Buscar

PREVENÇÃO DO COLO DE ÚTERO

Prévia do material em texto

CÂNCER DE COLO DE ÚTERO
O câncer de colo uterino é um crescimento maligno que ocorre na extremidade inferior do colo do útero. Agente etiológico é o HPV, a mulher adquire este vírus no início da vida sexual. No qual, se diagnosticado precocemente ele pode ser tratado antes de atingir o câncer, seus sintomas vão depender da fase que o tumor se encontra; desde a dor no ato sexual, anormalidade na menstruação, corrimento anormal, perda de peso entre outros.
 	O câncer de colo do útero é um dos cânceres mais comumente diagnosticados nas mulheres. Fatores de risco incluem início sexual precoce, sem proteção, muitos parceiros sexuais e verrugas genitais (infecção pelo HPV - papiloma vírus humano). 
As mudanças celulares iniciais são assintomáticos, porém posteriormente pode haver sangramento vaginal anormal. Entretanto, as mudanças celulares são detectáveis em estágio inicial, pré-canceroso, de forma que esta condição pode ser tratada e sua disseminação prevenida. Vários graus de alteração celular (displasia) podem ser observados em um esfregaço cervical de rotina (exame papanicolau), muito tempo antes de células se tornarem cancerosas. Avaliação médica regular é uma medida preventiva de vital importância. Os estados pré-cancerosos são conhecidos como neoplasia intraepitelial cervical (NIC) e variam desde a normalidade leve (NIC1), moderada (NIC2) até a severa (NIC3). Células NIC 1 possuem potencial para retornarem ao normal, enquanto as NIC 2 e 3 podem progredir para o câncer se deixadas sem tratamento. Estados pré-cancerosos são mais comumente encontrado em mulheres abaixo de 35 anos e, devido ao seu desenvolvimento lento durante muitos anos até chegar à condição de câncer cervical exuberante. O câncer de colo de útero é mais comum em mulheres pertencentes ao grupo etário mais avançado. 
HPV
O Vírus do papiloma humano, é um vírus que se transmite através do contato de pele com pele, portanto, é considerado uma doença sexualmente transmissível com uma pessoa infectada.
São estimado, que existem mais de 200 tipos de HPV, mas somente 150 foram identificados, dentre eles 14 são precursores de câncer, como o câncer de colo de útero. 
Métodos de prevenção
A prevenção pode ser realizada através do exame Papanicolau, Imunização e proteção do no ato sexual.
Epidemiologia
É o terceiro tumor mais frequente na população feminina, atrás do câncer de mama e do colorretal, e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. Prova de que o país avançou na sua capacidade de realizar diagnóstico precoce é que na década de 1990, 70% dos casos diagnosticados eram da doença invasiva. Ou seja: o estágio mais agressivo da doença. Atualmente 44% dos casos são de lesão precursora do câncer, chamada in situ. Esse tipo de lesão é localizada.  
Estimativas de novos casos: 16.370 (2018 - INCA)
Número de mortes: 5.430 (2013 - SIM)
REFERÊNCIAS
PARKER, Steve. O livro do corpo humano. 2ª Ed., Ciranda Cultural, 2014.
INCA. Disponível em: http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/tiposdecancer/site/home/colo_utero/prevencao

Continue navegando