Buscar

Estudo dirigido Princípios do Processo e Requisitos da Jurisdição

Prévia do material em texto

UNIFFEM - UEDI – TGPI – 3 período – Profa. Andréa Alves de Almeida – Exercício individual 
1. Indique, utilizando a numeração correspondente, qual princípio do processo ou requisito da jurisdição as proposições de lei abaixo se relacionam. 
OBS 1: Deve-se priorizar o princípio ou requisito que está diretamente relacionado.
OBS 2: Poderá haver mais de uma proposição para o mesmo princípio ou requisito.
Imparcialidade do juízo.
Requisito da inércia.
Requisito da inafastabilidade.
Requisito da inevitabilidade.
Requisito do juízo natural.
Requisito da autopersuasão racional do juiz.
Requisito da motivação das decisões judiciais.
Requisito do duplo grau de jurisdição.
Requisito da indelegabilidade.
Requisito da aderência ao território.
Princípio da instrumentalidade das formas e dos atos processuais
Princípio da publicidade.
Princípio da lealdade processual.
Princípio da economia processual.
Princípio da oralidade.
Princípio da isonomia.
Princípio da contraditório.
Princípio da ampla defesa.
_____ “Computar-se-á em quádruplo o prazo para contestar e em dobro para recorrer quando a parte for a Fazenda Pública ou Ministério Público”.
_____ “Qualquer das partes ou órgão do Ministério Público poderá representar ao Presidente do Tribunal de Justiça contra o juiz que excedeu os prazos previstos em lei. Distribuída a representação ao órgão competente, instaurar-seá procedimento para apuração da responsabilidade. O relator, conforme as circunstâncias, poderá avocar os autos em que ocorreu excesso de prazo, designando outro juiz para decidir a causa.”
______ “É defeso ao juiz exercer as suas funções no processo contencioso ou voluntário: que conheceu em primeiro grau de jurisdição, tendo-lhe proferido sentença ou decisão”
______ “São deveres das partes e de todos aqueles que de qualquer forma participam do processo: cumprir com exatidão os provimentos mandamentais e não criar embaraços à efetivação de provimentos judiciais, de natureza antecipatória ou final.”
______ “Caberá ao juiz, de ofício ou a requerimento da parte, determinar as provas necessárias à instrução do processo.”
______ “Quando a lei prescrever determinada forma, sem cominação de nulidade, o juiz considerará válido o ato se, realizado de outro modo, lhe alcançar a finalidade.”
______ “não haverá juízo ou tribunal de exceção.”
______ “Todos os processos estão sujeitos a registro, devendo ser distribuídos onde houver mais de um juiz ou mais de um escrivão.”
______ “A todos no âmbito judicial e administrativo, são assegurados a razoável duração do processo e os meios que garantam a celeridade de sua tramitação”. 
______ “É defeso às partes e seus advogados empregar expressões injuriosas nos escritos apresentados no processo, cabendo ao juiz, mandar riscá-las.”
_______ “O juiz decidirá a lide nos limites em que foi proposta, sendo-lhe defeso conhecer de questões, não sucitadas, a cujo respeito a lei exige a iniciativa da parte.”
2. Explique em que consiste o princípio jurídico no Estado Democrático de Direito.
3. Distinguir isonomia em sentido processual e isonomia em sentido material. Explique ainda em que consiste a simétrica paridade para a teoria neoinstitucionalista.
4. Na democracia, o contraditório deverá ser exercido por meio da intersubjetividade? Explique
5. Qual direito é necessário para se exercer a ampla defesa? Explique.
6. O que é necessário para que os atos processuais praticados oralmente não prejudiquem o exercício do contraditório e do direito ao recurso? Explique. 
7. Qual a finalidade do princípio da publicidade dos atos processuais?
8. O princípio da lealdade processual decorre de qual princípio institutivo do processo? Explique.
9. Em que consiste o princípio da instrumentalidade das formas e dos atos processuais?
10. Na sistemática processual civil brasileira acolhe o adágio latino iura novit curia (ao juiz cabe dizer o direito e a parte, os fatos)? Explique.
2

Continue navegando