCULO ENDOPLASMÁTICO
 O que é:
 O retículo endoplasmático é uma organela que está relacionada com a síntese de moléculas orgânicas. Existem 2 tipos de retículo: o liso e o rugoso, que tem forma e funções diferentes.
 O rugoso é associado aos ribossomos e a síntese de proteínas, enquanto o liso produz os lipídios. Os retículos são estruturas membranosas compostas de sacos achatados e localizados no citosol da célula.

Continue navegando