Buscar

pcc de tópicos em invertebrados

Prévia do material em texto

LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
TRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR
TÓPICOS EM INVERTEBRADOS
MARIA JOSÉ DA SILVA CABRAL RA: 1528933
POLO UNIP INTERATIVA JUINA – MT
2016
Assunto: Filo Annelida
Atividade: confecção de maquete
Principais características do organismo da minhoca
As minhocas contribuem muito para o meio Ambiente, surgiram há mais de 500 milhões de anos em nosso planeta e chega á ter 5.000 espécies em todo o mundo.
As minhocas são anelídeas, ou seja, apresenta o corpo alongado e segmentado, essa segmentação é permitida devido à minhoca ser um animal invertebrado (não possui esqueleto, ossos em seu corpo), e possui ao longo do seu corpo alguns anéis que facilita a sua locomoção e o modo que como vive de baixo do solo. Os anéis possuem músculos que facilitam a locomoção, por esse motivo a minhoca alonga certa parte do corpo, enquanto isso a outra parte do corpo encurta. As minhocas são hermafroditas, possui ovários e testículos, mas não reproduz sozinha é preciso a presencia de outra para a troca de espermatozoides isso é chamado de fecundação cruzada, na cópula os dois animais se unem pelo clitelo que produz bastante muco fazendo a troca de esperma, logo após se separam e cada um produz um casulo cheio de ovos que é depositado no chão e alguns dias nascem às novas minhocas.
As minhocas tem o sistema digestivo completo que inicia na boca e termina no ânus, na sua porção anterior possui o papo em seguida uma moela que tritura os alimentos e segue ao intestino até o ânus.
O sistema circulatório é fechado com grandes vasos sanguíneos muito finos, é o mesmo tipo de circulação dos vertebrados o sangue é vermelho por causa da hemoglobina. Esses animais possuem vários corações embora sendo corações falsos, desenvolve a mesma função. 
REFERÊNCIAS:
Revista, Google. Disponível 
Em:<WWW.colegioweb.com.br/biologia/importancia-da-minhoca-para-o-meio-ambiente.html >acesso em 22 de fevereiro de 2016.
Revista, Google. Disponível
Em:<HTTP://pt.wikipedia.org/wiki/minhoca> acesso em 22 de fevereiro de 2016.

Continue navegando